Vinhos da Borgonha: sabor e sofisticação em uma bebida única!

Vinhos da Borgonha

Os vinhos da Borgonha são os mais conhecidos do mundo, por conta da sua qualidade, a vinícola também estabeleceu o padrão para a produção de Pinot Noir e Chardonnay. Devido a este fator, é que este vinho é considerado um dos mais caros e colecionáveis.

Estes são também, os mais evocativos do mercado mundial, as diferenças entre a região da Borgonha e as demais vinícolas, são mapeadas e estudadas há séculos.

O que são?

Os vinhos da Borgonha são muito mais do que o ápice do Pinot Noir e do Chardonnay, esta é uma região famosa por produzir vinhos brancos, através da casta Aligoté, é importante saber que, Bourgogne Aligoté, é um AOC, no entanto, estes vinhos não correspondem a uma grande parte do total.

Por outro lado, ainda podemos encontrar ótimos vinhos Aligoté, na fabricação dos tintos, a uva Pinot Noir é predominante na paisagem da região, todavia, na Beaujolais, que fica na parte sul da Borgonha, nesse sentido, a região possui boa quantidade de Gamay.

Abaixo, listamos alguns exemplos de vinhos dessa região, que os amantes de vinhos podem comprar pela internet.

Vinho 4 Saisons Petit Chablis 2022

É um vinho francês, que é assinado por Domaine des Quatre Saisons, sua produção ocorre em vinhedos próprios na região Bourgogne, suas principais características são:

  • Coloração amarela límpida;
  • Reflexos dourados e prateados; 
  • Aromas frutados, notas florais e toques de mel.

Este é um vinho que deve ser mantido em temperatura de serviço de 8 a 10° C, pode harmonizar perfeitamente com carne de porco, aves e peixes, a uva utilizada na vinificação é a Chardonnay.

Vinho Domaine Gueguen Chablis 2020

Neste rótulo, podemos encontrar a tradição da vinícola Chablis, este vinho é famoso por ser o melhor vinho da Borgonha. Por sua vez, a uva utilizada na vinificação é a Chardonnay, estas, entretanto, são as uvas mais velhas, com mais de 40 anos de idade.

É um vinho que deve ser armazenado em temperatura de serviço entre 10° a 12° C, na harmonização, podemos escolher peixes, frutos do mar e saladas.

Onde surgiram?

A Borgonha é famosa por ser conhecida como a terra de Pinot Noir, estes vinhos são mundialmente famosos devido aos monges de Cîteaux, sua fama se espalhou após o início do século XII, para aprender em profundidade a região, é necessário estudar sobre as suas 114 apelações.

As razões históricas possuem uma complexidade impressionante, por isso, conhecer a região não é tão simples nem para os enólogos mais experientes, no entanto, podemos perceber que é uma região cheia de encantos.

Onde surgiram - vinhos da Borgonha

Depois de iniciar a ocupação romana, entre 121 a.C, é que o cultivo finalmente se iniciou, todavia, o avanço desse cultivo ocorreu no século VI, ainda assim, nesta época, surgiram muitos monastérios, estes monastérios conseguiram ter um grande destaque com a técnica da vinificação.

Dessa forma, a busca pela excelência só foi possível graças a construção do Château du Clos de Vougeot, pelos monges. Devido ao perfeccionismo dos discípulos do Bernardo, as plantas foram estudadas nos mínimos detalhes, para escolher inclusive o local correto para o cultivo.

Principais tipos de vinhos da Borgonha

A França é reconhecida por ser uma região totalmente orientada pelo Terroir, esta, no entanto, é uma região que possui cerca de 400 tipos de solo, destinadas para o cultivo das uvas, para conhecer os tipos de vinhos desta região, devemos entender que a Borgonha tem classificações com foco na geografia.

É importante entender que, as classificações podem oscilar de acordo com a qualidade do vinho, por exemplo, Grand crus, Premier crus, se referem às aldeias e as denominações regionais, abaixo, apresentaremos alguns exemplos de vinhos da Borgonha, confira:

Vinhos Grand Cru

São fabricados por um número limitado de vinhedos, estes, entretanto, pertencem à região da Côte d’Or. Os vinhos Cru representam cerca de 2% da produção a 35 hl/ha, sua produção acontece na adega, o processo de envelhecimento acontece entre 5 a 7 anos.

As denominações mais conhecidas para este vinho são Corton ou Montrachet, no rótulo do vinho é possível encontrar o termo Grand Cru. 

Vinhos Premier Cru

O processo de vinificação ocorre em vinhedos específicos, por outro lado, estes também são considerados de alta qualidade, dessa forma, devemos destacar que, os Grand Cru são os mais bem vistos da França, esta categoria de vinhos, então, representa um total de 12% da produção em 45 hl/ha.

O envelhecimento costuma ocorrer num período de 3 a 5 anos, no seu rótulo encontramos o status Premier Cru. 

Vinhos de denominação de aldeia – vinhos da Borgonha

Os vinhos da Borgonha recebem esta denominação, por conta dos vinhos de locais de vinhedos, onde há um limite de 42 aldeias. também podem ser de um vinhedo individual que ainda não é classificado, da mesma maneira, devemos orientar que, os vinhos dessas aldeias possuem características e qualidades específicas.

Tipos de vinhos da Borgonha – parte 2

Há outras denominações de vinhos desta região, veja quais são elas a seguir:

Vinhos de denominação regional 

Estes vinhos são fabricados em toda a região, em uma área bem maior do que as aldeias individuais, para o Premier Cru e Grand Cru, encontramos somente vinhos brancos e tintos, para os vinhos da região, as castas mais comuns são Pinot noir e Chardonnay. 

AOC Bourgogne – denominação genérica

Esta é uma denominação para os vinhos tintos e brancos que são fabricados em qualquer região, sua produção deve ocorrer a 55 hl/ha, depois da data da vindima, seu consumo precisa ser imediato, em um prazo de cinco anos. 

Denominações sub-regionais (sous-régional)

São denominações que cobrem parte da Borgonha, existem diversos tipos que podemos mencionar, por exemplo:

  • Bourgogne Hautes-Côtes de Beaune;
  • Bourgogne Hautes-Côtes de Nuits;
  • Mâcon-Villages.

Os que não possuem a denominação de aldeia, pertencem ao nível intermediário, que oscila entre AOC Bourgogne e o nível da aldeia. 

Vinhos de estilos específicos – vinhos da Borgonha

São variedades de uvas utilizadas para a vinificação, por exemplo, o  branco Bourgogne Aligoté, a uva escolhida para a produção deste vinho é a Aligoté, também mencionamos o tinto, Bourgogne Passe-Tout-Grains e o espumante Crémant de Bourgogne.

Como degustar?

Para degustar adequadamente os vinhos da Borgonha, é necessário aprender sobre o Terroir, qualidade e classificação, a França possui o cenário ideal para a produção de vinhos graças às suas condições climáticas, os vinhos desta região contém uma imprevisibilidade, devido à sua localização geográfica.

Os produtores da Borgonha podem optar por certificação orgânica, prática da biodinâmica, o cultivo racional, para a vinificação dos vinhos, a Família Moillard, por exemplo, fabricam os vinhos com a denominação Premier Cru.

Como degustar - vinhos da Borgonha

As produções desta região são cobiçadas, porque a fabricação é limitada, as safras de qualidade, possibilitam degustar os vinhos tintos marcantes da Côte de Nuits.

Somente com uma degustação eficiente, temos capacidade para escolher uma criteriosa seleção de vinhos, os belos terrenos são produtores de Gevrey Chambertin, Morey-Saint-Denis, Vosne-Romanee e Chambolle-Musigny.

Estes, por sua vez, são responsáveis por 21 dos 33 Grand Cru, para servir corretamente, escolha a taça Borgonha, trata-se de uma taça diferenciada, com suave rebordo, para os sabores frutados, garantindo assim, uma acentuação sensorial em todas as nuances.

Como harmonizar os vinhos da Borgonha?

Os vinhos da Borgonha harmonizam muito bem com os queijos mais moles, por exemplo, os Gruyere e Emmenthal, uma dica dos enólogos e sommeliers é unir os vinhos e queijos da mesma região, não se esqueça que a harmonização costuma ocorrer em 3 etapas, veja abaixo:

– Primeira: Podemos escolher peixe de anzol do dia, lagostim, nhoque de trufa e diminuição cremosa de peixe com manteiga de crustáceos, para combinar com o Chablis.

– Segunda: Inclua um mix de carré e filet de javali, para acompanhamento acrescente purê de beterraba, eryngi grelhados e echalottes assadas, nesta segunda etapa, a opção mais recomendada é o Givry Premier Cru. 

– Terceira: Ofereça um mousse de chocolate orgânico, com creme de café, como acompanhamento, devemos incluir sorvete de cupuaçu e algodão doce. Aqui, a melhor combinação é o branco de Aligoté. 

Conclusão

Portanto, os vinhos da Borgonha quando são harmonizados adequadamente fazem muita diferença nos seus eventos, festas e comemorações em geral, para adquirir o vinho certo, é importante pesquisar suas características e compará-las com os rótulos.

A Borgonha é mundialmente famosa, devido a alta rigidez da produção dos vinhos, muitos deles são reconhecidos com certificado de qualidade francesa e internacional, se você ainda não sabe qual vinho oferecer aos seus convidados, faça uma harmonização com os rótulos da Borgonha.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!