Vinho na lata: uma novidade que veio para ficar

Vinho na lata

O vinho na lata é uma tendência mundial, neste método, encontramos tradição e modernidade em uma única embalagem. Isso é resultado do processo de revolução que a indústria do vinho passou nos últimos anos, as latas, no entanto, é uma forma prática de apreciar esta maravilhosa bebida de qualquer lugar.

Não há necessidade de ter rituais complicados para a degustação do vinho, temos acesso ao vinho através das latas, para qualquer ocasião, pode ser para um piquenique no parque, na praia ou então, em sua residência.

Além de representar praticidade para o dia a dia, a lata também preserva a qualidade do vinho. Transformando assim, o gole em uma jornada sensorial, uma verdadeira celebração de sabores que são selecionados com extremo cuidado. 

O que é vinho na lata (latinha tipo refrigerante)?

São vinhos com qualidade premium que podem ser consumidos em qualquer local, estes já são vinhos consumidos em vários países no mundo e também estão tornando-se tendência no Brasil, esta é uma ideia inovadora que está conquistando adeptos em todo o mundo.

Para aqueles amantes de vinhos que são preciosistas, isso trata-se de um sacrilégio, no entanto, devemos considerar que, esta tendência pode trazer possibilidades e felicidades, aprenda um pouco mais sobre a bebida nos tópicos a seguir.

Onde surgiram – Vinho na lata?

Embora seja uma tendência espalhada recentemente, o vinho na lata existe desde o ano de 1935, por outro lado, nesta época existia uma lei que proibia a sua comercialização, Lei da Proibição das Bebidas Alcoólicas, entretanto, esta lei foi revogada uma década depois.

Nesta época, as indústrias já buscavam formas de comercialização mais rápidas e eficientes, também neste mesmo período, surgiram as garrafinhas de cervejas, que eram produzidas com latas maciças de aço e/ou outros metais pesados.

Graças à popularização dos alumínios recicláveis, com anel abridor, sua fama espalhou-se ainda mais.

Tipos mais vendidos

Com o avanço deste método de fabricação, atualmente, podemos encontrar diferentes estilos, conforme apresentaremos abaixo:

  • Vinho Merlot;
  • Vinhos e Frisantes Moscatel;
  • Vinho Rosé;
  • Vinhos Premium;
  • Vinho Tempranillo;
  • Castas Portuguesas;
  • Vinho Malbec;
  • Vinho Malvasia.

Abaixo, apresentaremos alguns exemplos destes vinhos, que você pode degustar de qualquer local:

– Frisante Salton Lunae Rosé Demi Sec: É produzido pela vinícola Salton, as uvas utilizadas na fabricação são Cabernet Sauvignon e Moscato, com aromas de framboesa, frutas cítricas, florais, rosas, cereja e morango. 

Para harmonizar, podemos escolher os seguintes pratos: frutos do mar, sobremesas, peixes, típicos, massas, queijos e aves.

– Vinho Becas Sparkling Sweet Moscato: Este é um vinho que contém bolhas, é  aromático e convidativo, com uma variedade de uva moscato branco, é indicado para drinks, além disso, contém as características: Vinho frisante gaseificado meio seco.

– Vinho Del Grano Gold Tinto Suave Lata: É um vinho que pertence à vinícola Del Grano, também da Serra Gaúcha, pode acompanhar bem com entradas, embutidos e frios como copas, salames, presuntos e queijos frescos.

Nas refeições, podemos escolher pizzas, bifes de molho picante e massas de molho vermelho.

Como degustar?

O vinho na lata para muitos amantes de vinho é uma novidade, no entanto, a regra para a degustação ainda continua válida também para quem deseja consumir em lata, é importante acertar na escolha da harmonização, temperatura onde o vinho será armazenado, características das uvas e, assim por diante. 

Devemos lembrar que, a lata não prejudica o gosto do vinho, nesse sentido, a diferença entre o vinho engarrafado e o vinho em lata é considerada nula, conforme explicação da sommelière Jessica Marinzeck.

Vinho na lata
Imagem de divulgação

Estas são bebidas jovens e prontas para beber, estes por sua vez, não são vinhos de guarda, o vinho em lata é extremamente rico em perfume e sabor de fruta. São bebidas com características como: refrescantes, delicados, versáteis, por isso, é uma bebida que deve ser reservada para os momentos mais leves. 

Então, se você pretende ir para a praia, show ou qualquer outro evento, saiba que é possível transportar este vinho em uma bolsa térmica. Diferentemente do vinho tradicional, não há necessidade de utilizar o saca rolhas.

Através da lata, consumimos doses menores, apenas duas taças somente para descontração mesmo.

Como harmonizar – Vinho na Lata?

Os rótulos possuem sabor e aromas próprios, que combinam com pratos diferentes, por exemplo, o vinho branco combina com legumes crus. Já o vinho da uva Chardonnay, pode ser harmonizado com queijos brancos, peixes e massas com molhos leves.

Para que o sabor fique perfeito, não esqueça de verificar a temperatura de serviço, que deve ser entre 10°C a 12°C. Outro vinho que é muito popular deste segmento é o Barokes Frisante Demi Sec Cabernet Shiraz Merlot, pode harmonizar com  carnes magras, sejam elas brancas ou vermelhas, ainda assim, inclua pratos à base de filé mignon, alcatra, pernil, lombo, tilápia.

Antes de escolher os rótulos e pratos que serão servidos, assim como acontece com os vinhos engarrafados, é necessário pesquisar sobre as características das uvas. 

Como guardar?

Esta é uma questão sustentável, que vem ocorrendo por conta da mudança de comportamento dos consumidores, já que, no mundo, somente 30% do vidro é reciclável, o vinho na lata é portátil e pode ser transportado para qualquer local. 

Assim, é possível reservar o saca-rolhas e o Domaine de La Romanee-conti, para um evento extremamente especial. Para que este vinho seja armazenado, mantenha-o na máquina Smartcan 8-1, este é um monobloco automático, que tem capacidade para 3.000 latas/hora.

Como guardar Vinho na lata?

Você pode conferir os parâmetros de envase com o auxílio de um painel de operador, existem outras máquinas parecidas, no entanto, devemos contar com auxílio de especialistas para acondicionar o vinho na lata corretamente e não prejudicar suas características. 

Para fins domésticos, é possível armazená-la em cooler térmico, esses coolers são portáteis e práticos para serem utilizados em um final de semana ou nas férias.

Conclusão

Portanto, o vinho na lata já existe há um certo tempo, podemos encontrar as mesmas variações de uvas que são utilizadas para produzir os vinhos em garrafas, mantendo assim, a qualidade dos vinhos engarrafados, com os mesmos aromas e Terroirs.

Contudo, os vinhos enlatados são uma sugestão para os mais jovens que desejam uma opção a mais para o segmento de bebidas, transformando suas festas e comemorações em eventos totalmente completos. São diversas opções de vinhos, para combinar com todos os tipos de pratos. 

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado