Aurora Valentini: A força feminina que desbravou o mundo do vinho italiano!

Aurora Valentini: A força feminina que desbravou o mundo do vinho italiano!

Neste artigo, mostraremos um pouco sobre a história de Aurora Valentini, a responsável pela criação da premiada vinícola Aurora que revolucionou o mundo dos vinhos na Itália e no mundo, esta é uma vinícola que foi fundada em Bento Gonçalves, que é uma colônia italiana.

Desde muito cedo, Aurora já era acostumada com o ambiente do campo, além de conviver com a companhia das montanhas que a cercavam, o interesse pelo universo do vinho também começou ainda na juventude.

Quem foi Aurora Valentini?

É uma imigrante italiana, que nasceu em 1927, na região de Marche na Itália Central, sua família tem tradição no cultivo das uvas, por isso, Valentini destacou-se como pioneira na produção de vinhos na Itália, sua história inspira mulheres da indústria vinícola até os dias atuais.

O interesse pelo processo de vinificação começou ainda na infância, Aurora aprendeu as principais técnicas ao lado do seu pai e seu avô. No entanto, aos 23 anos, Aurora se casou com Armando Valentini, este já era um enólogo reconhecido na região.

Este casal criou então, a vinícola Valentini, com o falecimento de Armando em 1980, Aurora passou a comandar a vinícola.

Personalidade 

Sua força é reconhecida graças a sua personalidade, que possui as características:

  • Determinação: este é um ambiente que ainda é muito masculino, por outro lado, este não foi obstáculo para Aurora;
  • Paixão: Desde muito cedo, ela demonstra conhecimento e admiração pelo mundo da enologia;
  • Inovação: Em toda sua trajetória, Aurora sempre buscou por aprimoramento e implantação de novas técnicas;
  • Liderança: Ela consolidou-se como a líder da indústria do vinho. 

Premiação enóloga do ano 

Em 2001, foi nomeada para o prêmio de “Enóloga do ano“, pela revista Gambero Rosso, no ano de 2010, Aurora recebeu outro prêmio, de “Lenda do Vinho”, através da revista “Decanter”.

Legado 

Aurora Valentini faleceu aos 93 anos, no ano de 2020, consegue manter até hoje o legado de força, paixão e dedicação pelo mundo dos vinhos, ela é também uma fonte de inspiração para as mulheres que ainda possuem o desejo de dominar este universo. 

Quando surgiu a vinícola Aurora?

Estudar a história da vinícola Aurora é entender a essência do vinho brasileiro, a vinícola começou em Bento Gonçalves. Em 1931, é criada a cooperativa que é composta por 16 famílias, tudo isso foi possível devido às características do terroir desta região.

Quando surgiu a vinícola Aurora?
Imagem de divulgação

Já na década de 1940, a produção de uvas estava ficando mais intensa, sendo então, criados 12 postos para a vinificação, em 1950, a vinícola Aurora começou a desenvolver produtos para a exportação. A oportunidade para o enoturismo finalmente chega quando a cooperativa compra a empresa A Brasileira.

Nos anos 70, é inaugurada a experiência de cultivo de vinhedos, graças à importação de mudas. A linha Aurora Varietal é lançada em 1986, sendo que esta é uma linha pioneira, pois utiliza uvas 100% varietais e viníferas.

Vinho Marcus James 

Na Copa do Mundo de 1994, este vinho foi escolhido para ser o exemplar, foi nesta Copa também, que o Brasil conquistou o tetra, também foi uma oportunidade para mostrar ao mundo a qualidade do vinho brasileiro.

Quais as principais premiações? – Aurora Valentini

Em 2000, a cooperativa conquista seu auge, através de reconhecimentos e premiações, entretanto, em 2014 a vinícola alcança uma das mais importantes certificações, que é a Food Safety System Certification, que comprova a segurança alimentar. As outras premiações relacionadas à vinícola Aurora, são estas:

  • Maior vinícola do Brasil;
  • Vinícola mais premiada;
  • Vinícola mais visitada;
  • Líder em vinhos finos, sucos de uva integrais e coolers.

A vinícola tem uma equipe de enólogos, devidamente treinados para cuidar de todas as etapas que envolvem a fabricação e engarrafamento do vinho, garantindo assim, a manutenção da credibilidade e qualidade perante os clientes.

Principais tipos de vinhos que a vinícola produz – Aurora Valentini

Graças ao terroir da Serra Gaúcha, a vinícola Aurora tem uma série de bebidas, incluindo zero álcool, para disponibilizar aos clientes. Conheça agora um pouco da linha de produtos da vinícola:

Principais tipos de vinhos que a vinícola produz

Gran Reserva 

Esta categoria de vinhos foi criada com a difícil missão de atender aos paladares mais exigentes, esta linha releva a expressão máxima do terroir da Serra Gaúcha, é uma linha que une confiabilidade e qualidade.

Reserva – Aurora Valentini

Dentro da linha reserva, encontramos os vinhos tintos, rosés e brancos, as uvas são cuidadosamente selecionadas e colhidas à mão, estas bebidas são de extrema qualidade, já que passam por longos meses dentro de barricas de carvalho, para que possam ter um aroma e sabor amadeirados. 

Varietal 

Podemos experimentar a real essência da Serra Gaúcha, esta é uma linha produzida 100% com uvas varietais viníferas, criada pela cooperativa em 1986, também foi a primeira linha a conquistar o mercado de vinhos nacional. 

Espumantes 

A linha de espumantes é recente, existe desde 1999, nesta categoria, temos o Prosecco, Moscatel Rosé, Aurora Brut e outros, todos feitos com muito cuidado e rigidez.

Os produtos da vinícola Aurora podem ser adquiridos de qualquer lugar do mundo, através do seu e-commerce. 

Rótulo de comemoração dos 90 anos

Em 2021, para celebrar os 90 anos da vinícola, foi desenvolvido um rótulo exclusivo, para o vinho tinto Aurora 90 anos, este é um blend composto por 4 safras excepcionais. Este foi o ingrediente encontrado para celebrar os 90 anos da vinícola, que tem muita história para compartilhar com a América Latina e o mundo. 

Dicas de harmonização – Aurora Valentini

Para não errar na harmonização, é necessário conhecer a categoria de cada vinho, estudar suas características, por exemplo, para combinar com o Gran Reserva Cabernet, você pode oferecer carnes vermelhas, como picanha grelhada, costela de cordeiro, risoto e queijos médios.

As combinações podem oscilar conforme o tipo de bebida, caso seja um espumante, como Rosé Brut, esta bebida pode combinar com pratos frescos, entradas, carnes brancas, receitas agridoces e frutos do mar. 

Conclusão 

Portanto, a história de Aurora Valentini realmente impressiona, pela sua dedicação ao mundo da enologia, a brilhante profissional contribuiu muito para a indústria do vinho, melhorando processos de produção, ajudando a agilizar formas de comercializar bebidas e, assim por diante.

Atualmente, o legado deixado por Aurora ainda é lembrado entre os profissionais do vinho e consumidores, afinal, a qualidade dos seus produtos é única no mundo todo, sendo compatível até com as vinícolas européias. 

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado