Degustação Horizontal e Vertical: entenda as diferenças!

O que é deusgação horizontal?

Para obter uma experiência magnífica, podemos aprender muito sobre a degustação de vinhos, não é necessário ser um sommelier para entender o que é a apreciação de vinho. Para começar, precisamos entender o conceito de degustação horizontal e a degustação vertical, através dessas práticas, devemos ter compreensão sobre as nuances e evolução dos vinhos no decorrer do tempo. 

As duas degustações, por sua vez, apresentam abordagens distintas, é importante compreender que existem as perspectivas para cada estilo de degustação, também tem a diversidade e a complexidade dos vinhos. 

Depois de compreender as diferenças com relação aos modelos de degustação, graças a estes fatores, é possível melhorar o nível de avaliação, assim, há como descobrir informações como: origem, vinificação e o envelhecimento das garrafas que foram selecionadas para serem avaliadas. 

O que é degustação horizontal?

Para a degustação horizontal, é possível escolher algumas opções, veja abaixo, alguns exemplos:

– Uvas diferentes: Podem ser da mesma região, safra e estilo, para fazer o teste é possível experimentar a mesma safra de 2010, no entanto, as uvas poderão ser variadas, experimente comparar as uvas Merlot e um Cabernet.

Para isso, compre um Merlot da Serra Gaúcha, de 2010 e em seguida, adquira o Cabernet Sauvignon da Serra Gaúcha, do mesmo ano, para realizar o teste.

– Regiões distintas: Para esta situação, as regiões e países podem ser os mesmos, incluindo a safra e a uva, faça um teste com Cabernet Sauvignon 2010 do Brasil, você também pode acrescentar o Cabernet Sauvignon 2010 argentino e um Cabernet Sauvignon 2010 francês. 

– Tudo pode ser igual, menos o produtor: Isso inclui: região, safra, uva, corte, nesse sentido, a marca oscila. Para esta etapa, prefira a opção de cortes de Cabernet/Malbec da Serra Catarinense. 

Dessa forma, podemos resumir que, para este modelo de degustação, é possível escolher uma infinita variedade de uvas, além disso, escolhemos safras de vários produtores. Por sua vez, a degustação horizontal pode ser estreita e ampla, assim, você pode experimentar o Cabernet Sauvignons de Napa Valley, ou então, os Chardonnays do mesmo ano.

Degustação horizontal em casa, como preparar?

Para isso, escolha entre 3 e 5 vinhos, com a mesma variedade de uva ou safra do mesmo produtor, não esqueçam, no entanto, de conferir as fichas técnicas destes vinhos, com este modelo de degustação, conseguimos compreender a variedade de uva, além de conhecer as suas características, como o Terroir, por exemplo.

Quais os vinhos mais tradicionais para a degustação horizontal?

Se você deseja preparar esta degustação para receber seus convidados, então, confira uma lista com vinhos clássicos que não podem faltar no seu almoço ou jantar:

  • Misturas Cabernet Sauvignon e Merlot — Bordeaux (Margem Direita e Esquerda), Napa Valley, Super Toscana, Austrália;
  • Chardonnay — Borgonha, Sonoma, Austrália, Vale de Casablanca;
  • Sauvignon Blanc — Sancerre, Pouilly-Fumé, Nova Zelândia, Pessac-Léognan, África do Sul;
  • Pinot Noir — Borgonha, Vale de Willamette, Sonoma, Baden, Vale de Casablanca, Nova Zelândia;
  • Syrah — Ródano do Norte, Austrália, Vale de Napa;
  • Grenache — Châteauneuf-du-Pape, McClaren Vale, Espanha.

Experimente comparar os estilos de vinhos semelhantes, de diversas regiões, por exemplo:

  • Vinhos brancos altamente ácidos e não aromáticos — Chardonnay, Assyrtiko, Muscadet, Grüner Veltliner
  • Vinhos brancos aromáticos — Riesling (França e Alemanha), Sauvignon Blanc, Viognier, Albariño, Mascate, Torrontes
  • Espumante — Cava, Prosecco, Espumante, Champanhe
  • Rosé — Vale do Ródano, Provence, Califórnia, Espanha
  • Vinho doce — Sauternes, Tokaji, Napa Valley

O que é degustação vertical?

Com a degustação vertical, temos a oportunidade de comparar diferentes safras de um mesmo vinho, da mesma maneira, podemos aprender mais sobre clima, ainda assim, também compreendemos como as condições do solo podem afetar os sabores, aromas e a qualidade.

O que é degustação vertical - degustação horizontal?

O que é degustação comparativa?

Este é um dos tipos mais populares, que podemos encontrar nas adegas, para que esta degustação aconteça, é necessário que tenha dois vinhos diferentes, não é preciso ter grandes critérios avaliativos. Com esta degustação, podemos conhecer propostas diferentes da bebida, você pode escolher vinhos com características parecidas ou não.

Os enólogos e sommeliers profissionais recomendam esta degustação, para aqueles que desejam entrar para o universo do vinho, no entanto, não possuem muita experiência.

Fatores que podem influenciar negativamente

Existem vários fatores que podem afetar a degustação, por exemplo, o modo como seguramos a taça, conforme as características do vinho, sua temperatura, aspectos visuais e aromáticos e, assim por diante. Abaixo, apresentaremos alguns desses fatores:

– Temperatura: Mesmo que o vinho seja bem armazenado e transportado e a escolha da taça seja correta, é importante ter atenção com a temperatura, os especialistas indicam que, a temperatura próxima adequada seja em torno de 18°C.

Para os espumantes, a temperatura necessária pode ser por volta dos 6°C, lembre-se que, as variações podem ocorrer independentemente do tipo do vinho. 

– Misturar bebidas fortes com vinhos: A água é o acompanhante perfeito para degustar vinhos, dessa maneira, se você degustar um vinho com um alto teor de taninos e em seguida, um vinho mais leve, pode afetar seu sabor.

– Não respeitar a ordem de experimentação: Quando não respeitamos a ordem estabelecida, isso prejudica o processo de degustação, para evitar que isso aconteça, é fundamental que os vinhos sejam ordenados por peso.

Quais as diferenças entre a degustação vertical e horizontal?

Com a degustação vertical, encontramos diferentes safras, para um mesmo vinho, por outro lado, na degustação horizontal, os produtos utilizados são da mesma safra, nesse sentido, os produtores e uvas podem ser diferentes.

Quais as diferenças entre a degustação vertical e horizontal?

Outros fatores também podem diferenciar as degustações, de acordo com as características dos vinhos, por exemplo, ambientais, como geografia, clima e geologia. 

Como fazer a degustação vertical?

É necessário lembrar que, com esta degustação temos a possibilidade de fazer comparações entre safras de um mesmo vinho, então, para fazer esta degustação escolha uma boa carta de vinhos de várias safras, assim, podemos aprender um pouco mais sobre:

  • Clima; 
  • Condições do solo;
  • Aromas;
  • Qualidade da bebida.

Conclusão

Portanto, agora que mostramos sobre o que é degustação horizontal e vertical, a apreciação de vinhos será um processo perfeito. Todos os métodos podem proporcionar uma experiência única e valiosa, aos amantes do vinho, assim, podemos aprender um pouco mais sobre características de diferentes amostras.

Na degustação horizontal, por sua vez, temos a chance de conhecer produtos da mesma categoria ou safra, para que a comparação possa ocorrer. Com isso, entendemos como funcionam as variações sutis que podem surgir em um grupo específico, dessa forma os degustadores conseguem detectar quais são as suas preferências pessoais e aprendem também sobre as características a respeito dos produtos.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!