Vinhos Australianos: a origem, tipos, sabores e harmonização!

Vinhos Australianos: a origem, tipos, sabores e harmonização!

Os Vinhos Australianos são reconhecidos mundialmente devido à sua qualidade, o De Bortoli é um grande exemplo, este é um perfeito vinho para harmonizar com o inverno carioca. A Austrália é um país muito famoso por conta das suas características, é um país banhado por dois oceanos e também abriga alguns patrimônios da humanidade.

Embora a Austrália seja um país jovem, é considerada uma gigante na produção de vinhos dentro da enologia, este é um dos países que possuem uma produção recente de vinhos, para saber mais sobre seus vinhos, acompanhe o artigo abaixo.

Origem dos vinhos Australianos

As primeiras uvas a serem plantadas no território australiano, foram trazidas da África do Sul, atualmente, encontramos mais de 160 variações de uvas, que estão distribuídas em 149 mil hectares de áreas plantadas, a produção de uvas na Austrália é tão grande, que a sua indústria algumas vezes não conseguiu dar conta da demanda.

Dessa forma, algumas videiras tiveram que ser removidas com o apoio do governo local. Entre os anos de 2019 e 2020, o incêndio florestal provocou um estrago generalizado na indústria australiana, somente a Shiraz, que representa cerca de 28% da área plantada.

Esta é uma uva originária da região do Rhône, na França, as espécies que podem ser encontradas no país dos cangurus são: Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.

Para a produção de vinhos brancos, geralmente, os produtores utilizam: Chardonnay, Sauvignon Blanc e Semillon, estas uvas, por sua vez, também lideram o ranking das mais produzidas no território. Foi através do vinho australiano Penfolds Grange, que a Austrália começou a conquistar a sua fama.

Na safra do ano de 1971, obteve uma medalha da Olimpíada de Vinhos de Paris, no entanto, no ano de 1998, os vinhos conquistaram uma excelente pontuação através da Wine Spectator. O vinho que é considerado um patrimônio para os australianos é o Penfolds Grange, este foi vendido em um leilão em 2004, por um valor de AUD $50 mil.

Principais tipos

Na Austrália temos vinho tinto e vinho branco, sendo que o tinto é produzido através das uvas Shiraz e o Cabernet Sauvignon, para os brancos são utilizadas as uvas Chardonnay e o Semillon. Abaixo, apresentaremos algumas regiões produtoras mais importantes:

 Vinhos Australianos: a origem, tipos, sabores e harmonização!

Adelaide Hills – vinhos australianos

Está localizada nas imediações da cidade de Adelaide, em South Australia, cerca de 40% da produção deste país está nesta região, incluindo o famoso vinho Penfolds Grange. No Barossa Valley, temos um dos locais mais conhecidos de Adelaide Hills.

Em outras regiões, também podemos ter acesso a outras vinícolas, por exemplo, Eden Valley e Mclaren Vale. 

Hunter Valley

Esta é uma região que está entre Sydney e Camberra, também é uma das maiores de New South Wales, os vinhedos nesta região, são plantados a 500 metros de altitude, o terroir é muito parecido com a região do sul da França, por isso, encontramos facilmente as uvas Shiraz e Cabernet Sauvignon. 

Nesta região, começaram a surgir os primeiros vinhos da Austrália, também foram plantadas as primeiras videiras. Entretanto, quando visitamos estas vinícolas, além de apreciar as suas belas paisagens, podemos encontrar produtos sazonais e ter uma degustação perfeita.

Margaret River – vinhos australianos

A região de Western Australia é uma das mais famosas no mundo, os vinhos brancos são o grande destaque para esta região, todavia, também podemos conhecer plantações de Shiraz e Cabernet Sauvignon, o vinho produzido nesta região é uma verdadeira joia da viticultura australiana, devido ao clima e proximidade com o mar. 

Victoria – Melbourne

Somente o estado de Victoria representa cerca de 20% da produção de uvas do país, nesta região o clima é bastante variado, por outro lado, o clima predominante é o frio, este terroir bem específico é perfeito para a produção de Pinot Noir (tinto) e Roussanne e Marsanne (branco). 

Características

Os vinhos brancos australianos são produzidos com tanques de aço-inox, sua temperatura é extremamente controlada, além de ser produtora, a Austrália é também incentivadora de pesquisas para desenvolver novas tecnologias, os vinhos australianos são reconhecidos graças a sua qualidade.

Estes vinhos costumam ser encorpados e densos, dessa maneira, apresentam as características como: acessíveis, saborosos e cheios de frutas, por serem agradáveis para degustar, conquistaram espaço no mercado mundial, abaixo, exibiremos as características de alguns vinhos relevantes na Austrália:

– Vasse Felix Sauvignon Blanc Sémillon 2018: Foi eleito o melhor vinho australiano, com 95 pontos, no guia de 2020 do James Halliday, este vinho foi uma inspiração dos famosos vinhos de Bordeaux, a fermentação e maturação acontece em barricas de carvalho francês “sur lie”, também encontramos excelente presença aromática com toque cremoso no palato.

– Vasse Felix Shiraz 2018: Este é um dos preferidos da região de Margaret River, trata-se de um tinto elegante, que combina com taninos abundantes, suculentas notas de fruta e perfeita acidez.

 Vinhos Australianos: a origem, tipos, sabores e harmonização!

– Vasse Felix Filius Chardonnay 2019: Atualmente, é considerado o maior achado da vinícola Margaret River, é exuberante e elegante ao mesmo tempo, as uvas de fabricação são de cultivo orgânico, já a maturação acontece em barricas de carvalho francês.

– Vasse Felix Classic Dry Rosé 2020: É fabricado com a uva Shiraz, é inspirado nos rosados de Provence, pois possui o mesmo grau de qualidade, suas notas são vermelhas com um bom nível de frescor, é um vinho perfeito para dias mais quentes e pode combinar com vários pratos.

Harmonização – vinhos australianos

Para ter eventos perfeitos, é necessário conhecer primeiro a viticultura australiana, do mesmo modo, será possível escolher bons rótulos de acordo com os pratos que devem ser oferecidos aos convidados, é importante saber também que as uvas foram trazidas por imigrantes europeus. 

Por serem versáteis, os vinhos australianos combinam muito bem com os seguintes pratos: massas com molho branco ou à carbonara, risoto, sopas cremosas, peixes ou frutos do mar, pratos com trufas e saladas, para as épocas de verão, prefira combinação com sushi.

Conclusão 

Portanto, os vinhos australianos são produzidos recentemente no mundo da enologia, por outro lado, graças a sua qualidade e processo de vinificação eles alcançaram premiações de grande responsabilidade no mundo todo, sendo conhecidos inclusive em premiações de vinhos famosos. 

Se você ainda não sabe qual vinho escolher, então os australianos podem ser uma boa sugestão. Antes de comprar um vinho para a harmonização, sempre devemos lembrar da importância de perguntar sobre a comida que será servida e qual será o tipo de evento, dessa forma, não há como errar na compra.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado