Cinsault: Conheça a fantástica uva dos rosés da Provence

O que é a uva Cinsault?

A Cinsault é uma uva da Provence, que também é responsável por originar tintos amigáveis e agradáveis, esta é uma uva que aparece em monovarietais na França e agora, está aparecendo no Chile, em vários vinhos Tintos, nesse sentido, apresentaremos sobre suas características, harmonizações e história.

Esta casta, por sua vez, possui diversos nomes, por exemplo, Black Malvoisie na Califórnia; Black Prince ou Blue Imperial. 

O que é a uva Cinsault?

Esta é uma uva que tornou-se famosa não apenas pelos seus vinhos, no entanto, a fama começou a se espalhar por conta da sua filha, graças a esta uva, surgiu a variedade sul-africana Pinotage. O nome, por outro lado, é o cruzamento de Pinot Noir e Hermitage.

Sua principal característica é gostar de solos quentes e secos, como acontece no sul da França, esta uva tem uma tendência para altos rendimentos, todavia, os enólogos devem ter cuidado para que ela seja contida, assim, ela pode mostrar seu lado mais natural.

É recomendada para a produção de vinhos rosés da Provence, o Chile é o país do novo mundo que se destaca pela produção de vinhos 100% Cinsault, veja alguns exemplos de vinhos desta uva e suas características abaixo:

– Miles 2021: É uma homenagem dedicada ao trompetista Miles Davis, o tinto é desenvolvido através das uvas Cinsault, o vinhedo tem em torno de 30 anos e foi plantado em solos graníticos, este é um solo que possui argilas, silte e ferro, a fermentação não contém adição de leveduras exógenas, o estágio acontece por 11 meses em foudres de carvalho.

– Monk 2021: É um vinho de apenas um vinhedo, que é plantado em solos granítico-argilosos, também é uma homenagem ao pianista de jazz Thelonious Monk, não possui fermentação com adição de leveduras exógenas, o estágio ocorre em foudres de carvalho, por 11 meses.

– Clos des Fous Cauquenina Blend 2017: Este é um tinto formado por: uvas Carignan 33%, Pais 22%, Portugais Bleu 12%, Petite Sirah 12%, Syrah 10%, Malbec 6% e Cinsault 5%, não há passagem em madeira, o estágio é realizado em tanques de cimento e de aço inoxidável.

Qual a origem?

Esta uva é originária do sul da França, pode se adaptar a vários climas e solos, por isso, é encontrada facilmente em diferentes vinícolas pelo mundo, abaixo, mostraremos quais são as características que esta uva possui:

Região de Produção da Cinsault

É uma cepa que pertence ao sul e sudeste da França, também podemos incluir neste grupo as uvas  Mourvédre, Grenache e Syrah, contribui para a fabricação dos seguintes vinhos a seguir:

  • Châteauneuf du Pape;
  • Côtes du Rhône;
  • Côtes de Provence;
  • Coteaux du Languedoc.

Características dos vinhos

As variantes desta uva, são vinhos tintos, que não possuem muito caráter, ou seja, podem ser bebidos rapidamente. Os mais populares, como: Châteauneuf du Pape, oferecem uma experiência espetacular, pois contém as seguintes características: cor rubi intensa, fechada, bom corpo; aromas de frutas maduras.

Qual a origem da Cinsault?

Da mesma maneira, quando são passados pelas barricas, podem nos proporcionar: cores de tostado e tabaco; paladar superior, mantém equilíbrio entre álcool, açúcar e acidez, os taninos costumam ser mais robustos e não agressivos. 

Harmonização

Esta é uma uva que pode combinar incrivelmente com carnes e risotos, pratos com funghi e champignons, queijos e fondues, ainda assim, podemos acrescentar pratos de feijão vermelho com linguiça, ou mesmo um tutu à mineira, arroz carreteiro e couve refogada (leve toque de alho). 

Principais Tipos de Cinsault

A Cinsault pode ter vários sinônimos, sua varietal possui as seguintes características: leves, frutados e com acidez, as áreas de produção no Novo Mundo costumam ser nas regiões: Itata ou Maule, no Chile. De acordo com o país e região, esta uva pode ter muitos sinônimos, por exemplo:

  • Black Malvoisie (Califórnia);
  • Black Prince (Austrália);
  • Blue Imperial (Austrália);
  • Cinqsaut ou Cinq-saou (Languedoc);
  • Grecaù ou Grecu Masculinu (Sardenha);
  • Hermitage (África do Sul);
  • Marroquin ou Marrouquin;
  • Ottavianello (Puglia);
  • Samsó (Catalunha).

Como degustar?

Para degustar vinhos da uva Cinsault, assim como acontece nos demais vinhos, devemos entender como funciona o processo de vinificação, Terroir, aromas, além de outras características, como a escolha da taça apropriada para cada tipo de vinho.

Abaixo, veja algumas características dessa uva que devemos considerar na degustação:

Versatilidade da Cinsault

Esta é uma uva extremamente rica, tem origens e características extremamente diferentes, é uma uva versátil, porque pode se adaptar a vários climas e solos.

Características

Tem uma casca fina, com sabor frutado, além disso, encontramos notas de frutas vermelhas, como morango e framboesa, há também um toque sutil de especiarias em cortes de vinho. 

Estilos de vinhos

Esta uva é flexível, por isso, os enólogos podem ter a possibilidade de criar estilos de vinhos variados, para esta casta, encontramos os seguintes estilos, por exemplo, vinhos rosés leves e refrescantes, ou então, tintos que são encorpados e complexos. 

Taça

Existem taças para todos os tipos de vinho, incluindo champagne e sidra, além de escolher o formato correto de taça, também é importante que haja uma higienização adequada, para não afetar o sabor do vinho.

Como harmonizar?

Esta uva combina com uma variedade de pratos, ou seja, os melhores pratos que podemos harmonizar são:

  • Carnes grelhadas;
  • Pratos à base de frutos do mar;
  • Saladas e queijos suaves.

Como harmonizar a Cinsault

Sempre que for servir um vinho, procure saber quais são os pratos que combinam, mesmo que você seja um iniciante, este procedimento deve encantar principalmente aqueles que entendem de vinhos. 

Como armazenar o vinho Cinsault?

Para armazenar qualquer vinho, seja em uma adega profissional, ou ainda, em uma adega caseira, é necessário verificar a temperatura de serviço, esta é uma regra válida para todos os vinhos, também é importante ter cuidado com o modo como colocamos a garrafa.

A escolha do local deve ser feita com muito critério, por sua vez, o ambiente não pode ser fresco, escuro e com umidade controlada, por isso, se na sua residência tem um cômodo subterrâneo, escolha este ambiente.

Por outro lado, caso não tenha um espaço como este, então pode armazenar em um armário, não deixe as garrafas em pé, o correto é mantê-las deitada, assim, a rolha não ficará ressecada e não entrará ar na garrafa, de modo geral, a faixa de temperatura ideal é em torno de 10°C e 15°C, com umidade de 70%.

Conclusão

Portanto, a Cinsault é mais uma excelente opção de cartas de vinhos que você poderá colocar na sua coleção e servir aos seus convidados, é uma uva versátil, uma vez que seus vinhos combinam com vários pratos, este é também um dos melhores vinhos do Sul da França.

Não se esqueça que, conforme o país e região, a uva recebe variantes, que possuem características e sabor próprios, antes de escolher um vinho, leia sempre a sua ficha técnica, principalmente se pretende armazenar em casa. 

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado