TOP Vinhos mais famosos do mundo que valem a pena conhecer!

Vinhos mais famosos do mundo
Imagem de divulgação

O mundo da enologia pode nos proporcionar a degustação dos vinhos mais famosos do mundo, assim, temos a possibilidade de aprender um pouco mais sobre vinícolas, processos de vinificação, histórias, que envolve os melhores vinhos. Nesta categoria, encontramos vinhos para várias ocasiões, desde um simples encontro com amigos, ou então, uma reunião corporativa com diretores de empresas. 

Em outras palavras, embarcaremos nesta jornada para conhecer as características dos melhores vinhos do mundo, quais fatores tornaram estes vinhos tão conhecidos e, assim por diante. 

Château Lafite Rothschild (Bordeaux, França)

Este elegante vinho pertence à região de Bordeaux, tem um elevado custo de aquisição, no Brasil, pode chegar a R$ 16.900,00. No entanto, este vinho contém notas de:

  • Tabaco;
  • Chocolate amargo;
  • Frutas vermelhas e cassis;
  • Pimenta-preta e notas de grafite.

– Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas e assadas, churrasco, cordeiro, pratos com cogumelos, massas com ragu de carne, embutidos e queijos duros. 

– Composição uva:  82% Cabernet Sauvignon, 16% Merlot e 2% Cabernet Franc.

– Processo de amadurecimento: 18 a 20 meses em barricas novas de carvalho.

– Sabor e graduação alcoólica: Contém sabor seco e médio, com uma graduação de 12,5%. 

– História: Sua história começa no século XIII, quando a família Rothschild adquiriu uma propriedade em 1868. Dessa forma, o padrão de qualidade estende-se até os dias atuais, criando assim, um dos vinhos mais famosos do mundo. 

– Terroir: É sempre bom lembrar que a região de Bordeaux possui um Terroir único no mundo, com suas características próprias, tornando com isso, seus vinhos únicos com sabor impressionante. Afinal, o solo, o clima e a posição geográfica favorecem a produção das vinhas.

Principalmente as uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, que produzem vinhos complexos e com sabor refinado. 

– Fabricação: A fabricação inclui o Terroir, também há um rigoroso processo de produção, nesse sentido, podemos destacar a colheita manual, fermentação em tanques de aço inoxidável, a maturação acontece em barricas de carvalho. 

Domaine de la Romanée-Conti (Borgonha, França) – vinhos mais famosos do mundo

A Borgonha também é uma outra grande produtora de vinhos da França, é responsável por fabricar jóias raras que justificam seus preços no mercado de vinhos global, a produção de vinhos da empresa Domaine de La Romanée-Conti acontece em 7 vinhedos diferentes.

Vinhos mais famosos do mundo

Esta é uma vinícola que tem obsessão pelos detalhes, seus vinhedos são cultivados de forma sustentável. Garantindo assim, a saúde do solo e a preservação do meio ambiente. O processo de vinificação exige cuidado e delicadeza, para extrair o máximo das características da uva.

– História: Os vinhos e instalações desta vinícola são muito antigos, existem registros de 1232, neste período a Duquesa da Borgonha Alix de Vergy, fez uma doação dos seus vinhedos para Abadia de Saint-Vivant.

Após o ano de 1631, foram construídas as instalações para a vinificação. Em 1869, o DRC passou a ser administrado por duas famílias.

– Harmonização: Pode acontecer com massa, peixe, marisco, queijos suaves e moles, carne curada. 

– Terroir: Trata-se de um Terroir da Borgonha, pertence a rota dos Grand Crus, nesta região, são produzidas uvas do tipo Pinot Noir, este produtor é considerado o mais importante e mítico pelo AOC (Appellation d’Origine Contrôlée). 

– Temperatura de serviço: Para servir, é necessário que esteja a uma temperatura de 15°.C a 18. °C, o tempo de decantação deve ser de pelo menos uma hora. 

Processo de envelhecimento: Acontece em barricas 100% novas, depois que ocorre a vindima, o envelhecimento pode chegar a 35 anos. 

Notas de degustação: Tem uma cor vermelho rubi, o nariz sentimos um buquê de peônia, rosa canina, frutas vermelhas, casca de frutas cítricas, especiarias doces, na boca é macio e aveludado, com concentração de um final longo.

Screaming Eagle (Napa Valley, EUA) – vinhos mais famosos do mundo

Este é um vinho recente desta lista, já que foi fundada em 1986, com a primeira safra do ano de 1992, mesmo sendo de uma vinícola recente seu custo é relativamente elevado. No mercado mundial, encontramos cerca de 500 a 800 caixas por ano, por conta das suas qualidades e características, os vinhos californianos possuem condições para confrontar os vinhos da elite francesa.

A vinícola está localizada em Oakville do lado leste, no total são 20 hectares de terras, com o seguinte Terroir: solos rochosos de origem vulcânica, e todo tipo de pedra, facilitando o amadurecimento da Cabernet Sauvignon.

vinhos mais famosos do mundo

Para este vinhedo, a divisão fica da seguinte maneira: 60% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, e 10% Cabernet Franc. Seu processo de vinificação contém tanques, barris, o amadurecimento é em barricas francesas, em torno de 65% num prazo de 20 meses.

Ao abrir uma garrafa, nas safras mais antigas, para a decantação, devemos abrir pelo menos duas horas de antecedência. Este é um vinho concentrado, com alto teor de aromas e também com taninos de seda. Podemos harmonizá-lo com marisco, vegetariano, queijo de cabra. 

Penfolds Grange (Austrália) – vinhos mais famosos do mundo!

Este vinho está na lista dos vinhos mais famosos do mundo, por conta da qualidade que vai muito além do preço elevado, é um patrimônio que pertence à Austrália do Sul, com uma mistura de vinhedos e distintas, suas safras são ininterruptas desde 1951.

Existe uma sinergia perfeita, que favorece a produção do vinho, entre Shiraz e os solos e climas de South Australia. Veja as suas principais características a seguir:

Principais características

  • Volume: 750 ml.
  • Graduação alcoólica: 14,5% vol.
  • Origem: South Australia / Austrália.
  • Tipo: tinto seco.
  • Uva(s): 98% Shiraz e 2% Cabernet Sauvignon; colheita manual.
  • Vinificação: maceração pré-fermentativa a frio; fermentação alcoólica em tanques de aço inox que controlam a temperatura.
  • Amadurecimento: 20 meses em hogsheads (tonéis de 300 L.) novos de carvalho americano.

Detalhes importantes 

  • Cor: vermelho-púrpuro intenso e brilhante do centro ao halo.
  • Aroma: límpido, muito intenso e complexo, com fruta negra madura, notas de cogumelos, couro, carne; ervas, como sálvia e tomilho, cardamomo, azeitona; flor de acácia; nuanças de cedro, o carvalho, há ainda, uma fina baunilha, café e cacau.
  • Sabor: na boca é encantador, pois é extremamente denso, encorpado, com taninos em grande quantidade, mas finos, um vibrante frescor, notas minerais, carnosas, ervas e fruta negra, com perfeito equilíbrio.
  • Harmonização: combina com pratos à base de carnes vermelhas, carnes de caça, massas com molhos escuros e intensos, queijos de massa semi-dura ou dura. Temperatura de serviço entre 16-18°C.

Conclusão

Portanto, os vinhos mais famosos do mundo seguem um processo de vinificação extremamente rígido, por isso, seu custo/benefício é tão caro. Dessa forma, no momento de escolher um bom vinho, sempre é necessário estudar um pouco sobre as suas características, quais são as ocasiões indicadas para cada vinho, etc. 

Estes vinhos são produzidos em diversas regiões do mundo, sendo que o vinho californiano é o mais recente desta lista e por isso, já impressiona o mundo pela sua qualidade, elegância e excelência no processo de produção. 

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado