Vinho Malbec Italiano: Uma tradição que atravessa gerações!

Vinho Malbec Italiano: Uma tradição que atravessa gerações!
Coliseu

Apresentaremos aqui, a história do vinho Malbec italiano, através da história deste vinho aprendemos um pouco mais sobre a tradição vinícola da Itália com a distinta uva Malbec. Dentro dessas garrafas, sentimos a riqueza da história vitivinícola italiana, além de estudarmos um pouco mais sobre o caráter sedutor da Malbec.

Esta uva permitiu a criação de vinhos que cativam os sentidos e nos revelam uma história de excelência enológica. Entre nessa experiência enológica memorável, conheça as características e estrutura da uva Malbec.

Origem do Malbec Italiano

Comumente a uva Malbec é associada à Argentina, no entanto, suas raízes pertencem a região Cahors, no sudoeste da França, durante o século XIX esta uva foi então, introduzida para a Argentina através de um viticultor francês, conhecido como Michel Aimé Pouget, embora o terroir da Argentina seja perfeito para o Malbec, a uva conquistou espaço em sua terra natal.

Muitos produtores italianos ficaram encantados com o sucesso do Malbec na Argentina, com isso, começaram a desenvolver vinhedos pelo país, o Malbec é conhecido na Itália como Côt Noir ou Auxerrois, as principais regiões da Itália que mais cultivam o Malbec são: Piemonte, Toscana e Vêneto.

Principais regiões produtoras 

Abaixo, apresentaremos algumas regiões que já fazem o cultivo da uva Malbec e são referência para este segmento:

  • Piemonte: Este é o local de nascimento da uva Malbec, aqui encontramos os melhores vinhos tradicionais com aromas terrosos e especiados.
  • Toscana: É a famosa terra dos vinhos tintos, aqui temos o Malbec com estrutura robusta e sabores intensos.
  • Vêneto: Nesta região encontramos tradição e modernidade, o Vêneto disponibiliza Malbecs com taninos macios e aromas frutados.

Famílias vinícolas e tradição 

Na Itália, o Malbec é o sustento de muitas famílias, sendo que as famílias mais conhecidas são: Antinori, Frescobaldi e Gaja, os conhecimentos e técnicas adquiridos pelas famílias são transmitidos de geração em geração. 

Principais tipos – vinho Malbec Italiano

Existe vinho Malbec italianos de vários estilos, conforme mostraremos a seguir:

Jovens e frutados 

Geralmente são vinhos frescos e vibrantes, apresentam aromas de frutas vermelhas como cereja, morango e amora, podem ser utilizados para o dia a dia e para acompanhar aqueles pratos mais leves.

Evoluídos em carvalho 

Estes podem ter aromas mais complexos, por exemplo, especiarias, chocolate e baunilha, seus taninos são mais estruturados e com corpo mais robusto, por essas características acompanham pratos mais elaborados.

Reserva e Gran Reserva 

São considerados vinhos de ótima qualidade, já que passam por um período maior em barricas de carvalho, seus aromas e sabores são complexos e elegantes, estes vinhos são recomendados para aqueles momentos especiais.

Rosé 

Os Rosés de Malbec são os mais raros, por outro lado, podem nos proporcionar uma experiência única, seus aromas são florais e frutados, já os taninos são leves e refrescantes, é indicado para dias quentes e harmonização com aperitivos.  

Vinho Malbec Italiano: Uma tradição que atravessa gerações!
Região vinícola da Itália

Espumante 

A versão espumante também é considerada mais rara, é encontrada em algumas regiões da Itália, contém aromas frutados e cítricos, suas bolhas são finas e persistentes, o espumante é uma bebida perfeita para uma celebração. 

Características

O estilo do vinho Malbec Italiano é afetado por alguns fatores, nesse sentido, citamos:

  • Terroir: Clima, solo e altitude da região onde é feito o plantio; 
  • Vinificação: São as técnicas escolhidas para a produção, por sua vez, podem ser: tempo de fermentação, tipo de carvalho e tempo de envelhecimento;
  • Idade da Vinha: Se a vinha é mais antiga, estas produzem uvas de qualidade superior, assim, seus vinhos serão mais complexos; 
  • Filosofia do Produtor: Os produtores possuem seu próprio método de fabricação, isso afeta o estilo final do vinho.

De modo padrão, o vinho Malbec tem as seguintes características:  frutados e amadeirados, com aspectos marcados por amora, mirtilo, romã, cacau e couro. Também pode ter coloração escura e características sensoriais médias — acidez, tanino e teor alcoólico. 

A uva tem cachos de tamanho médio e formato cônico, na uva Malbec sentimos toque de figo, café, tabaco, chocolate e baunilha. O vinho, entretanto, pode ter rótulos para consumo imediato, ou ainda, os rótulos mais sérios que são envelhecidos em carvalho. 

Os rótulos mais jovens são aqueles que possuem aromas de frutas vermelhas, como a ameixa e cereja, o Malbec produz vinhos tintos e vinhos rosés, estes últimos prendem a atenção até dos enólogos mais experientes devido a sua cor rosada.  

Harmonização – vinho malbec italiano

O vinho Malbec italiano, apresenta uma personalidade única, podemos experimentar diversas variedades. Com isso, desenvolvemos uma experiência gastronômica perfeita, não esqueça de escolher os pratos apropriados para cada tipo de vinho.

Confira agora, esta imensa jornada de sabores, veja quais as melhores combinações de Malbec, para cada prato:

Vinho Malbec Italiano

Jovens e Frutados: Por serem frescos, estes Malbecs devem ser combinados com pratos leves, assim, não há como sobrepor com os aromas de frutas vermelhas e negras; Deve ser harmonizado com: Saladas, carnes brancas grelhadas, pizzas com molhos leves, massas com molhos frescos (tomate, pesto).

– Evoluídos em Carvalho: Há uma certa complexidade adicional de especiarias, chocolate e baunilha, é necessário combiná-los com pratos com mais estrutura, neste caso, indicamos: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas (cordeiro, picanha), massas com molhos encorpados (ragù de carne), queijos maturados (parmesão, provolone), risotos de cogumelos ou carne seca.

Reserva e Gran Reserva: Podem combinar com: Carnes de caça (javali, coelho), pratos com especiarias (curry, pimentão), queijos duros e pungentes (gorgonzola, pecorino), trufas negras.

Rosé: a harmonização indicada é: Saladas caprese, peixes grelhados, frutos do mar (camarão, lula), aperitivos leves (bruschetta, embutidos).

– Espumante: é perfeitamente indicado para: Canapés, frutos do mar, sobremesas leves à base de frutas.

Dicas Extras – vinho malbec italiano

Para não errar nas combinações, também é importante seguir as outras dicas que apresentaremos a seguir:

  • Consulte o peso do vinho: os Vinhos Malbec, quando são mais encorpados, podem harmonizar melhor com pratos robustos. Já os vinhos leves, são recomendados para pratos mais delicados;
  • Cuidado com relação à acidez do vinho: O Malbec tem uma acidez equilibrada que pode combinar com carnes vermelhas e molhos à base de tomate;
  • Saiba se aventurar: É importante aprender a experimentar, para conseguir criar combinações diferentes. Queijos azuis criam um paladar agradável com o Malbec frutado, por exemplo.

Caso tenha dúvidas com relação ao processo de harmonização com Malbec, não deixe de conferir as inúmeras sugestões que você pode encontrar na internet, o Malbec é um vinho versátil e pode combinar com vários pratos. 

Conclusão 

Portanto, o vinho Malbec Italiano é um clássico da viticultura europeia, afinal, o cultivo desta uva começou neste continente e ganhou a América do Sul através da Argentina, os principais tipos possuem aromas e características próprias. O Malbec é um vinho que pode ser oferecido em diversas ocasiões, desde uma simples reunião de família a um evento sofisticado.

É importante que os organizadores do evento tenham cuidado com a harmonização, para isso, estude os perfis dos convidados, não deixe de experimentar as dicas de harmonização que colocamos no artigo.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado