Robert Mondavi: A visão que revolucionou a indústria vinícola americana

Robert Mondavi: A visão que revolucionou a indústria vinícola americana
Imagem de divulgação

O nome que revolucionou completamente a indústria vinícola nos EUA, foi Robert Mondavi. Através da sua paixão, visão e pioneirismo, o cenário do vinho nos EUA modificou-se por completo, graças ao seu trabalho, o vinho californiano agora é reconhecido no mundo todo. 

Mostraremos os pontos principais da história do homem que decidiu ultrapassar as tradições europeias, colocando assim, no mapa o Napa Valley na história mundial do vinho.

A história de Robert Mondavi

Este famoso produtor viveu entre os anos de 1913 a 2008, ele é reconhecido devido a dedicação, paixão, ambição e empenho que mudou a indústria do vinho da Califórnia, Robert chegou à região em 1943, ele foi o pioneiro em toda a indústria norte-americana em vários aspectos.

A chamada pré-vinícola Robert Mondavi Winery, já existia bem antes da sua fundação, no ano de 1933 no cenário pós-Lei Seca em Napa tinham somente 12 vinícolas, nesta época expandiu o mercado de uvas e vinho a granel, este procedimento garantiu um bom faturamento para toda a família.

Após o ano de 1943, a família adquiriu a vinícola Charles Krug, neste tempo, Robert e seu irmão Peter passaram a trabalhar juntos, ambos tinham visões completamente diferentes sobre o negócio. Com o objetivo de aperfeiçoar o seu trabalho, no ano de 1962, Robert partiu para a Europa com sua esposa e conheceu 48 vinícolas.

Nesta viagem de apenas algumas semanas, o casal teve a oportunidade de conhecer as principais vinícolas do continente, por exemplo, Bordeaux, Borgonha, Toscana e Mosel. O casal aprendeu muito sobre a forma de produção artesanal que estas vinícolas já utilizavam, quando chegaram aos EUA, o foco foi desenvolver tecnologias para aumentar a produção.

Foi em  Oakville, que a vinícola de Robert Mondavi finalmente surgiu, no ano de 1966, era chamada de Robert Mondavi Winery. Nesse sentido, as técnicas de fermentação a frio tornaram-se conhecidas em toda a indústria do vinho nos EUA.

Robert também passou a promover as degustações às cegas, para que os clientes pudessem conhecer a qualidade dos seus vinhos. Em 1989, Robert conquistou o prêmio da fundação James Beard pela carreira profissional (Lifetime Achievement), também foi eleito o homem do ano pela revista “Decanter”.

A sua Vinícola

A qualidade dos vinhos da Califórnia passou a ser reconhecida no mundo, graças à região de Napa Valley, o famoso “julgamento de Paris”, em 1976 também revelou ao mundo as qualidades dos vinhos de Robert Mondavi, esta é uma vinícola belíssima que vale muito a pena conhecer.

A família Mondavi tem como patriarca o Cesare Mondavi, um imigrante italiano, este imigrante, por sua vez, comprou algumas terras na Califórnia com o objetivo de comercializar e plantar uvas. No começo, a pequena vinícola em Napa fabricava vinhos de garrafão.

A sua vinícola - Robert Mondavi

O imigrante teve dois filhos, Robert e Peter, que expandiram os negócios do pai no futuro, o mercado de vinhos americano nesta época, era conhecido pelos vinhos de garrafão. Grandes vinícolas como Gallo, por exemplo, produziam em larga escala este tipo de vinho.

Quando o mercado de vinhos começou a se espalhar nos EUA, este não era tão lucrativo para as vinícolas pequenas, com a renovação da vinícola Krug este cenário finalmente passou a mudar. Robert começou a pensar na produção de vinhos de alta qualidade, os irmãos se separaram e cada um criou a sua vinícola.

O mercado vinícola expandiu-se por completo, surgiu uma equipe especializada em viticultura e vinificação, assim, foi possível extrair o potencial da uva, além disso, surgiram os tanques de fermentação a frio e rolhamento a vácuo, a indústria começa a utilizar as barricas de carvalho francês e diversas técnicas que conhecemos atualmente. 

A notoriedade desta vinícola ocorreu graças ao Cabernet Sauvignon, no ano de 1975, foi neste ano que a vinícola iniciou o processo de exportação dos seus vinhos, o vale do Napa melhorou sua reputação com a ajuda do Barão Phillipe de Rothschild, ambos cooperaram para a produção de um vinho super premium.

Principais tipos de vinhos – Robert Mondavi

A vinícola foi a pioneira ao receber o prêmio da Agência de Proteção Ambiental da Califórnia, seu trabalho é composto por uma equipe de enólogos e ocorre em parceria com a Napa County Resource Conservation District. 

Principais tipos de vinhos- Robert Mondavi
Imagem de divulgação

Através desta parceria, são desenvolvidos muitos workshops que abordam temas como: 

  • Conservação da água;
  • Melhoria da qualidade do solo;
  • Cultivo de cobertura;
  • Controle de erosão;
  • Manejo de pragas.

Graças à constante preocupação com qualidade, a vinícola Robert Mondavi desenvolveu um portifólio completo de vinhos, conforme mostraremos abaixo:

 

Vermelho – Robert Mondavi

A curadoria de vinhos tintos elaborada pela Napa Valley, é uma das mais bem avaliadas pela crítica em todo o mundo, todas as garrafas possuem frutas de extrema qualidade, as frutas que são utilizadas na produção são:  Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Red Blends.

Um dos melhores vinhos desta coleção é o 2021 The Estates Red Blend Oakville, trata-se de um vinho premiado, com os seguintes aromas: Black Cherry, Blackberry, Blueberry, Ameixa, Especiarias de Panificação.

Branco

Para a coleção de brancos, podemos incluir: Rosé, Fumé Blanc, Chardonnay, espumantes, também podemos escolher vinhos para sobremesa, uma das uvas utilizadas para a produção é o Chardonnay, por exemplo, 2021 As Propriedades Chardonnay Carneros. 

Camada 

Dentro da coleção de camadas, podemos dar destaque para 2021 Sparkling Rosé Napa Valley, sendo que suas notas de prova são: Frutas de caroço cítrico, Pitada de Doçura.

Exclusivos da vinícola 

Esta é uma coleção dedicada para aqueles que desejam preparar uma degustação em casa ou no restaurante, contudo, podem ser também uma opção perfeita para um presente de aniversário. 

Conclusão 

Portanto, Robert Mondavi proporcionou um legado único para a indústria de vinhos dos EUA. Por ter um espírito inovador, Robert ajudou a criar muitas técnicas que agilizam o processo de fabricação do vinho. Estes métodos de fabricação estão atravessando gerações de enólogos e apreciadores de vinho, pois permite buscar qualidade, excelência e inovação.

Veja quais foram os legados mais úteis deixados por Mondavi:

  • Desenvolveu a produção de vinhos variados com excelente qualidade no estado da Califórnia;
  • Contribuiu para a produção de vinhos californianos exportando-os para o mercado internacional;
  • Auxílio em pesquisas e inovação para criar ferramentas e métodos para o segmento;
  • Desenvolveu a profissionalização da indústria vinícola americana;
  • É uma completa fonte de inspiração de novos enólogos e apreciadores de vinho.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado