Vinho para Massas: como escolher o vinho certo?

Vinho para Massas: como escolher o vinho certo?

Mostraremos como combinar vinho para massas, esta é a combinação ideal para quem deseja proporcionar uma experiência gastronômica inesquecível, as massas são perfeitas para um jantar especial, ou então, para uma noite romântica, assim, temos a flexibilidade de escolher massa de qualquer cor para harmonizar com quase todos os vinhos. 

As massas e vinhos para a enologia, são as combinações mais agradáveis, por isso, exploraremos a arte para escolher os vinhos ideais e acompanhar as massas, dessa forma, a sua refeição deve proporcionar um prazer gastronômico inesquecível para seus convidados.

Vinhos para Massas: Uma exclusiva combinação de sabores

Se você ainda não sabe o que oferecer aos convidados, certamente vinho e massa podem se tornar uma combinação única, para não errar na escolha, não se esqueça que o segredo está no molho. Afinal, sabemos que o molho facilita a escolha do rótulo para a harmonização.

Para acertar nessa combinação, devemos considerar fatores como: acidez, o corpo e o caráter tânico do vinho. Existem vários tipos de molhos, ensinaremos como combinar com os principais molhos que são servidos nos melhores restaurantes.

Molho vermelho 

Para fazer o molho vermelho legítimo, devemos utilizar o tomate, também pode ser chamado de sugo, esta é a melhor opção para preparar receitas italianas, este molho é útil para acompanhar diversas receitas de massas simples, por exemplo, espaguete, com recheio, como agnolotti, ou ainda, com batata ou mandioquinha, como o nhoque.

Os vinhos tintos de corpo médio e com aromas frutados são a opção perfeita para o molho vermelho, para esta finalidade, o vinho italiano é recomendado por sommeliers de todo o mundo. 

Molho Branco ou Molho de Queijo – vinho para massas

Este é um molho que possui uma textura cremosa, além disso, há um bom teor de gordura, os vinhos brancos como a uva Chardonnay, podem equilibrar as características que este molho possui. Por outro lado, para o molho com 4 queijos, devemos combinar com a uva Syrah.

Molho de frutos do mar

Para estas massas, é importante ter muito cuidado, pois os vinhos rosés frutados podem valorizar, por exemplo, o camarão. 

Vinhos Tintos: É indicado para massas ricas em sabor

Para acompanhar o molho sugo, podem ser oferecidos os vinhos tintos suaves e aveludados, para equilibrar a acidez do tomate, é necessário que estes vinhos sejam encorpados, além disso, eles devem ter boa acidez, o vinho Villa Antinori Rosso é uma excelente sugestão.

 Vinho para Massas: como escolher o vinho certo?

Este vinho contém os aromas de frutas vermelhas, cerejas e ameixas, incluindo os frutos silvestres e hortelã.

O que combina com as massas recheadas?

Para saber como combinar o vinho para massas, não podemos esquecer das massas recheadas, o ravioli de queijo, por exemplo, pode harmonizar com Chardonnay, este é um vinho encorpado com notas de frutas tropicais, também há um toque amanteigado.

Este vinho proporciona uma dança de sabores no paladar, pode ainda, oferecer uma perfeita experiência gastronômica. Abaixo, apresentaremos mais um exemplo de combinação com massas recheadas:

– Barbera com Canelone de Carne: O tinto Barbera é um famoso vinho italiano, possui notas de frutas vermelhas e taninos macios, devido às suas características, este vinho combina com pratos de massa e carne.

A acidez do vinho ajuda a equilibrar a gordura que está presente na carne e no canelone, através da estrutura do vinho, é possível realçar o sabor da carne e do molho de tomate. 

Combinando massa ao molho pesto – vinho para massas!

Este famoso molho italiano foi criado na cidade de Gênova, na Itália, os principais ingredientes que compõem a receita verdadeira são:  azeite, alho, manjericão e queijo. Este nome vem da palavra italiana “pestare”, que quer dizer bater ou moer. 

Existem diversas opções de vinhos que podem harmonizar com este molho, abaixo, mostraremos algumas dessas opções:

– Sauvignon Blanc com Pesto: O Pesto combina muito bem com este vinho, por sua vez, esta é uma das variedades de uva branca mais populares do mundo, as notas de ervas podem facilitar a harmonização com o Pesto. 

-Vermentino com Pesto: Na cidade de Gênova, muitos pratos são feitos com pesto, dessa forma, os pratos com este molho combinam com vinho da Ligúria, o Vermentino é considerado um dos melhores vinhos desta região.

– Trebbiano com Pesto: Esta variedade de uva é uma das mais plantadas em todo o território Europeu, na Itália e na França, há uma mistura de vinhos brancos que são Trebbiano.

– Vinho Tinto com Molho Pesto: Por conta dos sabores frescos e brilhantes, o Pesto também combina com o vinho branco, você também pode procurar por vinhos que tenham notas de ervas e sabores verdes.

– Carménère com Pesto: Esta é uma uva com corpo médio e que possui acidez no ponto certo, o pimentão verde e sabores de ervas, juntamente com o manjericão, ajudam a acentuar o sabor do vinho. 

Dicas para harmonizar com massas picantes – vinho para massa

Para harmonizar vinhos com pratos picantes, é importante pesquisar sobre as características desses vinhos, no caso destes pratos, podemos escolher vinhos brancos leves e aromáticos. Nesse sentido, os melhores vinhos para os pratos picantes são: Riesling, Gewürztraminer e Torrontés.

Dicas para harmonizar com massas picantes - vinho para massas

Também é importante consultar se existem a presença das notas de frutas, outra sugestão de vinhos para combinar com qualquer prato picante podem ser vinhos rosés e espumantes brut. 

Sobremesas: como complementar uma refeição com massas?

Para finalizar uma refeição com massas, você deve escolher uma sobremesa que seja sofisticada e delicada. Veja um exemplo, o Tiramisú é uma sobremesa que combina com massa, para complementar, escolha os vinhos Portos, Madeiras e Moscatéis.

A lista para as sobremesas que combinam com massas é extensa, ainda assim, podemos citar Panna Cotta e, assim por diante. Dessa forma, para combinar vinho para massas, é necessário conhecer qual o molho será utilizado para o preparo dos pratos, a mesma regra deve ser utilizada para a sobremesa.  

Conclusão 

Portanto, a harmonização de vinhos para massas nos proporciona uma experiência sensorial única. Dessa maneira sentimos que os aromas, texturas e sabores formam uma sintonia inexplicável. Com todos esses ingredientes, oferecemos uma jornada gastronômica para aqueles que desejam obter novas combinações, os momentos à mesa podem se tornar nos melhores momentos.

Por fim, tenha sempre o cuidado de compor o cardápio que será servido aos seus convidados, seja para uma reunião com amigos, ou para um evento corporativo, estude sobre as características dos vinhos para não errar na combinação.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado