Vinhos da Serra Gaúcha que Você precisa Provar!

Vinhos da Serra Gaúcha que Você precisa Provar

Os vinhos da Serra Gaúcha sempre são uma boa pedida, especialmente se você estiver bem acompanhando. Mas, com tantas opções disponíveis, quais são os melhores vinhos desta região? Existe algum em especial que vale a pena experimentar?

Lógico que sim! Os vinhos do Rio Grande sempre foram conhecidos pela sua nobreza e sabor inconfundível, pensando e para facilitar na sua escolha, reunimos aqui uma pequena lista de vinhos gaúchos que certamente vale muito a pena experimentar, confira!

Vinicultura no Brasil

A vitivinicultura brasileira foi iniciada no estado do Rio Grande do Sul, e mesmo com a cultura da uva dedicada para vinhos ser expandida para outros estados, a serra gaúcha se mantém como o coração do melhor vinho brasileiro.

A região também investe bastante no enoturismo, onde o turista pode passear por roteiros como o Vale do Vinhedo.

Na região, o turista e apreciador de vinhos pode visitar mais de dez vinícolas da Serra Gaúcha dependendo do traço histórico e produtivo dedicado ao vinho.

Sabemos que em outras regiões do Brasil, incluindo a do Nordeste, há uma intensa produção de vinhos de qualidade. Mas, no Rio Grande do Sul, mais notadamente na Serra Gaúcha, temos acesso aos tipos de vinhos mais tradicionais e com um gosto similar aos melhores vinhos argentinos e italianos.

Vinhos da Serra Gaúcha

Aninhada nas colinas onduladas do sul do Brasil, a região vinícola da Serra Gaúcha vem produzindo vinhos de alta qualidade há mais de um século. 

Os solos arenosos e o clima fresco da região são ideais para o cultivo de uvas, e os vinicultores locais aperfeiçoaram a arte de elaborar vinhos de classe mundial. 

Desde os vinhos brancos crocantes até os tintos ricos, a região da Serra Gaúcha oferece algo para todos. E com mais de 200 vinícolas para escolher, com certeza haverá uma garrafa de vinho perfeita esperando por você. 

Portanto, da próxima vez que você estiver com vontade de algo especial, procure uma garrafa de vinho Serra Gaúcha. Você não ficará desapontado.

Quando verificamos os vinhos da Serra Gaúcha é bastante comum que as bebidas sejam elaboradas com métodos únicos e diferenciados, incluindo o processo no qual a fermentação ocorre dentro da própria garrafa.

Os vinhos fabricados nesta região são preciosos e com um planejamento que avalia o plantio do vinhedo e a inclusão de sistemas de mecanização.

Em média, a safra considera 85% do volume do caldo em sua composição do ano a ser informada em cada garrafa do produto final.

A seguir apresentamos as principais marcas de vinhos que você pode conhecer.

1- Vinho Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg

Vinhos da Serra Gaúcha - Vinho Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg

Esta é uma das marcas de vinho mais conhecidas da região, o Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg é um vinho branco e vegano, e por se tratar de um vinho jovem apresenta textura e gosto mais ácido, fresco e pontiagudo.

É uma bebida feita com uvas alemãs conhecidas como Johannisberg, que mantém complexidade e elegância ao vinho.

2- Vinho Estância Paraizo Don Thomaz y Victoria Cabernet Sauvignon

Vinhos da Serra Gaúcha - Vinho Estância Paraizo Don Thomaz y Victoria Cabernet Sauvignon

Para a pessoa que procura por um vinho potente, a marca “Estância Paraíso Don Thomaz y Victoria é o mais indicado. Ele mantém o nome dos irmãos Victoria e Thomaz que até os dias atuais administram a Estância Paraízo ao lado do pai Don.

Trata-se de uma bebida elaborada em um vinhedo cuja plantação foi iniciada no ano de 2000, com 380 metros de altitude.

3- Vinho Dunamis Gran Reserva Cabernet Franc

Vinho Dunamis Gran Reserva Cabernet Franc

Esse vinho está entre os vinhos da Serra Gaúcha mais procurados, sendo elaborado com uvas históricas de 2018, ano no qual o clima foi bastante seco e com temperatura mais amena.

Esse clima, na época, possibilitou um processo de amadurecimento mais pleno ao vinho com alta concentração de açúcar. Essa marca de vinho mantém a excelência de um vinho brasileiro.

Vale ressaltar que foi elaborado sendo mantido por vinte meses em barricas americanas e francesas de primeiro e segundo uso.

4- Espumante Batalha Brut

Espumante Batalha Brute

Estamos falando de um espumante fabricado com 100% das uvas Chardonnay por meio de métodos tradicionais contando com uma segunda fermentação dentro da própria garrafa em um processo que durou 18 meses mantendo pleno contato com a levedura.

Ao provar um Batalha Brut percebemos características únicas relacionadas à consistência, intensidade e aroma mais leve.

A marca do “Batalha” já recebeu os seguintes prêmios:

  • Medalha Gold Wines of Brazil 2020. 19° no Top 20 Nature;
  • Medalha de ouro ViniBraExpo 2019;
  • Medalha de Ouro na grande prova de vinhos do Brasil 2016;
  • Medalha de Ouro pelo júri dos enófilos no concurso Brinda Brasil em Brasília em junho de 2016.

Esse espumante surgiu a partir do legado deixado por Isadora Hermann Potter e com o plantio da Vinícola Guatambu que logo lançaria o Isadora Rosé Nature, um espumante mais denso.

5 – Gran Terroir Serra Gaúcha Reserva Malbec Especial

Permita-me puxar um pouco para a minha sardinha, rsrs! Gostaria de falar um pouco da Vinícola Gheller. Situada em Guaporé, na Serra Gaúcha, a vinícola possui vinhedos próprios e ainda trabalha com processos manuais que vão desde a plantação, a colheita manual com seleção de cachos, passando pela vinificação, pelo engarrafamento até a expedição do produto.

Vinhos da Serra Gaúcha - Gran Terroir Serra Gaúcha Reserva Malbec

Conhecendo à Serra Gaúcha ou escolhendo um bom vinho da região vale a pena experimentar o Gran Terroir Serra Gaúcha Reserva Malbec.

Este vinho é uma reserva especial de Malbec, envelhecida por 12 meses em barris de carvalho francês, o mesmo utilizado na região de Bordeaux, na França.

Mas porque incluir este vinho na nossa lista? Primeiro porque é feito completamente na Serra Gaúcha, segundo, ainda é produzido usando processos manuais e, terceiro, porque o preço é bem atrativo!

Variando na casa de R$ 60,00 a R$ 70,00 reais, o que permite a qualquer pessoa degustar um delicioso e de vinho de qualidade. Não à toa, ficou no 5º lugar no prêmio Top Malbec Brasileiro, organizado pela Vini Bra Expo!

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais vinhos da Serra Gaúcha, considerando a qualidade da marca, da bebida, da vinícola e do roteiro dedicado ao enoturismo.

Lembrando que as atividades produtivas na região permanecem ativas durante o ano inteiro em qualquer estação do ano. O verão marca o período da colheita da uva, e no período do inverno e outono a região passa pelo processo de degustação.

De todo modo destacamos o processo diferenciado de fermentação pelo qual as bebidas são submetidas para gerar um sabor mais intenso.

A Serra Gaúcha oferece bons vinhos, ótimos roteiros dedicados para o enoturismo e paisagens inesquecíveis para os apreciadores de um bom vinho e de uma boa viagem feita por famílias e casais. Aproveite!

Um forte abraço do seu Querido Amigo Malbec Gramado!!!