Malbec Argentino ou Francês: o que saber antes de comprar?

Malbec Argentino ou Francês: o que saber antes de comprar?

As vinícolas argentinas e francesas são consideradas as melhores do mundo, por isso, mostraremos algumas informações sobre o Malbec argentino ou francês, o que devemos avaliar antes de comprar, quais as características de cada vinho e, assim por diante A Malbec é originária de Bordeaux, no entanto, seu desenvolvimento ocorreu na região francesa de Cahors. 

A Malbec foi transferida para a Argentina no ano de 1852, atualmente o Malbec tem uma diversidade muito superior na Argentina, muito mais do que na própria França. 

O que é um vinho Malbec?

Todo o rótulo Malbec possui uma coloração intensa, é uma cor muito parecida com a uva natural, a uva Malbec tem uma ótima acidez, apresenta taninos macios, é amadurecido em carvalho e possui as características da sua região produtora.

A Malbec é de origem da Bordeaux, geralmente, apresenta as seguintes características: complexos, encorpados, frutados, amadeirados, tintos marcantes e até mesmo rosés e espumantes leves. A região de Mendoza é um dos principais produtores, além das regiões Chile, Austrália e Nova Zelândia.

Malbec argentino ou francês 

Na Argentina, encontramos um extenso espaço de uvas Malbec plantadas, esta uva ultrapassa apenas a Cabernet Sauvignon, neste país temos terroirs diferentes, que podem oscilar conforme as regiões de Mendoza, Salta e Catamarca, e Patagônia.

Por outro lado, a Malbec é conhecida na França como Côt ou Auxerrois, estes vinhos têm as seguintes características: cor densa, comumente há maior acidez natural, com aromas de violetas, frutas negras, baunilha e especiarias. Abaixo, apresentamos outras características importantes dos dois estilos de uvas:

Características do Malbec Argentino 

Apesar de ser uma casta originalmente francesa, cultivada em Cahors e Bordeaux, através da uva Malbec são produzidos os famosos vinhos tintos, estes são vinhos encorpados, com nível médio de taninos e acidez, seu aroma é frutado com frutas negras e maduras, como as amoras, por exemplo.

Além disso, também encontramos ameixa preta; especiarias, como cravo-da-índia, baunilha e pimenta; e nuances florais de violeta. No vinho tinto, percebemos uma coloração vermelha escura, também há a presença dos reflexos roxos.

– Espumantes e rosés Malbec: Na Argentina, é possível encontrar exemplares mais suaves, que possuem menos taninos, incluindo versões de espumantes e rosés. A versão rosé tem uma boa estrutura de corpo, com aromas de frutas frescas a frutas maduras. 

Estes espumantes são frutados e frescos, o método de fermentação utilizado é o Tradicional ou Charmat, na Argentina o território é ocupado com 60% da produção dessa uva.

Características do Malbec Francês – Malbec Argentino ou Francês

A Malbec francesa não é aceita com facilidade como na Argentina, em 1971, a casta conquistou o título de AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), na França é obrigatório fabricar este vinho com 70% de Malbec e os outros 30% de Tannat e Merlot.

 Malbec Argentino ou Francês: o que saber antes de comprar?
Imagem de divulgação

Por isso, pode apresentar as características escuro, encorpado e seco, com aromas de frutas, também sentimos as notas de baunilha, na região de Bordeaux é um vinho incluído no corte bordalês, juntamente com as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot.

No sul da França, também é incentivado a produção de Malbec para a produção de monovarietais, por exemplo, o  Ensedune Malbec.  

Diferença de sabores 

O vinho tinto Catena Zapata, por exemplo, que é um clássico argentino, tem sabores frutados de frutas negras e vermelhas, o envelhecimento ocorre em barricas de carvalho francês, sentimos ainda, a presença de notas de baunilha e chocolate amargo.

Para o Malbec Francês, percebemos as características: Vinhos frutados, densos, macios, sua cor cereja. Apresenta aromas de frutas vermelhas, como cereja, morango e framboesa, seus perfumes podem ser florais.

Técnicas de vinificação de cada um 

Mostraremos quais são as técnicas de vinificação para cada tipo de Malbec, Malbec Argentino ou Francês, confira:

– Malbec Argentino: É utilizado 20% dos cachos inteiros com 80% das bagas inteiras, estas são carregadas de modo manual em barricas de carvalho francesas, a fermentação acontece 100% em barris com 500 litros num período de 17 a 28 dias. 

– Malbec Francês: A vinificação ocorre através do processo de maceração curta, dessa forma, o suco entra em contato com as cascas, num prazo de 14 horas.

Terroirs 

O terroir pode variar conforme a região de produção, para o Malbec Argentino, por exemplo, a uva é de fácil adaptação, conseguiu se desenvolver em diferentes terroirs argentinos, o país abrange 60% desta produção, nas regiões portenhas com menor altitude, estes vinhos possuem mais corpo e fruta preta mais presente.

Por sua vez, na Cordilheira dos Andes, o clima é desértico, a leste dos pampas, é utilizado a irrigação de água, de maneira geral, o Malbec Argentino tem as características: corpo, alto nível de álcool e taninos fortes, nas regiões de maior altitude, os vinhos são elegantes com aromas frescos e florais.

Já o vinho francês de Cahors, é um vinho escuro, encorpado e seco, com aromas de frutas bem presente, o mar Mediterrâneo tem um clima quente e seco, seus vinhos são equilibrados, de cor rubi brilhante, além disso, contém aromas de fruta em geleia, florais e notas de carne. 

Como escolher um bom Malbec? 

Somente observando os rótulos podemos descobrir se é um Malbec argentino ou francês, afinal, ambos apresentam características e sabores diferentes, no caso do Malbec argentino, as características sensoriais podem ser: 

  • acidez – média;
  • tanino – médio;
  • fruta – média;
  • álcool – médio.

Os países onde há o cultivo do Malbec são: Argentina, França, Estados Unidos, Chile, Itália, Nova Zelândia, para descobrir se é realmente um vinho legítimo é necessário conferir as informações do rótulo e checar com o site do fabricante, também é importante conferir se o vinho possui algum selo de premiação e selo de qualidade.

Harmonização

Após escolher entre Malbec argentino ou francês, é necessário identificar qual será o tipo de evento e os pratos que serão oferecidos, assim, é possível realizar uma ótima experiência enológica para seus convidados, veja abaixo as combinações para cada tipo de vinho:

– Malbec Argentino: este vinho pode combinar com chorizo, asinhas de frango, Cassoulet, Legumes, chocolate 70%. 

Harmonização- Malbec Argentino ou Francês

– Malbec Francês: combina de modo geral com carnes vermelhas, especificamente o francês pode combinar com aves e queijos. 

Marcas mais famosas – Malbec argentino ou francês

O velho e o novo mundo apresentam excelentes marcas de  Malbec argentino ou francês, que você pode oferecer aos seus convidados, veja agora, algumas marcas famosas:

– Vinho Francês Malbec Du Prince de Danemark: Trata-se de um tinto seco, que pertence à vinícola Château de Cayx, o seu amadurecimento acontece 2 meses em barricas de carvalho, a temperatura de serviço deve ser em torno de 16° a 17°C.

– LA VIMINIERE MALBEC: É resultado de um processo de vinificação moderno, tem as características: a qualidade dos taninos, o corpo, os sabores e o frescor, os aromas são:  maduras, tabaco louro e especiarias apimentadas.

– Garanta sua garrafa do Catena Zapata Malbec Argentino 2020: Os vinhos da adega Angélica Zapata são conhecidos pelo alto custo, devem ser utilizados apenas em ocasiões especiais, somente a safra de 2020 conquistou cerca de 98 pontos de James Suckling.

– Vinho Tinto Argentino Toro Centenario Malbec – 750Ml: Este é um vinho com coloração avermelhada, reflexos violáceos intensos com aromas frutados, incluindo ameixas e cerejas, o tanino é arredondado com final longo e equilibrado.

Conclusão 

Portanto, o Malbec argentino ou francês são ótimas opções para qualquer ocasião, no entanto, nunca é demais lembrar que, se você está elaborando um evento é fundamental fazer um checklist para acertar os gostos dos convidados, pois sempre tem aqueles que preferem o Francês e aqueles que gostam do Argentino.

Para não errar na harmonização, estude sobre as características de cada um, afinal, são de países diferentes e com terroirs diferentes que interferem diretamente nos aromas e sabores.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado