Melhores vinhos do Nordeste que você precisa conhecer!

Melhores vinhos do Nordeste que você precisa conhecer

Nos últimos anos, o Nordeste brasileiro se tornou um dos grandes produtores de vinhos do país, com uvas selecionadas e bebidas encorpadas, o vinho tornou-se nordestino tem hoje uma grande variedade de opções. Mas afinal, quais os melhores vinhos do Nordeste? Vale a pena experimentar? Tem tanta qualidade assim?

O vinho Nordestino

Muita gente acha que só existem bons vinhos no estrangeiro ou oriundos de regiões mais frias, porém, os produtores nordestinos oferecem um tipo de vinho diferenciado que pode acompanhar diferentes tipos de pratos e ocasiões.

Atualmente, a região do Nordeste brasileiro tem alcançado cada vez mais destaque pela cultura de seus vinhedos e intensa produção de vinhos e espumantes. 

Podemos encontrar a vitivinicultura presente com grande força no Vale do Rio São Francisco entre as regiões dos estados de Pernambuco e Bahia. Mesmo sendo uma região de clima semiárido, os produtores conseguem cultivar vinhedos com grande qualidade.

As vinícolas que estão fazendo a diferença

Quando visitamos os municípios pernambucanos de Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, percebemos que a produção de uva e de vinho é bastante intensa, principalmente com os produtores podendo contar com o processo de irrigação do Rio São Francisco.

As vinícolas que estão fazendo a diferença

Sendo assim, os vinhos produzidos no Nordeste brasileiro apresentam características que os tornam únicos em comparação com os vinhos produzidos em outras regiões do Brasil e do mundo.

Em virtude do clima ser mais quente, as uvas conseguem amadurecer de forma mais segura e oferecer um teor mais açucarado, assim como encontramos nos vinhos do Vale do São Francisco.

Atualmente, as vinícolas mais conhecidas estão localizadas em Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, ambas no estado de Pernambuco, e em Casa Nova e Curaçá, no estado da Bahia.

São regiões que produzem bastante vinhos e atraem muitos turistas brasileiros e estrangeiros. No Vale do São Francisco os produtores contam com a uva Tempranillo e com a uva Syrah

Nos últimos anos, foram implementadas as uvas Aragonês, Alicante Bouschet, Sauvignon, Cabernet e Touriga para a produção de vinhos tintos.

Por outro lado, para a produção de vinhos brancos foram introduzidas as uvas Canelli e Chenin Blanc. Marcas como Terra Nova, Vinhas do Morro e Rio do Sol estão entre os líderes de mercado.

Os melhores vinhos do Nordeste

A seguir, apresentamos a lista das principais vinícolas que são responsáveis pela produção das principais marcas de vinho na região e, com certeza, estão entre os melhores vinhos do Nordeste.

1 – Vale do São Francisco

Quando falamos no Vale do São Francisco nos referimos a uma região entre Bahia e Pernambuco, onde encontramos vinhedos em meio a um tipo de clima seco da Caatinga.

Melhores vinhos do Nordeste que você precisa conhecer

Para conseguir produzir vinho nesta região, os produtores locais contam com uso de técnicas de irrigação relacionadas com a proximidade do Rio São Francisco, o Velho Chico, que tem ajudado os produtores a prosperar bastante.

2 – Lagoa Grande

No estado de Pernambuco também encontramos a região de Lagoa Grande. Nessa região está situada a vinícola Rio Sol, uma das principais marcas de vinhos da região e do Brasil.

A marca Rio Sol produz vinhos e espumantes para o mercado nacional e estrangeiro e já conquistou prêmios de nível nacional e internacional, sendo uma marca pertencente à empresa Global Wines, que possui sede na região do Dão, em Portugal.

A marca também foi a grande vencedora com a medalha de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil de 2020. Os turistas podem conhecer esse vinhedo através de visita guiada à região do Campo, à fábrica, adega e nas áreas de degustação.

3 – Botticelli

Ainda em Pernambuco, encontramos a vinícola de Botticelli cujo nome também é uma das marcas mais fortes do mercado com qualidade reconhecida no Brasil, Europa e EUA.

Essa marca é responsável pela produção de vinhos tintos e brancos, incluindo espumantes especiais com origem na região da estrada da Uva e do Vinho em Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco.

4 – Ouro Verde

No estado da Bahia, também encontramos entre os melhores vinhos do nordeste, e estamos falando da vinícola Ouro Verde, situada a 42 quilômetros da cidade Petrolina, depois do distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova.

Melhores vinhos do Nordeste - Ouro Verde

Essa vinícola é parte da Miolo Wine Group, uma importante marca de vinhos que produz para o Brasil e para o mundo.

Em 2020, a vinícola foi premiada com medalha de duplo ouro no concurso Grande Prova Vinhos do Brasil, pela produção do suco integral do sertão, uma bebida fina, leve e de sabor único.

Na vinícola encontramos uma vasta região cultivada, além de infraestrutura moderna destinada para a fabricação, estoque e vendas.

Existe na vinícola, um roteiro de enoturismo que permite aos visitantes conhecer todas as instalações e roteiros de produção, incluindo setor de degustação.

O mercado

O mercado de vinhos no Brasil e no mundo tem aberto novos caminhos para os melhores vinhos do nordeste brasileiro que costumam ser mais doces e concentrados em comparação aos vinhos importados.

Além de oferecer um preço mais acessível, o vinho nordestino é de alta qualidade e oferece bom sabor e aroma inconfundível para os apreciadores da bebida.

Devemos ainda ressaltar que a produção do plantio de uvas no nordeste para a produção de vinhos no Brasil teria se iniciado nos anos 1960 e alcançado os primeiros passos de amadurecimento ainda nos anos 1980.

A perspectiva para os próximos anos é dobrar a produção de vinhos espumantes na região, especialmente na região do Baixo São Francisco. 

Para isso, o Governo Federal, através do Ministérios da Agricultura, prevê grandes investimentos como a ampliação da transposição do rio São Francisco, mais projetos de irrigação e pesquisas para melhorar a qualidade do vinho.

As principais marcas possuem seus pontos de cultivo e produção em Pernambuco e na Bahia, e aproveitando intensamente o processo de irrigação do solo a partir do Rio São Francisco.

Conclusão

Neste artigo apresentamos as principais marcas e vinícolas dos melhores vinhos do Nordeste do Brasil. Lembrando que um bom vinho não necessita, obrigatoriamente, de receber uma uva cultivada em região alta ou fria para oferecer o melhor sabor.

Malbec Gramado - Vinhos Nordestinos

Com aplicação de novas técnicas de irrigação e de aproveitamento do solo é possível produzir uma boa uva para gerar a melhor bebida seja por meio do vinho tinto ou do vinho branco.

Um abraços do seu Amigo Malbec Gramado!!!