Como organizar uma degustação de vinhos em casa?

Degustação de vinhos em casa

A degustação de vinhos em casa é uma ótima opção para aprender sobre diferentes safras, celebrar uma data especial, ou então, ter um motivo para unir amigos e familiares, este deve ser um momento enriquecedor e prazeroso para todos. 

Sua casa deve ser um ambiente acolhedor para conhecer vários aromas, sabores e histórias, que envolvem as garrafas e taças, garantindo assim, uma experiência inesquecível, aprimorando com isso, o nosso paladar através dos momentos memoráveis. 

Para começar a elaborar a jornada sensorial, mostraremos como planejar e executar uma degustação completa, certamente deve encantar seus amigos e familiares, é o momento perfeito de aprender mais sobre a cultura vinícola.

Como preparar uma degustação de vinhos em casa? Confira 7 dicas essenciais!

A degustação envolve diversas etapas, desde a escolha dos vinhos que serão oferecidos até a lista de convidados, para esta degustação em casa, é recomendado no máximo 8 convidados. Apresentaremos aqui, algumas dicas que podem ajudar iniciantes e experientes.

1.° Primeiramente, escolha a quantidade de amigos

É importante que a lista de convidados seja bem-planejada, todavia, priorize aqueles que possuem apreço pelo vinho, ou ainda, que apresentam o mínimo de conhecimento sobre o assunto, uma série de fatores é necessária para que haja a confraria do vinho na sua residência.

É fundamental que você saiba escolher os rótulos harmonizados com os pratos que serão servidos, nesse sentido, devemos evitar imprevistos, também temos que compreender que há diferenças entre degustar e apreciar. Por exemplo, degustar se refere ao ato reflexivo, onde é necessário envolver técnica, treino e acuidade de sentidos.

Por outro lado, a apreciação trata-se de um exame pessoal, tendencioso (subjetivo), o ato de beber, por sua vez, é mecânico e fisiológico, que inclui aspectos subjetivos e objetivos.

2.° Aprenda a escolher o local adequado

Para realizar uma degustação de vinhos em casa, os proprietários devem escolher o local ideal, com o objetivo de oferecer conforto aos convidados. No entanto, caso não haja espaço suficiente, combine com algum parente ou amigo para disponibilizar um espaço.

Após a escolha do ambiente, é importante que ele seja preparado, afinal, os convidados devem focar somente no momento da degustação e harmonização com os pratos que serão servidos. Por exemplo, para aqueles que gostam da cultura italiana, além de ouvir as músicas dos artistas Laura Pausini e Andrea Bocelli, escolha os pratos como:

  • Antepastos;
  • Arancini;
  • Bruschetta;
  • Presunto de parma, carpaccio e outros embutidos;
  • Burrata e mussarela de búfala
  • Almôndegas
  • Bracciola e ossobuco;
  • Cabrito.

Para a combinação ficar perfeita, escolha os melhores vinhos italianos, das vinícolas mais famosas.

3.° Escolha o tipo de degustação de vinhos em casa

Para aprender sobre as particularidades do vinho, entretanto, os métodos de abordagem mais conhecidos são:  vertical, a horizontal e a comparativa, veja as características de cada uma:

– Degustação vertical: Temos que fazer a análise de diferentes safras para os diferentes vinhos, assim, comparamos as variações que encontramos ao longo dos anos.

– Degustação horizontal: Se refere à degustação dos vinhos da mesma uva, safra e região, incluindo vários produtores, quando fazemos uma abordagem como esta, podemos comparar e contrastar, vários estilos e expressões, dos enólogos e vinícolas.

Degustação de vinhos em casa

– Degustação corporativa: É a mais popular, também abrange a prova de vinhos de diferentes regiões, safras e variedades de uvas, dessa maneira, aprendemos sobre a diversidade dos vinhos, aprimorando nossas preferências pessoais.

4.° A degustação pode ser feita às cegas ou não – degustação de vinhos em casa!

É possível escolher entre os convidados, se a degustação será às cegas ou não, para que não haja conflitos, promova um sorteio com os envolvidos. Com este procedimento, entretanto, o momento da degustação pode tornar-se mais divertido, afinal, os rótulos estão cobertos e cabe aos convidados descobrir de qual vinícola se trata.

5.° Selecione somente os vinhos didáticos

Para que a degustação de vinhos em casa seja perfeita, a escolha dos vinhos e a harmonização são muito importantes, temos que considerar as características como: aromas, taninos, acidez, a casta didática mais conhecida entre os amantes do vinho é a uva sauvignon blanc, também não podemos esquecer da cabernet sauvignon.

Para facilitar a identificação dos taninos, invista em uma garnacha, por sua vez, a sensação de secura e aspereza é comum na região superior da língua, permitindo assim, uma melhor compreensão.

6.° Ordem para degustar 

Ao organizar a degustação de vinhos em casa, é necessário que haja a organização das sequências, por exemplo:

  • Comece com os vinhos mais jovens aos mais envelhecidos;
  • Depois disso, os rótulos mais secos, aos demi-sec e, por fim, os doces;
  • Dos vinhos espumantes, aos brancos, seguido dos rosés e, por fim, os rótulos tintos.

Degustação de vinhos em casa

Quando memorizamos esta sequência, a escolha dos vinhos é mais simples, dessa maneira, podemos elaborar uma lista respeitando sempre as preferências dos convidados.

7.° Cuidado com o rótulo – degustação de vinhos em casa

Este é um procedimento recomendado para todos, o rótulo é necessário, pois facilita a escolha da taça e ainda, orienta o consumidor. Através do rótulo detectamos informações de extrema utilidade, por exemplo, vinícolas de origem, colheita das uvas, ou então, a denominação de origem.

O rótulo, por sua vez, ajuda a testar e interpretar as habilidades do vinho, por fim, não esqueça do detalhe da iluminação e das escolhas das taças, para os vinhos tintos, brancos e espumantes existem taças apropriadas.

Conclusão

Portanto, quando finalizamos a jornada da degustação de vinhos em casa, entendemos que se trata de uma experiência única para os amigos e familiares, não podemos esquecer também de ter cuidado com a temperatura do ambiente. Lembre-se: a temperatura pode prejudicar a qualidade do vinho, por exemplo, se o vinho tinto é servido muito gelado, este, no entanto, perde o sabor original.

Por outro lado, sirva os rótulos brancos nas temperaturas mais baixas, mantendo assim, a sua complexidade aromática e frescor

Seguindo todos esses detalhes, a sua degustação será especialmente uma celebração da diversidade de vinhos, seus amigos e familiares podem fazer uma viagem pelos vinhedos e vinícolas sem precisar sair de casa. 

Se for necessário, escolha juntamente com seus convidados, qual o roteiro que a degustação deve seguir, para isso, selecione as melhores vinícolas do mundo, adicionando os pratos que combinam com cada estilo de vinho.

Um Abraço do seu Amigo Malbec Gramado!!!