O que são Taninos e por que são tão importantes para os vinhos?

O que são taninos

Para quem quer entrar no mundo do vinho e, ainda não sabe o que são taninos, desenvolvemos este artigo para explorar um pouco mais sobre este componente, que podemos encontrar em casca, nas sementes e no engaço das uvas. Os taninos são necessários, pois é através do sabor amargo que as pragas e insetos são afastados.

Esta é uma substância que é produzida de modo natural pelas plantas, incluindo a videira, trata-se de um mecanismo de defesa, que é ativado quando as plantas ainda não estão maduras, para conhecer um pouco mais sobre este componente, acompanhe o artigo abaixo!

O que são taninos?

Estas substâncias são naturais e produzidas por diversas plantas, como a videira, quando um predador ingerir esta substância, para eles o gosto pode ter sabor desagradável – amargo e ressecamento da boca.

Com relação aos vinhos, após serem extraídos são incorporados à bebida, é através deles que a estrutura do vinho é formada, os taninos também ajudam a manter equilíbrio entre a doçura e o álcool do vinho.

De modo geral, funciona como um instrumento de defesa para a planta, as células vegetais que foram rompidas pelo predador devem liberar o tanino, graças ao seu sabor amargo, este componente provoca a adstringência, causando dessa forma, a repugnância no predador.

Tanino nas uvas 

No caso das uvas, encontramos o tanino em cascas, sementes e engaços, tanto os açúcares das uvas quanto o tanino, passam por um processo de amadurecimento, quando alcançam a maturidade, são macios e sedosos.

O que são taninos

Nas uvas viníferas, se a casca é muito grossa, a quantidade de taninos também é grande, veja alguns exemplos abaixo:

  • Cabernet Sauvignon;
  • Tannat;
  • Nebbiolo;
  • Baga;
  • Petit Verdot;
  • Sangiovese Grosso.

Por outro lado, as uvas com as cascas finas originam vinhos que possuem uma estrutura leve e textura mais delicada, como é o caso das variedades: Pinot Noir, Gamay e Cabernet Franc.

Tanino no vinho – o que são taninos?

Para compreender como os taninos são encontrados no vinho, é necessário aprender sobre o processo de vinificação, afinal, todas as etapas da vinificação podem influenciar na tanicidade do vinho, veja as fases mais importantes a seguir:

  • maceração pré-fermentativa;
  • medida do tanque de vinificação;
  • temperatura e tempo de fermentação;
  • forma de “romper” o chapéu;
  • passagem por barricas de carvalho;
  • maceração pós-fermentativa;
  • micro-oxigenação;
  • filtração/clarificação.

Para que serve este componente?

Depois de descobrir o que são taninos, é necessário aprender para que eles servem, a maior função do tanino é desenvolver um vinho com um sabor mais seco, que proporciona a sensação de “amarrar a boca”, esta é uma substância química que pertence ao grupo de fenóis vegetais. 

Os taninos também representam a sensação de adstringência no paladar, quando degustamos um vinho tinto, sentimos a sensação de secura na boca, a adstringência é sentida no momento da degustação, o tanino em alta concentração, traz a longevidade ao vinho.

Principalmente quando está aliada à acidez e aos aromas frutados, as uvas com a casca mais grossa e tânicas são as tintas, sendo que, as mais comuns são:

  • Cabernet Sauvignon;
  • Tannat;
  • Tempranillo;
  • Merlot;
  • Malbec;
  • Nebbiolo;
  • Syrah.

No entanto, as uvas menos tânicas são as seguintes:

  • Pinotage;
  • Gamay;
  • Pinot Noir.

O tanino é encontrado em outras frutas, por exemplo, maçãs, pêras, cravos e chocolates. 

Interferência no tanino de cada vinho – O que são taninos?

Agora que você descobriu o que é tanino, mostraremos quais são os fatores que podem determinar a concentração, confira:

1.° Uva utilizada na vinificação

A uva é o ingrediente base para a composição de um vinho, esta por sua vez, pode ter alta ou baixa concentração de taninos. Podemos citar como exemplo, o clássico Chianti Clássico, este é um típico vinho da Toscana, na sua fabricação, há uma composição das uvas Sangiovese, Colorino e Pugnitello.

Além disso, é um vinho maturado em barricas de carvalho, é um vinho com as características taninos marcantes, acidez pronunciada e corpo médio. 

2.° Processo de amadurecimento da uva 

A fase de amadurecimento é um fator imprescindível, que pode interferir na presença de taninos, se a fruta amadurece muito antes de ser colhida, os taninos acabam perdendo a sua agressividade.

3.° Tempo de contato entre o vinho e a casca 

A fermentação é um outro processo importante na fabricação do vinho, vale lembrar que a fermentação é uma das etapas da vinificação, por isso, quanto maior o tempo de fermentação, mais tânico será o vinho.

4.° Envelhecimento nas barricas de carvalho

O processo de envelhecimento também tem capacidade de influenciar na concentração de taninos, já que o vinho pode receber os taninos que estão na madeira, enriquecendo assim os sabores e aromas dos rótulos.

Como identificar o tanino?

Mesmo que você não seja um enólogo ou um sommelier, é possível identificar o tanino, apenas aprecie as sensações na degustação, podemos detectar com mais facilidade os taninos maduros, por conta da sua textura. 

O que são taninos

Nos rótulos ricos, haverá uma sensação de adstringência e secura na boca em apenas um gole, por outro lado, nos vinhos altamente tânicos, podemos sentir uma leve coceira na língua e na garganta.

Já os rótulos encorpados, apresentam um sabor mais agressivo, é necessário saber que os taninos contém antioxidantes que são grandes aliados da nossa saúde.

Considerações finais – O que são taninos?

Os Sommeliers recomendam que, para facilitar a identificação do tanino, você pode degustar dois vinhos tintos de estrutura diferente, por exemplo, experimente os vinhos Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, este último, por sua vez, não apresenta a passagem em barrica de carvalho ou outro tipo de madeira.

Para dominar o universo dos vinhos, é de extrema importância aprender sobre o processo de vinificação, amadurecimento, além de outros fatores que afetam diretamente o sabor e estrutura do vinho. Para que um vinho possa ser aprovado no teste de qualidade, vários fatores são analisados.

Assim, antes de comprar um vinho, também é necessário identificar para qual momento ele é recomendado, se é indicado para festas, para reuniões mais simples, etc. Cada vinho tem sua característica, que deve ser observada com cuidado.

Conclusão

Portanto, como você já sabe o que são taninos, lembre-se de avaliar os sabores, a textura e a estrutura do vinho, não se esqueça que o tanino influencia fortemente em todas as etapas de vinificação do vinho. O tanino é uma substância química que possui antioxidante, por isso, faz bem para a saúde humana.

Também é importante verificar se na formação do vinho, houve a combinação com mais de uma uva, este processo pode aumentar a quantidade de tanino no vinho.

Um Forte Abraço do Seu Amigo Malbec Gramado!!!