Dizem que o vinho é bom para o coração, Mito ou Verdade?

Dizem que o vinho é bom para o coração, Mito ou Verdade

Muitos especialistas afirmam que o vinho é bom para o coração, mas é importante fazer o consumo com moderação para evitar excesso de álcool no organismo e problemas para outros órgãos como o estômago e os rins. Geralmente, o hábito de saborear uma boa taça de vinho gera um ambiente de prazer, de estar com companhia agradável e poder harmonizar o vinho com um prato da melhor escolha.

Para fazer bem à saúde e ao coração, é fundamental que o vinho seja de qualidade, tendo sido produzido com a fermentação adequada e que o indivíduo evite ingerir alimentos gordurosos ou ricos em sódio.

Por outro lado, até os dias atuais, o vinho é bastante indicado para melhoria da saúde cardiovascular sendo esse tema alvo de diferentes tipos de estudos em universidades e laboratórios de pesquisas.

O vinho é bom para o coração?

Inicialmente, pesquisas realizadas a partir de meados do século XX e aprofundadas no início do atual século XXI tentam observar a ação do vinho na saúde como um todo, analisando como o vinho impacta de forma negativa e positiva no organismo do ser humano.

Considerando os resultados obtidos pelos principais laboratórios de pesquisa dos EUA, Reino Unido e até mesmo do Brasil, está registrado que a bebida pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, redução da pressão , orientar o controle do colesterol e proteger o organismo de diferentes tipos de câncer.

Devemos lembrar que o vinho é fabricado a partir da uva, e a semente da uva encontra proteínas que também se fazem presentes na película da casca do fruto. São capazes de reduzir a lipoproteínas de alta densidade também conhecidas como colesterol LDL, e aumentar o colesterol de baixa densidade, referente ao colesterol HDL.

Dessa forma, a proteína presente no vinho impede a formação de placas de gordura nas artérias e nos vasos sanguíneos, melhorando dessa forma a elasticidade das veias e o ritmo da circulação.

Consequentemente, em todo esse processo temos o impedimento da formação de placas de gordura nas artérias e demais vasos sanguíneos, sem o risco de entupimentos das artérias e surgimento de outras doenças relacionadas ao coração.

Pesquisa realizada em Londres

Dizem que o vinho é bom para o coração - Beneficios

Considerando a pesquisa realizada na Queen Mary University of London, publicada recentemente na revista Nature, o vinho tinto é um tipo de bebida capaz de ajudar na redução da síntese do peptídeo vasoativo, impedindo o desenvolvimento de aterosclerose coronária.

Pesquisa realizada nos EUA

A American Heart Association confirmou que o hábito de ingerir pelo menos meia taça de vinho por dia pode gerar positivos impactos para a saúde, com a possibilidade de reduzir em até 30% o risco de infarto e em até 40% de impedir o desenvolvimento de diabetes.

Pesquisa realizada no Brasil

Segundo o laboratório de pesquisa avançada da USP (Universidade de São Paulo), o vinho atua na melhora da circulação do sangue do corpo, auxiliando diretamente no funcionamento do coração.

O vinho previne o câncer?

Ao sabermos que o vinho é bom para o coração, fica na mente das pessoas que admiram essa bebida se de fato existem benefícios para outras partes do corpo humano ou outras doenças.

Em relação ao câncer, a bebida apresenta proteínas naturais que combatem a multiplicação de células tumorais, que inibem a proteína NF Kappa B que é responsável pela proliferação de células cancerígenas.

O vinho rejuvenesce?

Por ser capaz de melhorar o fluxo de circulação de sangue no organismo e oferecer a ingestão de proteínas naturais, essa bebida pode sim auxiliar no processo de rejuvenescimento ou, pelo menos, evitar o envelhecimento precoce.

Desde que o consumo seja moderado, a pessoa poderá se beneficiar dos fatores naturais da bebida que ajudam a prolongar a aparência da juventude.

Porém, é importante ter atenção ao nível de teor alcoólico e de concentração de açúcar que algumas marcas de vinho podem apresentar no rótulo, pois a alta concentração de álcool gera sobrecargas no estômago e nos rins podendo, além de causar doenças futuras, prejudicar o processo de rejuvenescimento.

De todo modo, sabemos que as pessoas que vivem nas proximidades de regiões produtoras de vinho apresentam alta expectativa de vida, com variação de 45%. Ao mesmo tempo, os polifenóis existentes na bebida, como o ácido gálico e a catequina, são capazes de combater os radicais livres, que automaticamente retardam o envelhecimento através da ação antioxidante.

É bom para a terceira idade

O vinho e o Coração - É bom para a terceira idade

Desde que seja ingerido com moderação e sem abusos, o vinho atua para evitar o envelhecimento, melhora a circulação do sangue e a saúde coronária, além de melhorar o nível de atenção, a capacidade cognitiva, reduz a agitação comum na idade e consegue a redução da incidência de incontinência urinária.

Quem não pode ingerir vinho?

Como falamos anteriormente, é importante ter atenção com a concentração de álcool e de açúcar que pode prejudicar outros órgãos e a saúde como todo, além de caso de pessoas com condições pré existentes que as proíbem de ingerir vinho frequentemente.

Pessoas que apresentam arritmias cardíacas podem ter o quadro agravado ao beber qualquer tipo de bebida alcoólica. Pacientes em tratamento de cirrose hepática, portadores de diabetes dependerão de avaliação médica para verificar se podem ou não beber vinho, além de pessoas que sofram de gastrite e mulheres grávidas.

Estes são os principais grupos de pessoas que não podem ingerir vinho devido a outros quadros de saúde e situação.

Conclusão

Ao buscar saber se o vinho é bom para o coração, é importante verificar o hábito de consumo da bebida, a concentração alcoólica da bebida e se o indivíduo apresenta algum quadro pré existente de problema de saúde.

Sabemos que o vinho tinto apresenta importantes efeitos para saúde e para o coração, porém é fundamental que seja consumido com moderação e harmonizado com alimentos e pratos leves e sadios.

As pesquisas indicam o consumo de duas taças para homens e de uma taça para mulheres, uma vez ao dia. Para pessoas que não podem ingerir bebida alcoólica, a dica é consumir suco de uva natural concentrado, como forma de ter acesso às proteínas existentes na bebida.