Vinhos da Chapada Diamantina: uma mistura de diversidade com qualidade!

Vinhos da Chapada Diamantina - uma mistura de diversidade com qualidade

Os vinhos da Chapada Diamantina conquistaram o paladar dos brasileiros nos últimos anos. Isso se deve à grande variedade de uma região que reúne diversidade geográfica e climática, aliada à qualidade dos vinhos produzidos. 

Saiba um pouco mais sobre a história e os principais produtores dessa bebida tão apreciada!

A Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um destino de ecoturismo e aventura no interior da Bahia. Além dos cânions, grutas e trilhas, o local também é famoso por seus vinhos produzidos com uvas cultivadas nas alturas.

É uma região montanhosa localizada no interior da Bahia, com diversos tipos de terreno e clima. Essas características são ideais para a produção de vinhos, que exigem variedade de solo e temperatura para serem elaborados.

A história da vitivinicultura na Chapada Diamantina começa nos anos 1990, quando o vinho brasileiro ainda era pouco conhecido no país. Porém, a bebida foi ganhando popularidade a partir de 2000, quando vários produtores da região começaram a investir na vitivinicultura.

A Chapada Diamantina hoje é considerada uma das principais regiões vinícolas do Brasil. Os vinhos produzidos na região são reconhecidos pela sua qualidade, sendo comparados a vinhos europeus.

Além disso, os vinhos da Chapada Diamantina contam com o selo de origem da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), que garante a qualidade dos vinhos produzidos na região.

Os vinhos da Chapada Diamantina

A mistura de diversidade com qualidade faz com que os vinhos da Chapada Diamantina sejam únicos! Os principais produtores de vinho da Chapada Diamantina são:

Vinícola UVVA

Esta é uma vinícola familiar que produz vinhos de alta qualidade. Os vinhos da vinícola UVVA são elaborados a partir de uvas cultivadas na própria vinícola, com processos tradicionais.

Vinhos da Chapada Diamantina - Vinícola UVVA

A sede da vinícola fica localizada em uma região única, que possui  as maiores altitudes do Nordeste Brasileiro, o que facilita a adaptação das uvas e cria uma regularidade na colheita. Os seus principais vinhos são:

Petit Verdot – um vinho tinto com sabor frutado e corpo médio produzido a partir das uvas Petit Verdot, possui um ótimo equilíbrio entre acidez e doçura.

O vinho é maturado por 12 meses a uma altitude média de 1150 metros, no coração da Chapada Diamantina.

Cabernet Franc – Maturado por seis meses em barricas de carvalho, este vinho com sabor frutado e aroma tropical é 100% produzido de uvas Cabernet Franc, um especialidade da vinícola desde a sua fundação em 1980.

Diamã – De acordo com os sommeliers da própria vinícola, este nome vem dos primórdios da nossa língua e da nossa história, é uma espécie de sinônimo de diamante.

O nome é perfeito para traduzir um vinho encorpado com sabor e aroma do campo. Maturado por 12 meses em carvalho francês, o Diamã é a estrela da casa e um dos mais consumidos da região, especialmente pelo seu sabor inconfundível.

Vinícola Vaz

Localizada no Morro do Chapéu, a vinícola faz parte do roteiro dos vinhos da região e tornou-se um dos lugares preferidos pelos turistas que procuram sossego e uma boa bebida para contemplar a natureza. 

Os principais vinhos da Vinícola Vaz são:

Vinho Vaz Malbec – Suave, encorpado, com um leve toque amadeirado, o Vinho Vaz Malbec é maturado em barricas de carvalho por 12 meses, mantendo todas as notas de um bom vinho produzido com uvas Malbec.

Em 2019, o Vinho Vaz Malbec foi premiado na 9° edição da Grande Prova Vinhos do Brasil.

Espumante Vaz Brut Blanc – com uma cor leve, tonalidade amarela e perlage fina, este espumante é produzido utilizado o método Charmat com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas na exuberante altitude do Morro do Chapéu na Chapada Diamantina, Bahia.

O Espumante Vaz Brut Blanc se diferencia pelo seu delicado aroma de frutas tropicais e flores, margarida, madre-silva e rosa. Com um sabor bem refrescante, o espumante mantém o equilíbrio da uva sem perder a essência da maturação.

O espumante também foi premiado na 9° edição da Grande Prova Vinhos do Brasil em 2019.

Vinícola Reconvexo

Não podíamos falar nos vinhos da Chapada Diamantina sem incluir a Vinícola Reconvexo. Também localizada no Morro do Chapéu, a pelo menos 1000 metros de altitude, a vinícola faz parte do roteiro cultural da Bahia e oferece aos turistas um lugar sossegado com uma natureza exuberante para apreciar um bom vinho.

Entre os principais vinhos da Vinícola Reconvexo, podemos destacar:

Malbec Vila do Ventura – Maturado por cinco anos em barris de carvalho, o vinho Malbec Vila do Ventura é uma safra de 2021 que homenageia a migração de garimpeiros que chegavam à vila do Ventura no final do século XIX em busca do diamante e carbonado. 

O vinho possui uma cor rubi e aromas de framboesa, cereja, ameixa, chocolate e um toque mineral. Seco, acidez média, tanino médio, álcool médio, corpo médio e final médio. Equilibrado, jovem, frutado e gastronômico, o que reflete bem a resistência e força dos garimpeiros.

Vinícola Santa Maria

Uma vinícola de origem familiar, preocupada em produzir blends mais encorpados e sabores únicos, a Vinícola Santa Maria aos poucos foi conquistando o seu espaço e, hoje, alguns dos seus rótulos estão entre os melhores vinhos da Chapada Diamantina.

Vinhos da Chapada Diamantina - Vinícola Santa Maria

Entre tantas opções que a Vinícola Santa Maria oferece, queremos destacar um vinho em especial:

Vinho Santa Maria – Representante fiel da marca, este incrível vinho produzido a partir das uvas Malbec, possui uma intensa cor rubi, com sabor frutado clássico e, diríamos que, um leve toque mineral. 

Por se tratar de um vinho seco, ele tem acidez e taninos médios, perfeito para harmonizar com queijos ou uma carne magra.

Conclusão

O Nordeste brasileiro vem se destacando mais e mais na produção de bons rótulos, muitos deles já possuem prêmios e reconhecimento pelo cuidado especial na produção e sabores que identificam a vocação do local. 

Os Vinhos da Chapada Diamantina são uma atração à parte, em breve, faremos um artigo mais completo com algumas marcas, vinícolas e rótulos que merecem um lugar de destaque aqui em nosso site.

E você, já visitou a região da Chapada? Conhece algum vinho da região que deveria fazer parte da nossa lista? Fique a vontade para sugerir seus vinhos preferidos, na próxima oportunidade, certamente eles serão incluídos na nossa lista.

Um forte abraço do seu Amigo Malbec Gramado!!!