Aprender como escolher o vinho branco é essencial para quem deseja melhorar suas experiências na cozinha. Além disso, um bom vinho branco é capaz de provocar uma verdadeira revolução gastronômica.
Embora muitas pessoas saibam identificar o vinho branco por meio de sua coloração clara, existem variações que podem fazer a diferença na hora de provar um bom trago.
Inclusive, a título de curiosidade, vale lembrar que existem muitos vinhos brancos que são fabricados a partir de uvas escuras, ao contrário do que muita gente pensa (e acredita que todos são feitos de uvas brancas).
Portanto, para começar a charlar sobre o vinho branco, gostaria de enfatizar que a cor clara decorre da retirada das cascas da uva do mosto, antes mesmo do início da fermentação. Por isso, nesse caso a cor da uva não influencia diretamente na cor do vinho.
Tu também vai gostar de saber: “Como Segurar uma taça de vinho”
Como o Vinho Branco é feito?
Bah, vale dizer que a produção do vinho branco é muito parecida com a do vinho tinto. No entanto, existe uma variação no processo no que se refere à maceração. Nesse sentido, as cascas ficam de fora durante a produção do vinho branco, coisa que não ocorre com o vinho tinto.
Além disso, a prensa das uvas acontece de maneira bem suave. Isso porque, o suco precisa ser todo retirado sem que as sementes sejam esmagadas.
Depois de ocorrer a prensa, toda a parte sólida é retirada, sendo que o suco é filtrado antes de ir para os barris de fermentação.
Comumente, os barris utilizados são de aço inoxidável. Todavia, em alguns rótulos, o vinho fica por alguns meses em barril de carvalho. Isso vai depender do frescor que o trago deverá atingir.
Se o vinho for produzido em temperaturas elevadas, ele será encorpado. No entanto, se for produzido a baixas temperaturas, tende a ser leve e frutado.
Principais Uvas usadas na Produção dos Vinhos Brancos
Ainda que muitas uvas possam ser usadas na produção do vinho branco, algumas delas se destacam. São elas:
- Sauvignon Blanc – Vinho feitos com essa uva podem ser secos, bem como, podem ser doces e frutados. Vinhos brancos feitos com a Sauvignon harmonizam bem com queijos e massas.
- Chardonnay – Aqui temos uma uva muito famosa, tchê. A Chardonnay pode ser usada em diversos vinhos, inclusive nos espumantes. Tu pode harmonizar um vinho branco chardonnay com aperitivos e frutos do mar.
- Riesling – Uma uva aromática que é perfeita para vinhos brancos secos. Ela combina muito bem com carnes brancas e carne de porco.
- Torrontés – Famosa na Argentina, a uva Torrontés produz um vinho branco fresco e aromático. Harmoniza bem com queijos, peixes e aperitivos.
- Viognier – A viognier produz um vinho branco leve, sendo perfeito para o verão. Perfeito também para provar com saladas e frutos do mar.
- Roussanne – Por fim, temos também os vinhos brancos produzidos com a roussanne, que resulta em um vinho encorpado que vai bem com carnes vermelhas.
Não vá embora antes de saber: “Deus do Vinho: Quem foi Baco?”
Dicas do MalbecGramado | Como Escolher um Vinho Branco
Agora gostaria de deixar aqui algumas recomendações sobre como escolher um bom vinho branco:
Ocasião para beber o vinho branco
De prima, pense na ocasião. Isso irá te ajudar a definir qual tipo de vinho branco tu irá escolher, de acordo com os pratos que serão servidos.
Portanto, pense no clima, no horário da refeição e escolha uma garrafa que combine perfeitamente com a situação.
Harmonização
Lembre-se das sugestões de harmonização, pois ela será útil na hora de degustar seu vinho como um profissional.
Para não cometer erros, tu podes escolher um vinho que não seja seco demais, nem intenso demais. Isso pode servir de parâmetro para acertar na escolha e surpreender os convidados!
Avaliação Visual
Também faça sua escolha de acordo com o que está vendo. Existem basicamente, 3 maneiras de avaliar um vinho por meio da análise visual:
- Garrafa – A garrafa precisa estar inteira. Sem lascas e sem brecha para entrar ar. Sempre procure por traços de oxidação, e se acaso houver, descarte essa possibilidade e procure outra garrafa.
- Rolha – A rolha por sua vez, precisa vedar bem o gargalo. Por isso bagual, fique atento se ela não está acima do gargalo, afinal, ela precisa estar rente a garrafa.
- Quantidade de vinho na garrafa – Garrafas de vinho precisam conter uma quantidade exata de líquido. E isso porque, os fabricantes fazem de tudo para reduzir a quantidade de ar em contato com o vinho. Portanto, se o líquido dentro da garrafa estiver muito abaixo do esperado, é sinal de que existe vazamento. Evite-a!
Pronto, agora tu já sabe como escolher um bom vinho branco. Aproveite para compartilhar com os amigos esse conteúdo e continue acompanhando nossas próximas publicações aqui no blog.
Abraços do MalbecGramado!
Deixe a sua opinião