Dúvida: quem tem pressão alta pode beber vinho?

quem tem pressão alta pode beber vinho?

Afinal: quem tem pressão alta pode beber vinho? Preparamos este guia explicativo, com o objetivo de esclarecer sobre os efeitos do vinho sobre a pressão arterial, quais os fatores que devemos considerar, como manter um consumo consciente, para conseguir equilibrar o prazer enológico com a saúde cardiovascular.

Se consumido de modo moderado, o vinho pode ser benéfico para a nossa saúde. Somente no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem com hipertensão, por isso, muitos possuem esta dúvida, então, saiba que o vinho pode proteger as artérias e reduzir a pressão arterial.  

Quem tem pressão alta pode beber vinho? Qual é a relação com a pressão alta?

Se a pressão arterial está alterada, esta pode ser a porta de entrada para diversas doenças cardiovasculares, além disso, pode ter incidência de doença arterial coronariana, cerebrovascular e renal. Aliás, existem diversas pesquisas que comprovam a relação entre bebidas alcoólicas e pressão arterial.

Afinal, sabemos que o álcool possui propriedades vasodilatadoras agudas, assim, se homens e mulheres consomem álcool de maneira moderada a alta, ambos podem desenvolver pressão arterial, isso vale para bebidas como vinho e cerveja, também.

Quando o vinho é benéfico para a pressão arterial?

Caso o vinho seja consumido moderadamente, o vinho traz diversos benefícios ao nosso corpo, o vinho pode ser um grande aliado inclusive para aqueles que possuem doenças crônicas, tudo isso, graças às substâncias como: polifenóis e o resveratrol.

Para quem está se perguntando: quem tem pressão alta pode beber vinho? Segundo o site do Dr Drauzio Varella, é necessário observar a quantidade de vinho que é ingerida por dia, confira o que diz um trecho do artigo do site:

“O consumo excessivo da bebida alcoólica, claramente, eleva a pressão arterial e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas”

Quem tem pressão alta pode beber vinho? Qual é a relação com a pressão alta?

Quais os benefícios do vinho para a saúde do coração?

O vinho tinto e o vinho branco, por exemplo, quando são consumidos adequadamente, podem proteger nosso organismo, por isso, a ingestão moderada deve ser equivalente a 2 taças para homens e 1 taça para mulheres (cada taça com 200 ml a 250 ml).

O vinho para fins medicinais é utilizado há mais de 2000 anos, no entanto, apenas em 1990, esta bebida passou a chamar a atenção dos cientistas, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes trazem benefícios aos seres humanos.

Abaixo, apresentaremos alguns desses benefícios, principalmente para o sistema cardiovascular:

1.° Fortalecimento das artérias – quem tem pressão alta pode beber vinho?

Os polifenóis do vinho e o álcool, podem aumentar a proteção contra doenças cardiovasculares crônicas, como a doença arterial coronariana, o vinho facilita a circulação sanguínea, além disso, impede a formação de coágulos, minimizando com isso, o risco de trombos. 

Também é possível que o consumo do vinho possa minimizar o aparecimento do colesterol ruim (LDL), isso afasta a formação das placas. 

2.° O vinho dificulta o surgimento de alguns tumores 

As substâncias que estão presentes no vinho, podem reduzir a morte precoce por câncer, o vinho faz parte da dieta mediterrânea, todos aqueles que seguem esta dieta conseguem minimizar problemas relacionados ao peso, somente evitando o excesso de gordura no corpo, já conseguimos evitar o aparecimento de 12 tipos de câncer.

3.° Redução total do declínio cognitivo

O vinho funciona como proteção neurológica para o cérebro, este processo ocorre independentemente da idade e gênero, o baixo consumo de álcool pode minimizar os eventos cardíacos, esta teoria é referente à combinação de polifenóis e álcool. Com estas substâncias, os níveis de proteínas são elevados, regulando a sobrevivência de neurônios.  

Benefícios do vinho – parte 2

Os benefícios desta bebida para a nossa saúde são inúmeros, por isso, apresentaremos mais alguns a seguir:

1.° Diversidade microbiota 

De acordo com a revista científica Food Research International, há um consenso para que o vinho contribuísse para atuar diretamente na microbiota intestinal, nesta pesquisa, foi detectada a presença dos microrganismos Parasutterella, Ruminococcaceae, Bacteroides e Prevotella.

2.° Controle o nível de glicose 

Já podemos encontrar diversas pesquisas que relacionam o vinho tinto, com a diabetes tipo 2, os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios do resveratrol podem facilitar o controle da glicose, melhorando principalmente a secreção de insulina pelo pâncreas.

Por outro lado, os excessos devem ser evitados para que não se desenvolva a hipoglicemia, em pacientes que consomem medicações hipoglicemiantes.

3.° O poder do resveratrol 

Esta é uma das substâncias mais poderosas do vinho, afinal, traz todos os benefícios abaixo:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Antimutagênico (controle das mutações das células cancerígenas);
  • Anti-Neuroinflamatório;
  • Neuroprotetor;
  • Mantém controlado as toxinas que permitem o avanço do déficit cognitivo;
  • Barrar o colesterol (LDL);
  • Garante o relaxamento das artérias (endotélio);
  • Supressão da coagulação. 

Benefícios do vinho - parte 2 - quem tem pressão alta pode beber vinho

Mesmo que tenha muitos benefícios, ainda há contra-indicações com relação ao uso do vinho, por exemplo, gestantes, crianças, pessoas que tomam medicamentos de uso contínuo devem evitar o consumo de vinho. 

Melhor vinho para quem tem pressão alta – quem tem pressão alta pode beber vinho?

Se você está em busca da resposta para a pergunta: quem tem pressão alta pode beber vinho? Saiba que o vinho tinto sempre que for consumido em dose moderada, pode ser um perfeito aliado, este vinho também pode reduzir o colesterol, por isso, aqui vai uma sugestão, procure harmonizar o vinho tinto com carnes e vários tipos de pratos. 

Não se esqueça que também tem o tinto encorpado que pode harmonizar com: queijos duros como provolone e risoto de cordeiro, por fim, temos o tinto leve, este, por sua vez, combina muito bem com molhos leves, pizza, vitelas, fígado, carpaccio fondue de chocolate. Abaixo, mostraremos algumas sugestões de vinhos tintos, que podem ajudar no seu tratamento:

  • Catena Malbec 2021;
  • Chablis AOC Réserve de Vaudon 2021;
  • Sassoalloro Toscana IGT 2021;
  • Bourgogne AOC Rouge 2020;
  • Luis Pato Baga Touriga Nacional IGP Beira Atlântico 2021;
  • Alamos Red Blend 2022;
  • Angelica Zapata Cabernet Sauvignon 2019;
  • El Enemigo Chardonnay 2021.

Para aqueles que estão em acompanhamento médico, não menospreze a prescrição do seu médico, o vinho deve ser compreendido somente como um recurso a mais ao tratamento, se você tem dúvidas com relação à dosagem adequada sempre consulte o médico para que ele possa esclarecer.

Para homens e mulheres a dosagem é diferente, dessa forma, nunca é demais ter cuidado e não exagerar, evite misturar bebida alcoólica com medicamento de uso contínuo. 

Conclusão 

Portanto, quem tem pressão alta pode beber vinho? Desde que seja na dose adequada o vinho pode sim trazer benefícios à saúde cardiovascular, melhorando o dia a dia daqueles que possuem pressão alta, por isso, ter prudência com relação ao consumo é fundamental. 

Entenda quais são os seus limites, não deixe de procurar seu médico e renove a sua rotina caso seja necessário, para a inclusão de hábitos saudáveis, dessa forma, você pode aliar o prazer de apreciar um bom vinho com a sua qualidade de vida.

É importante manter o equilíbrio ideal, devemos saborear o vinho com consciência, para que possamos ter uma vida mais plena e com saúde.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado