Conheça as principais premiações de vinhos pelo mundo

Conheça as principais premiações de vinhos pelo mundo
Imagem de divulgação

As premiações de vinhos são extremamente necessárias para o universo da enologia, já que estas premiações confirmam a credibilidade da vinícola produtora, também facilitam a tomada de decisão de compra. Atualmente, em todo o planeta é possível encontrar mais de um milhão de rótulos, assim, essas premiações ajudam a categorizar as bebidas como: mais baratas, mais caras, tradicionais, inovadoras, etc.

Dessa forma, os consumidores podem melhorar o seu entendimento sobre o vinho, estas premiações trazem benefícios para o mercado como um todo, e não somente para as marcas produtoras. 

6 melhores premiações de vinhos que você deve conhecer!

Nas premiações, geralmente encontramos jornalistas e comunicadores da área, que possuem um bom histórico na imprensa, assim, estes comunicadores atraem a atenção dos consumidores para que eles possam aprender ainda mais sobre vinhos.

Então, conheça aqui, quais são as principais premiações de vinhos no mundo que os amantes de vinhos devem conhecer:

1.° Decanter World Wine Awards (DWWA)

Esta é uma premiação desenvolvida pela revista Decanter, trata-se de uma premiação localizada na Inglaterra, tem a difícil missão de celebrar os melhores vinhos do ano. Todos os anos, o número dos rótulos de inscrição é de 15 mil, somente 50 podem garantir as medalhas de bronze, prata, ouro ou platina. 

No site do Decanter, podemos encontrar muitas informações sobre o mundo dos vinhos, por exemplo:

  • Regiões;
  • Dicas de viagens;
  • Comentários sobre vinhos, etc.

A premiação encontra-se na 21° edição, este evento também acontece na China. Em 2023, os países mais premiados foram: França, Itália e Estados Unidos. Para o Brasil, as regiões de maior destaque foram: Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Planalto Catarinense e São Roque.

A revista Decanter disponibiliza as seguintes categorias: “Melhor Vinho do Ano”, “Melhor Vinho Tinto”, “Melhor Vinho Branco”, “Melhor Vinho Espumante” e “Melhor Vinho Doce”. Suas avaliações acontecem às cegas, com uma equipe de mais de 200 especialistas.

2.° INTERNATIONAL WINE CHALLENGE – Premiações de vinhos

Esta premiação existe desde 1984, na cidade de Londres, Inglaterra, a competição deve acontecer em etapas, veja como funciona cada uma das etapas:

– 1.° Fase: A avaliação acontece por intermédio de especialistas, sempre deve ser provado às cegas, os juízes não devem ver a garrafa do vinho para não identificar a sua identidade.

– 2.° Fase: Nesta etapa, a avaliação é uma degustação em grupo, aqui os juízes devem analisar os resultados da primeira fase, dessa forma, eles podem atribuir as medalhas ouro, prata e bronze aos melhores vinhos. 

A premiação IWC também conta com outras categorias, confira abaixo quais são:

  • Melhor Produtor do Ano;
  • Melhor Região do Ano;
  • Melhor Vinho Tinto do Ano;
  • Melhor Vinho Branco do Ano.

Após a premiação, os vinhos são divulgados na imprensa, com o objetivo de divulgar a qualidade dos produtores e também de promover as premiações de vinhos em todo o mundo. A IWC é conhecida no planeta todo, por conta do seu rigoroso processo de avaliação, nessas avaliações também encontramos: sommeliers, enólogos, escritores de vinho, jornalistas e compradores de vinhos.

3.° WINE SPECTATOR’S TOP 100 

Esta é uma lista anual, que divulga os 100 melhores vinhos do ano, a publicação acontece na revista Wine Spectator, desde 1988, são diversas avaliações de degustação às cegas de mais de 15 mil rótulos, esta lista para o mundo da enologia, é uma das mais relevantes.

WINE SPECTATOR’S TOP 100 - premiações de vinhos
Imagem de divulgação

Os critérios que os juízes utilizam para análise são: qualidade, complexidade, equilíbrio, estilo, relação entre qualidade e preço. No entanto, na lista encontramos uma descrição detalhada, com as seguintes informações:

  • Região produtora;
  • Uvas utilizadas;
  • Estilo do vinho;
  • Produtor e a safra.

A Wine Spectator’s Top 100 é tão importante, que tem capacidade de influenciar até no preço e demanda dos vinhos. O Top 100 pode ser utilizado pelos produtores como uma ferramenta de marketing, através da divulgação da imprensa especializada em mídias sociais. 

4.° ROBERT PARKER WINE ADVOCATE

Esta famosa publicação especializada Robert Parker Wine Advocate, foi inaugurada em 1978, no universo dos vinhos, Robert M. Parker Jr é um dos críticos mais influentes. A publicação verifica os detalhes e pontuações dos vinhos, do mesmo modo, pode ser utilizada como referência para os apreciadores.

As avaliações sempre ocorrem em uma escala de 100 pontos, todavia, os vinhos com pontuação superior a 90 são considerados excelentes, a abordagem deve ser rigorosa e imparcial, as degustações são realizadas às cegas, os degustadores são amplamente qualificados, com equipes de escritores de vinho, sommeliers e enólogos.

5.° SAN FRANCISCO INTERNATIONAL WINE COMPETITION – Premiações de vinhos 

É considerado um dos mais prestigiados concursos no mundo, está localizado em São Francisco, nos EUA, o evento ocorre anualmente, sua fundação aconteceu no ano de 1980. Do mesmo modo que nos demais concursos, neste também há um seleto grupo de julgadores, formados por sommeliers, enólogos e críticos de vinho renomados.

SAN FRANCISCO INTERNATIONAL WINE COMPETITION - Premiações de vinhos
Imagem de divulgação

Esta competição é reconhecida por ser extremamente rígida e imparcial, a avaliação sempre deve ocorrer às cegas, assim, não deve existir nenhum tipo de interferência externa. Estas premiações de vinhos são necessárias, pois facilitam a divulgação e reconhecimento da marca, pois, as empresas podem exibir as medalhas nas suas garrafas.

Nesta competição, os consumidores também podem experimentar os melhores vinhos do mundo, os vinhos inscritos são liberados para a degustação e venda depois do processo de julgamento. Dessa forma, aqueles que já dominam o mercado de vinhos, podem ampliar seu portifólio de produtos. 

6.° The International Wine Contest

É uma premiação desenvolvida pela Monde Selection, é um Instituto Internacional de Seleções de Qualidade, criado em 1961, na cidade de Bruxelas na Bélgica, para disponibilizar os prêmios, a organização baseia-se em critérios científicos e análises sensoriais.

As medalhas que os juízes oferecem aos vencedores são: Grande Ouro (90-100 pontos), Ouro (80-89 pontos), Prata (70-79 pontos) e Bronze (60-69 pontos). 

Conclusão 

Portanto, conhecer como funcionam as premiações de vinhos também podem ajudar a entender o processo de escolha no ato da compra. Afinal, os avaliadores analisam cada detalhe, desde temperatura de serviço até os sabores e aromas. Se você quer montar uma adega e não sabe como começar, vale a pena conferir quem são os ganhadores mundiais.

Os vencedores também são amplamente divulgados pela mídia tradicional e através das redes sociais, assim, na hora de pesquisar sobre qual vinho escolher, o processo torna-se mais simplificado, com isso, você terá sempre os melhores rótulos à sua disposição. 

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado