Entonces, tu já ouviste falar do Vinho Terranova Cabernet, mas não sabe como ele surgiu? Hoje vamos tratar desse assunto. Puxa uma cadeira e bora charlar!
Muito provavelmente, a maioria dos brasileiros desconhece o poder do Vale do São Francisco na Bahia, no que se refere ao vinho.
Acredite se quiser, mas é lá que as castas da linha Terranova são cultivadas.
Os vinhedos que ficam localizados numa região, até então, desacreditada para esse propósito, fazem muito sucesso dentro e fora do país.
Quero te apresentar o Vinho Terranova Cabernet, bem como, vou mostrar alguns espumantes da marca, que são destaque no mundo todo!
Tu também vai gostar de saber: “Vinho do Porto Dom José: Tawny ou Ruby?”
Qual a História da Vinícola Terranova?
Bah, vou te falar que no início, quando soube da história, fiquei até confuso e quase que caiu os butiá do bolso.
Acontece que a vinícola Terranova fica na Bahia e produz alguns dos rótulos mais famosos do país. Portanto, no fim foi um ôigale mui bueno!
A história é a seguinte, no ano 2000, o grupo Miolo comprou a Fazenda Ouro Verde, em Casa Nova na Bahia, com uma missão visionária: reformar a fazenda para produzir uvas.
Muitos testes foram feitos, tanto para conhecer o clima, quanto para desbravar o solo. E após inúmeras tentativas, atualmente, produzem alguns dos melhores vinhos do Brasil.
E qual a história da Miolo?
O grupo Miolo é considerado “a mais antiga vinícola do país”.
Nesse sentido, desde sua ida para o Nordeste, a empresa vem ampliando a vinicultura nacional, fazendo com que cada vez mais, os vinhos da região se disseminem para todo o mundo.
De acordo com o enólogo Adriano Miolo, idealizador e responsável pela produção da empresa, o lançamento de 6 novos rótulos na linha Terranova, só fez reafirmar como a uva produzida na região é de extrema riqueza.
Segundo Adriano, a uva shiraz, se destaca dentre os rótulos, sendo a primeira variedade das tintas, que de fato se adaptou a região, tchê!
O enólogo, conclui que a Shiraz já era produzida na região quando a Terranova percebeu que essa uva, é a que mais se destaca dentre as demais. O que por sua vez, logo de prima, desencadeou uma produção mui buena!
Leia também: “Harmonizações com Malbec: O que combina com o vinho?”
Como surgiu o Vinho Terranova Cabernet?
Através do cultivo da Shiraz, surgiram alguns dos rótulos mais populares da Terranova, como é o caso do Vinho Terranova Cabernet Sauvignon – Shiraz.
Aclamado pela crítica, ele é um vinho jovem, mui bueno, leve e fácil de beber. Harmoniza bem com carnes, massas e frutos do mar. Portanto, daí a explicação para tal fama, tchê!
Mas, existem outros grandes rótulos que também são “irmãos”, por assim dizer, do Vinho Terranova Cabernet. São eles:
- Single Vineyard Shiraz;
- Reserve Grenache;
- Terranova Reserve Cabernet Sauvignon;
- Terranova Vintage Cabernet Shiraz.
Outros Rótulos da Marca Terranova
Bah, para tu ter uma ideia do poder da Terranova, essa linha corresponde a um terço de todo o faturamento da Miolo no Brasil.
Chega a ser uma barbaridade esse sucesso!
Daí que, diante de tantos testes, a Terranova lança uma linha de espumantes.
E através do uso da uva Grenache, da uva Chenin Blanc, da uva Sauvignon Blanc, e da uva Verdejo, que por sua vez, é uma uva branca que performa muito bem no Vale do São Francisco, nascem mais 4 rótulos:
- Terranova Brut Rosé – Primeiro espumante brasileiro feito com a uva Grenache. Vinificado por meio do Charmat, ele é excelente para harmonizar com comidas leves, como saladas e frutos do mar.
- Vinho Terranova Brut – Espumante natural brut feito com as uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo. Excelente para harmonizar com carnes gordurosas.
- Terranova Demi-Sec – Esse espumante natural demi-sec também foi feito com as uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo. Recomendo tu provar ele com petiscos e sobremesas.
- Vinho Terranova Moscatel – Bah, este aqui foi desenvolvido por meio do processo italiano Asti, com uvas Moscato. Ótimo para harmonizar com frutas frescas e queijos.
Depois de tanta indicação, cuidado para não ficar borracho!
Aproveite para convidar os amigos para conhecer nosso espaço dedicado aos amantes do bom trago!
Abraços e até a próxima.
Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.
Mark, thank you for your comment, you are welcome here! Malbec Gramado say Than you!