Bagual, se tem uma coisa que me faz cair os butiá do bolso é essa história de vinho azul e vinho amarelo. Mas, a gente precisa entender um pouco mais, para só então, desmistificar o assunto, certo? Entonces, bora lá!
Aqui no blog já falamos de vinho escuro, assim como, falamos sobre como as cores dos vinhos podem influenciar em seu sabor, aroma e etc.
No entanto, no mundo dos vinhos existem também certas excentricidades, como é o caso do vinho azul e vinho amarelo.
Portanto, nada mais justo do que falar também sobre eles aqui, que tal?
Leia também: “O que é Terroir na enologia?”
Vinho Azul e Vinho Amarelo: Será que é Bom?
Vamos começar pelo polêmico vinho azul.
Embora seja muito famoso na Europa, o vinho azul não foi tão bem-aceito aqui no Brasil. A saber que o próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) soltou uma nota suspendendo sua comercialização no país.
De acordo com o órgão federal, o vinho azul contém corantes artificiais denominados Azul Indigotina E-132, conhecido por Indigo Blue e Azul Brilhante E133.
Sobre isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), salienta que nenhum vinho ou bebida à base do trago, podem conter corante artificial em sua composição, a menos que estejam previstos na legislação sobre aditivos.
Mas será que ele é bom?
Em primeiro lugar, tu precisa saber que os fabricantes da bebida afirmam que não há corante, e dizem que a coloração azul do vinho é obtida a partir de uma mistura de uva branca com uva roxa.
Mas, o pronunciamento do Mapa foi o suficiente para causar desconfiança em todo mundo aqui do Brasil…
Sobre seu sabor, de acordo com uma nota oficial de degustação:
“O vinho azul apresenta aromas de vinhos frescos e agradáveis com notas de frutas maduras.”
Além disso, a nota de degustação afirma que sua intensidade aromática é mediana, o que por sua vez, faz do vinho um trago de acidez adocicada.
Em síntese, o vinho azul pode ser harmonizado com frutos do mar e massas.
Mas, antes de querer a sua garrafa, lembre-se que a legislação brasileira proibiu sua venda no país!
Sobre o Vinho Amarelo…
Agora partindo para o vinho amarelo, sabemos que ele, de fato, é considerado um vinho de verdade, que inclusive, é muito raro!
Para se ter uma ideia da raridade, apenas a França produz o verdadeiro vinho amarelo. Sendo que, a uva utilizada para tal produção, é a Savagnin, da família Traminer.
Para chegar na coloração amarelada, as uvas Savagnin são prensadas até que o suco fermente. Em seguida, o vinho vai para um barril de carvalho, ficando protegido com uma película de levedo (voile). Sem contar que também fica exposto ao oxigênio.
O vinho fica mais de 6 anos no barril, a fim de garantir que a oxidação do barril de carvalho garanta a cor amarela para a bebida.
Com relação ao sabor do vinho amarelo, podemos dizer que ele é seco e por isso, tem um gostinho de fruta seca. É bem saboroso!
Perfeito para harmonização com queijos, ele também pode ser degustado com frutos do mar.
Agora que tu já sabe um pouco mais sobre o vinho azul e vinho amarelo, que tal se inscrever na nossa lista de e-mail para receber nossas novidades diretamente em sua caixa de mensagem?
Deixe seu nome e e-mail e eu te enviarei meus próximos posts em primeira mão.
Um abraço do seu amigo MalbecGramado!
Deixe a sua opinião