Se você é um enófilo, saiba que a adega com compressor pode facilitar o seu dia a dia. No entanto, em países como o Brasil, esta é a opção ideal para manter o vinho preservado com a temperatura estável, somente um sistema de refrigeração eficiente é capaz de remover o calor e expelir para fora.
Abaixo, mostraremos como funciona este sistema, quais são as vantagens e se realmente vale a pena adquirir uma adega como esta.
O que é a adega com compressor?
Primeiramente, trata-se de um eletrodoméstico que foi projetado justamente para armazenar garrafas de vinho. Contudo, estes equipamentos são perfeitos para manter a temperatura das garrafas. O funcionamento é muito parecido com uma geladeira comum, o compressor, por sua vez, é o que gera o frio necessário.
Através de um resfriamento potente, é possível armazenar um bom número de garrafas, a sua estrutura é protegida de fontes extremas de calor. Cada fabricante tem modelos diferentes com diferenciais exclusivos, para garantir uma excelente experiência de degustação.
A porta de vidro que está disponível em muitas dessas adegas, é responsável por manter a temperatura interna. Em alguns modelos, há possibilidade de ajustar a temperatura conforme os interesses dos usuários, nesse sentido, a temperatura pode oscilar entre 5 °C e 18 °C.
Como escolher a melhor adega com compressor?
Antes de tudo, temos que verificar como funciona o clima local onde a adega será colocada. Também é importante analisar qual o tipo de refrigeração, além da adega com compressor, podemos escolher ainda, a adega termoelétrica. Esta última pode eliminar o ar quente que está no ambiente, isso mantém as condições necessárias para ajudar na conservação do vinho.
Na adega com compressor, percebemos a presença do circuito de refrigeração para absorver o calor no eletrodoméstico. Assim, as bebidas armazenadas são resfriadas. Um dos pontos que devemos considerar antes de comprar a adega, é observar seu tamanho.
Analise ainda, o tamanho disponível na sua residência e quais são os recursos tecnológicos que a adega possui. Não se esqueça que, estes recursos são necessários para proporcionar uma experiência perfeita durante a degustação.
É importante colocar a adega longe da incidência do sol, mantenha uma temperatura de até 25° C. Contudo, também não coloque sua adega muito próximo de janelas.
Entenda o funcionamento
De antemão, seu funcionamento é bem parecido com um motor, nesse sentido, o gás refrigerante é bombeado para o ambiente interno. Assim, pode estar no estado gasoso ou no estado líquido. O fluido é então, recebido sob a forma de gás evaporador. O bombeamento deste gás é promovido até o condensador, este é o aparelho responsável por liquidar o fluido, com isso, o calor do sistema é eliminado.
Em seguida, apenas com um processo de resfriamento eficiente, podemos manter os vinhos armazenados em temperaturas baixas, mesmo quando o ambiente está muito quente. De acordo com cada fabricante, encontramos diferenciais que podem agregar valor ao produto e melhorar a nossa experiência com relação aos vinhos.
A adega com compressor é eficiente em países como o Brasil, pois pode manter a temperatura interna estável. Se você pretende armazenar muitas garrafas, este modelo de adega pode ser uma excelente opção.
Quais são as principais vantagens?
Antes de mais nada, além de facilitar o armazenamento das garrafas, este modelo de adega pode proporcionar outros benefícios, por exemplo:
1.° Garante capacidade de refrigeração
Independentemente da temperatura do ambiente externo, estas adegas conseguem deixar as temperaturas mais baixas. Isso é importante, afinal, mantém protegido a temperatura interna, estas condições são perfeitas para aqueles vinhos que necessitam de condições específicas para armazenamento.
2.° Capacidade para armazenamento – Adega com compressor!
Graças ao sistema de refrigeração que é eficiente, a adega com compressor tem ótima capacidade de armazenamento. Dessa forma, se você necessita de espaço para armazenar grande quantidade, este produto é a melhor escolha.
3.° Durabilidade
Os componentes de uma adega são fabricados justamente para proporcionar durabilidade, afinal, eles são robustos. Com isso, seu ciclo de vida torna-se mais longo.
4.° Precisão de temperatura
Estas adegas, por sua vez, possuem sistema de controle de temperatura. No caso da adega com compressor, este controle é mais preciso, atendendo dessa maneira as necessidades que cada vinho possui.
Realmente vale a pena? Adega com compressor!
Antecipadamente, para investir em uma adega como esta, é fundamental conferir alguns fatores. Por exemplo, verifique o tamanho da coleção de vinhos e quais os tipos de vinhos conforme o seu orçamento. Apenas compre uma adega, se você realmente estiver necessitando de um espaço amplo.
Por outro lado, é primordial saber que os vinhos de guarda requerem temperaturas mais baixas, para que o processo de envelhecimento possa ocorrer adequadamente.
Com as adegas, temos a precisão de temperatura ideal para manter a qualidade dos vinhos. Além disso, este equipamento apresenta ótima durabilidade, alguns fabricantes podem oferecer garantia estendida para os clientes. Lembre-se, este é um produto de altíssima qualidade, por isso, é necessário comparar os prós e contras antes de adquirir.
Quais as suas desvantagens?
Para todo o equipamento que você adquirir em uma loja, procure analisar as vantagens e desvantagens. Desse modo, procure pesquisar sobre as opções dos clientes a respeito do funcionamento do produto, se costuma dar muito defeito e, assim por diante. Abaixo, mostraremos algumas desvantagens desse equipamento para tomar cuidado na hora de comprar:
– Há um aumento do consumo de energia: Conforme o funcionamento do compressor, algumas adegas consomem mais energia do que as adegas termoelétricas.
– Atenção ao nível de ruído: No decorrer do funcionamento, estes aparelhos costumam gerar ruído, em ambientes silenciosos acabam gerando incômodo.
– Pode ter preço mais elevado: Contudo, é imprescindível comparar preços na hora de comprar uma adega como esta, pois sabemos que estes aparelhos podem ter preço extremamente elevado.
Conclusão
Portanto, a adega com compressor em alguns casos pode ser favorável, já que ela consegue manter a temperatura das garrafas. Este eletrodoméstico pode ser muito útil nos países tropicais, com temperaturas extremamente elevadas. É perfeito para manter as características originais dos vinhos, principalmente com relação aos vinhos de guarda.
Por fim, se você pretende comprar uma adega, não deixe de conferir a quantidade disponível no seu estoque, apenas pode valer a pena se a quantidade é favorável.
Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!
Deixe a sua opinião