Qual é a diferença entre champagne e espumante?

Qual é a diferença entre champagne e espumante

Quando falamos na experiência de degustar um bom vinho, um espumante de qualidade, tomar um champanhe em ocasiões especiais, tem sempre alguém que pergunta pela diferença entre champagne e espumante? Aparentemente, podem parecer duas bebidas iguais por serem engarrafadas com rolha e pressão, mas é fundamental compreender que ambas não são absolutamente iguais.

Após vários comentários e perguntas dos nossos usuários, resolvemos dar uma atenção especial sobre estas duas bebidas e explicar com mais detalhes as principais diferenças entre elas, certamente você vai gostar do que verá a partir de agora!

A Diferença entre champagne e espumante

Inicialmente, podemos afirmar que todo champagne é um espumante, porém não é todo espumante que pode ser considerado como champagne. 

Agora complicou, não é? Calma, seu Amigo Malbec Gramado explica…

Devemos ressaltar que o espumante se refere a um líquido que passa por duas fermentações naturais, sendo que a primeira ocorre com todos os tipos de vinho e transforma o açúcar proveniente da uva em álcool. E a segunda fermentação gera a efervescência conhecida através das borbulhas.

As duas fermentações ocorrem em tanques de aço pressurizados referidos como métodos charmat ou com a fermentação dentro da própria garrafa referido como método champenoise.

As borbulhas aparentes são bolhas de dióxido de carbono e quanto elas são menores e em maior quantidade, mais elevada é a qualidade do espumante.

Geralmente, o verdadeiro champagne é fabricado na região de Champagne, no nordeste da França. E muito além da região, eles devem ser fabricados usando as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, sendo um rigor aplicado desde o ano de 1927. Porém, a regulação definitiva da produção seria formalizada nos anos 1970.

Mas, no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, temos uma vinícola que pode usar o termo champagne em seus rótulos por ter obtido a permissão antes da conclusão da nova regulamentação nos anos 1970.

As diferenças químicas

No que se refere às diferenças químicas das duas bebidas, podemos afirmar que o champanhe, por exemplo, apresenta em sua fórmula açúcar + levedura = álcool + CO2 (dióxido de carbono). 

Enquanto que o vinho espumante apresenta grande quantidade de CO2 dissolvido que logo formarão as bolhas na bebida.

Normalmente, a maneira como o CO2 é inserido na bebida definirá as características, sendo realizada duas fermentações para transformar o vinho em espumante mantendo o CO2 preso na segunda fermentação.

Os Métodos de fermentação

Ao conhecer a diferença entre champagne e espumante, é importante também reconhecer os processos de fermentação.

A diferença entre champagne e espumante - Os Métodos de fermentação

1 – Tradicional (champenoise) – A fermentação champenoise é referente à segunda fermentação que ocorre dentro da própria garrafa, e no caso da bebida francesa ela ainda será submetida a um processo de envelhecimento de 15 meses a três anos.

Em outras vinícolas, o período de envelhecimento poderá variar, porém ao alcançar o terceiro ano a bebida oferecerá um melhor paladar.

2 – Charmat – Esse método foi criado na França e também usa a segunda fermentação do vinho, porém realizada em tanques de grande proporção de aço inox conhecidos como autoclave, nele o líquido é filtrado e engarrafado tornando a bebida mais leve fresca.

3 – ASTI – Esse método se diferencia dos métodos anteriores por contar com um tipo de fermentação realizada especificamente na região de Piemonte, na Itália.

O processo utiliza a uva moscato, e gera um paladar mais doce, em nosso Brasil esse processo gera o espumante moscatel.

O Estilo francês

Sabemos que, depois de compreendermos a diferença entre champagne e espumante, trata-se de um tipo de bebida que faz parte do charme dos franceses.

A região de Champagne apresenta lindos vinhedos há uma hora de Paris, capital da França. Apresenta caves esculpidas nos solos calcários, verdadeiro patrimônio histórico da região, com demarcações feitas nos anos 1920.

Porém, os primeiros vinhedos de Champagne começaram a ser cultivados nos séculos IV e V d.C, na época do domínio da região sob o poder da antiga Roma.

Os romanos, assim como ocorreu em várias regiões da Europa e Oriente, foram responsáveis por inserir os vinhedos e a produção do vinho, formalizando a viticultura formal nas regiões que dominavam.

A Celebração

Até os dias atuais, abrir uma garrafa de Champagne está associado a uma celebração e até mesmo vitória. Além de ser um sucesso em toda a Europa, o Champagne alcançou fama internacional sendo celebrado como bebida e ato cultural por diferentes povos e países.

Como servir?

Na hora de servir o espumante ou champagne, é indicado colocá-lo por meia hora em um balde de gelo. Buscando uma temperatura de 8ºC. É importante saber se o gargalo está muito gelado, pois quanto mais baixa a temperatura do gargalo mais difícil será de abrir.

A diferença entre champagne e espumante - Como Servir

Algumas pessoas costumam deixar o espumante guardado por horas ou por dias na geladeira, nesses casos é importante retirar a garrafa da geladeira, pelo menos, meia hora antes de abrir.

Evite também espumar a bebida para que não perca o gás e a qualidade. E não faça como os pilotos de Fórmula 1 que ficam sacudindo a garrafa no pódio.

Conclusão

Portanto, é importante conhecer a diferença entre champagne e espumante, a saber que ambos podem ter a mesma qualidade e qualificação, porém champagne se refere à bebida produzida em uma determinada região da França.

Desde sua origem histórica e cultural, são bebidas que se referem à realeza e às celebrações marcantes de vitórias e superações. Os espumantes também podem expressar riqueza, estilo e elegância.

Atualmente, existem centenas de espumantes fabricados ao redor do mundo, e o Brasil tem evoluído bastante nesse mercado. Os espumantes brasileiros são indicados para serem servidos gelados, considerando que em nosso país as temperaturas altas predominam em grande parte do ano.

Mas, de todo modo, é importante verificar o gosto doce e frutado de cada bebida e considerar a quantidade de borbulhas que podem indicar a qualidade da bebida.

Dessa forma, é fundamental escolher a melhor bebida de espumante para uma ocasião especial ou celebração inesquecível. 

Um forte abraço do seu Amigo Malbec Gramado!