Através do vinho Júlia Florista podemos descobrir os encantos e histórias da cidade de Lisboa. Júlia Florista foi uma famosa fadista espontânea que viveu no século XX, esta fadista era dona de uma voz marcante e tinha um coração cheio de paixão. Nesta época, os fados eram cantados em tascas e casas aristocráticas.
Em seguida, mesmo tendo uma vida curta e simples, Júlia conseguiu deixar um legado para a música portuguesa. Para aprender mais sobre esta fadista, acompanhe o artigo abaixo.
Origem e sua história
De antemão, este vinho é uma bela homenagem, pois foi inspirado na história de Júlia Florista. Os produtores deste vinho resolveram criá-lo para refletir a alma boêmia e apaixonada que a fadista possuía. Este tinto português foi produzido com as uvas do Castelão e Aragonez, apresenta um sabor frutado e equilibrado.
Dessa forma, é considerado uma opção ideal para oferecer em momentos de descontração.
Onde está localizada a vinícola?
Primeiramente, a vinícola produtora do vinho Júlia Florista é a vinícola Vidigal Wines, que se encontra na região de Cortes – Leiria, Portugal. É bom lembrar que, todos os vinhos que possuem o nome “Florista”, são reconhecidos por respeitar a tradição e a cultura de Portugal.
Evolução do vinho Júlia Florista, como se tornou popular?
Mesmo sendo tradicional, este vinho é famoso no mundo todo pela qualidade e por oferecer um preço acessível. Além disso, também é conhecido por ser um tributo à música. É uma bela homenagem ao fado português, considerado um patrimônio cultural.
Contudo, o nome Júlia Florista é um convite para conhecer um pouco mais sobre a história musical que os portugueses podem oferecer ao mundo.
Os diferentes tipos do Vinho Júlia Florista
Se você pretende elaborar uma experiência gustativa perfeita, então é recomendável incluir o vinho Júlia Florista no seu cardápio. Há um conjunto de blend das uvas portuguesas, por exemplo, Aragonês, Castelão e Trincadeira, estas uvas proporcionam uma complexidade única para este vinho.
Assim, também podemos perceber a presença das notas de frutas vermelhas maduras, especiarias e um toque floral. Abaixo, apresentamos os tipos de vinhos Júlia Florista mais conhecidos em Portugal e no mundo.
– Tinto Seco: É o vinho mais tradicional da vinícola, tem as seguintes características: rubi intensa, aromas frutados e taninos suaves, é possível harmonizar com carnes vermelhas, massas e queijos semiduros.
– Tinto suave: É recomendado para quem está em busca de um vinho fácil de beber, já que possui menos teor alcoólico. Por ser um vinho menos estruturado, devemos escolher pratos leves para acompanhar.
– Bag in Box: Para quem busca uma solução que seja prática e econômica, além de ser uma opção com preço acessível, é também indicado para consumo diário. Dessa maneira, este vinho consegue conservar as características por um longo período, devido à embalagem à vácuo.
Harmonização
O vinho Júlia Florista é versátil e permite combinar com diversos pratos facilmente, já que este possui outras variações. Podemos combiná-lo, por exemplo, com carnes vermelhas, risotos e queijos. Abaixo, mostraremos algumas recomendações de combinações.
Combinações clássicas
Para eventos formais, como casamentos e reuniões de negócios, podemos fazer as seguintes combinações:
– Carnes: Sobretudo, estas podem ser brancas ou vermelhas, lembrando que o tinto possui acidez equilibrada e taninos suaves, por isso, combina com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, como bife de chorizo, picanha e cordeiro.
Para a carne branca, os sommeliers recomendam escolher frango assado com ervas finas ou peixe grelhado com legumes.
– Massas e risotos: Caso queira fazer receitas com molho vermelho, então, escolha as opções de massas como penne ao sugo ou lasanha clássica e saborosa.
Para os risotos, como os risotos cremosos com cogumelos ou frutos do mar, eles também combinam com o vinho Júlia Florista.
– Queijos: Podemos servir juntamente com queijos semiduros e azuis, os queijos azuis, entretanto, devem ser oferecidos para aqueles que buscam sabores mais intensos.
Outras sugestões para oferecer uma experiência gastronômica exclusiva
Este vinho é uma opção para quem está à procura de praticidade para o dia a dia, além das combinações acima, podemos combinar o vinho Júlia Florista com pratos de outras nacionalidades, por exemplo:
– Cozinha mediterrânea: Os pratos que comumente são servidos nesta região, são: paella, tapenade e bruschettas.
– Legumes grelhados: Devido ao fato de ser um vinho leve, devemos incluir pratos como legumes grelhados como berinjela, abobrinha e pimentão.
Suas características distintivas
Para conhecer completamente as suas características, é necessário observar alguns detalhes, veja abaixo, quais detalhes são estes:
Quais são as uvas que compõem o blend?
A composição exata para formar este blend pode variar, no geral, incluímos as uvas Aragonez, Castelão e Trincadeira, estas uvas são responsáveis pelos aromas complexos.
Processo de produção – Vinho Júlia Florista!
De maneira geral, este é um vinho que pode sofrer os seguintes processos até chegar às lojas especializadas e adegas, confira:
– Colheita: Por padrão este processo pode ser manual ou mecanicamente, tudo depende da vinícola e das condições climáticas.
– Desengace e Esmagamento: Todos os vinhos passam por este processo, é o momento em que os bagos são separados dos cachos.
– Fermentação Alcoólica: Neste momento, ocorre a transferência para os tanques de fermentação.
Até o engarrafamento, o vinho passa pelas etapas de maceração, fermentação Maloláctica e o período de estágio.
Perfil sensorial
Geralmente, este é um vinho que possui as características: cor rubi, aromas frutados de frutas vermelhas maduras e sabor agradável, macio e redondo.
Média de preço no Brasil – Vinho Júlia Florista!
Imediatamente, no Brasil este é um vinho fácil de encontrar, possui preços atraentes para o consumidor. Assim, encontramos este vinho por um preço de R$ 50,00, no entanto, é sempre fundamental fazer uma pesquisa de preços na sua região. Afinal, sabemos que no Brasil os preços oscilam entre as regiões.
O legado e a popularidade do Vinho Júlia Florista
Este vinho marcou história devido ao fato de destacar o fado, uma herança da cultura portuguesa para o mundo todo. Ainda hoje, este vinho influencia os novos produtores e consumidores de vinhos. Sua popularidade tornou-se maior, por conta da participação de eventos e conquista de premiações.
Como armazená-lo corretamente?
Se o armazenamento não for adequado o suficiente, isso pode atrapalhar a etapa de degustação, afetando inclusive o perfil sensorial do vinho, também é primordial observar o local onde este vinho está armazenado. Veja aqui, mais alguns cuidados importantes.
– Temperatura: Procure manter a temperatura de 16°C e 18°C, assim conseguimos manter os aromas e sabores.
– Decantação: Se o vinho é envelhecido, este processo é indicado, afinal, a decantação pode suavizar os taninos e facilitar a liberação dos aromas.
– Experimente: Contudo, faça uma experiência pessoal, através de uma perfeita degustação, você pode aprender a fazer suas próprias combinações, se necessário peça ajuda especializada.
Conclusão
Portanto, o vinho Júlia Florista é um vinho de grande importância para o povo português. Pois, preserva a sua história musical e sua cultura como um tudo. Este vinho tornou-se popular por conta do preço, qualidade e versatilidade no processo de harmonização.
Por fim, antes de escolher qual o melhor vinho para uma ocasião, sempre verifique as suas características, estude o perfil do evento completamente.
Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!
Deixe a sua opinião