A Uva Merlot é uma uva emblemática que representa perfeitamente o Brasil, podemos encontrá-la em todo o território nacional. Dentro das vinícolas brasileiras, há outra uva que também merece destaque, que é a Cabernet Sauvignon, devemos lembrar que as diferenças entre estas uvas estão na sua origem, características e dicas de harmonização.
Para aprender mais sobre esta uva, acompanhe o artigo abaixo, dessa forma, você saberá como combinar o vinho Merlot corretamente.
Origem da Uva Merlot
O nome Merlot está relacionado ao nome pássaro-preto, o apelido merlinha tem origem na cor negro-azulada, as uvas viníferas que conhecemos atualmente, foram trazidas do Oriente Médio, contudo, conquistaram a Europa, formando as famosas vinícolas.
O primeiro registro para fabricação de vinhos ocorreu em 1784, na renomada região de Bordeaux, segundo os ampelógrafos, que são os cientistas que pesquisam sobre uvas e videiras, a Merlot tem como irmãos as seguintes uvas: Carmenère e Cabernet Sauvignon.
Seu aparecimento ocorreu no século XVIII, por outro lado, no ano de 1855, na Itália, esta é uma uva que já está na lista das uvas cultivadas para a produção de vinho. Sendo que, na Itália, esta uva recebe o nome de Bordô, esta uva possui fácil adaptabilidade em vários terroirs ao redor do mundo.
A Serra Gaúcha tem diversos produtores que já cultivam esta uva, no entanto, metade da produção da uva Merlot, é originária da região de Bordeaux, as demais produções acontecem nos países abaixo:
- Israel;
- Romênia;
- México;
- Califórnia;
- Nova Zelândia;
- Suíça;
- África do Sul;
- Canadá;
- Chile;
- Uruguai;
- Argentina.
Principais tipos
A uva Merlot é responsável por fabricar os vinhos mais elegantes e versáteis da atualidade, esta é uma uva com diversas variações ao redor do mundo, todas com suas características e terroirs próprios, as Merlots pertencem ao grupo de intensidade do corpo e coloração dos tintos, nesse sentido, incluímos as variantes Zinfandel e Tempranillo.
Esta uva é bem versátil, pois podemos encontrar desde rótulos menos tânicos, que são consumidos mais jovens, até rótulos com enorme presença de taninos, estes, entretanto, possuem um potencial de guarda, para os aromas, detectamos as frutas negras e vermelhas.
Para os envelhecidos, sentimos as notas de especiarias, como baunilha e canela, veja algumas variações desta uva a seguir:
– Merlot de clima frio: O terroir é um grande fator que pode influenciar esta uva, por isso, localizamos diferenças expressivas entre merlot de clima quente e frio. Para a primeira situação, os vinhos podem ser frutados com taninos macios, no segundo momento, eles geralmente são estruturados e com notas de rusticidade.
– Merlot do Brasil: Estes vinhos estão conquistando espaço entre os consumidores brasileiros, todavia, o vinho merlot brasileiro apresenta as características de uma bebida de clima quente, por isso, pode ser frutada e fresca.
Sua casta é a única Denominação de Origem no Brasil, assim, citamos o Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha, os vinhos que são produzidos nesta região, contêm cortes das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat.
Características – Uva Merlot
Graças à uva Merlot, temos acesso aos vinhos encorpados, com taninos elevados, macios e de acidez média, seus aromas e sabores são moderados e naturalmente adocicados, conheça aqui, as suas 3 principais características:
1.° Cultivo
Esta é uma uva que tem uma fácil adaptabilidade, do mesmo modo, podemos perceber a sua presença em muitos lugares do mundo, o seu maior potencial acontece em solo frio e úmido. A uva Merlot geralmente pode ser encontrada nos países: Israel, México, Romênia, Califórnia, Nova Zelândia, Uruguai, Argentina, Canadá e África do Sul.
2.° Aroma
Os aromas mais comuns dos vinhos da uva Merlot são: frutas pretas por exemplo, ameixa, jabuticaba, cereja negra, frutas cristalizadas, não podemos nos esquecer do alecrim, orégano e especiarias como canela e noz-moscada. Para os vinhos que permanecem descansando em barris de madeira, sentimos os aromas caramelo, baunilha e café.
3.° Sabor
Para as groselhas e ameixas, nos ambientes frios, sentimos um sabor intensificado, em ambientes de temperatura elevada, como o Brasil, temos o toque de frutas negras em geleia ou compota. Há a textura aveludada, que é fruto da união entre maciez dos taninos e o equilíbrio da acidez e do álcool.
Vinhos fabricados – Uva Merlot
Vale lembrar que, a uva Merlot é a quinta uva mais produzida na Itália, dessa forma, é comum encontrar rótulos em Toscana, outra região europeia que produz este vinho é Portugal, na região de Setúbal, estes vinhos são mundialmente famosos, por conta da sua qualidade.
Outros produtores de grande importância, estão na América do Norte e do Sul, nos EUA, encontramos produtores nos estados da Califórnia e Virgínia, também há produtores na fronteira do Chile e a Argentina, afinal, o clima na região é excelente para a produção de taninos, abaixo, apresentamos algumas opções de rótulos Merlot para experimentar ou presentear.
1.° Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2014 (R$ 259,90)
Este é um clássico da região de Bordeaux, este é um blend especial com 84% de uva Merlot, nesse vinho temos taninos presentes, boa acidez e notas de seu amadurecimento, cerca de 40% desse vinho, permanece em processo de envelhecimento em barricas de carvalho, durante 12 meses.
2.° Dark Horse Merlot 2018 (R$ 94,90)
Sua produção acontece na Califórnia, através deste rótulo, temos a possibilidade de conhecer o trabalho da enóloga Beth Liston, apresenta as seguintes características: estruturado, com taninos presentes, frutado e com longo final.
3.° La Mora D.O.C. Maremma Toscana Merlot 2020
Este é um rótulo fabricado na região de Maremma Toscana, em 2021 se transformou em uma D.O.C, este é um vinho com as características: frutado, de médio corpo, refrescante e com taninos sedosos.
Harmonização – Uva Merlot
Com taninos macios e de média intensidade, a uva Merlot é harmonizada com uma variedade de pratos, para garantir uma experiência gastronômica, você pode escolher cortes de carnes vermelhas, também podemos acrescentar: frango, pato e peru assados e cortes suínos com pouca gordura, como o lombo e o pernil, por exemplo.
Os pratos à base de vegetais, estão incluídos no cardápio, como é o caso de raízes salteadas (como batata e cenoura) e saladas de inverno, na região da Borgonha, temos o prato beef bourguignon, este é um ensopado de carne, seu molho contém os ingredientes: vinho tinto, cenoura, cebola, salsão, alho e ervas, como tomilho e salsinha.
O vinho Merlot, pode ser servido ainda com queijos, os tipos maturados de massa são as melhores opções, como é o caso dos queijos: gouda, gruyère, estepe, gorgonzola, provolone e parmesão.
Conclusão
Portanto, a Uva Merlot é extremamente versátil, pode combinar com todos os tipos de festas, desde casamentos até uma simples reunião em família. Além disso, pode combinar com diversos pratos, por exemplo, pratos quentes: beef bourguignon, massas e risotos: com molhos à base de tomate ou cogumelos.
Esta é uma uva com rótulos de custo/benefício acessível, que agrada a todos os gostos e bolsos, nunca é demais lembrar que a quantidade de taninos presente no vinho, depende do tratamento do enólogo, o tanino influência no sabor e aroma dos vinhos.
Um abraço do seu amigo Malbec Gramado
Deixe a sua opinião