Será mesmo que quem tem diabetes pode tomar vinho? Uma dúvida comum e muito pertinente, que merece uma resposta definitiva! Confira a seguir!
Obviamente, que meu intuito aqui no blog é esclarecer questões importantes sobre o consumo de vinho. E por isso, nada mais justo que abordar um assunto como esse.
Campeando por aí informações relevantes para o tema, logo de prima, notamos algo fundamental que precisa ser esclarecido: a diabetes é um grupo de doenças que infelizmente, resultam em um elevado nível de açúcar no sangue.
Então, basicamente existem 4 tipos de diabetes:
- Tipo 2 – Crônica, capaz de afetar a maneira como o organismo da pessoa processa a glicose (açúcar do sangue);
- Tipo 1 – Também crônica, só que nesse caso, o pâncreas do bagual produz pouca ou nenhuma insulina;
- Pré-diabetes – Nesse sentido, o açúcar do indivíduo está alto, mas não o bastante para ser classificado como diabetes tipo 2;
- Diabetes gestacional – Diz respeito ao alto nível de açúcar do sangue de mulheres grávidas.
Tu também pode querer saber: “TOP 12 Melhores Vinhos até 50 pila”
Relação das Bebidas Alcoólicas e Diabetes
Tendo explicado o que é diabetes e quais seus tipos, vamos tentar compreender um pouco mais sobre a relação do trago com a diabetes, e assim, descobrir se quem tem diabetes pode tomar vinho.
De acordo com especialistas, o que define se o consumo de bebida alcoólica pode fazer bem ou mal, é a quantidade e o modo com o trago é consumido.
Portanto, para quem não é diabético, consumir pequenas doses de álcool pode até prevenir doenças, tchê!
Segundo uma coletânea de estudos publicados na revista médica Diabetes Care, se tu consome até duas taças de vinho por dia, pode reduzir o risco de adquirir diabetes em até 30%.
Isso porque, de acordo com os pesquisadores, aparentemente, pequenas doses de álcool melhoram a sensibilidade à insulina, facilitando seu funcionamento.
Mas o que acontece com quem tem diabetes e consome álcool?
Entonces, de acordo com um estudo israelense também publicado na revista Diabetes Care, diabéticos que bebem uma taça de vinho tinto ou branco todos os dias, conseguem reduzir a glicemia em jejum em 20 mg/dL.
Além disso, cientistas também avaliaram 900 diabéticos idosos que bebiam ao menos 14 gramas de vinho por dia, e notaram que eles reduziram o risco de morte por consequência de doenças isquêmicas do coração, em aproximadamente 80%.
Bah, que bela notícia!
Leia também: “8 Melhores Vinhos para Se provar de até 99 pila”
Quem tem Diabetes pode tomar vinho?
Se tu és diabético pode começar a ficar faceiro, pois a resposta é sim (mas, na verdade depende).
Isso porque, segundo os médicos, beber álcool não é recomendado para todos que possuem diabetes. Existem exceções!
Pacientes que sofrem de neuropatia diabética (doença nos nervos periféricos), ou também, pessoas que possuem hipoglicemia (queda abrupta de glicose), podem acabar tendo piora no quadro clínico se beber vinho ou qualquer outra bebida alcoólica.
Em síntese, se você foi liberado por seu médico para beber vinho, não exagere e nem fique borracho. Pois isso pode lhe fazer muito mal!
Além disso, mulheres que tem na família um histórico de câncer de mama, também devem evitar beber qualquer tipo de álcool.
Qual o melhor tipo de vinho para quem tem diabetes?
Agora que tu já sabes que pode beber vinho (se o médico permitir), vamos ver qual vinho é mais indicado para quem tem diabetes.
Lembrando que é para tomar só um golinho para não ficar tchuco!
Pois bem, dentre todos os rótulos, o vinho tinto seco é o mais recomendado para quem é diabético. E isso se dá, pelo fato de que ele tem pouco açúcar.
“Ah, mas bah, não posso tomar mais nenhum um outro tipo?”
Se for para beber outro tipo, escolha os demi-secs, os suaves ou os vinhos brancos. Evite os tintos!
Diante de tanta informação boa, tu não tens como fugir…
Coloque teu nome e teu e-mail aqui abaixo e cadastre-se em nossa lista para receber mais novidades em primeira mão!
Um forte abraço e até a próxima edição das Dicas do MalbecGramado.
Deixe a sua opinião