O que é um vinho reservado? Por que são tão especiais?

O que é um vinho reservado? Por que são tão especiais?
Imagem de divulgação

Mostraremos aqui, o que é um vinho reservado, é uma categoria muito popular, que pode ser localizada em várias vinícolas, no momento de escolher por um bom vinho, saiba que existem diferenças entre vinho reserva e reservado, cada um possui características bem distintas.

O Reservado apresenta um caráter mais jovem, comumente é engarrafado após a etapa de produção, assim, não passa pela barrica de carvalho. 

O que é um vinho reservado? Conheça a origem e significado do termo “Reservado”!

O termo “Reservado” é originário das vinícolas da América do Sul, estes, por sua vez, utilizam este termo para destacar os vinhos de entrada do seu portifólio, estes são considerados vinhos mais fáceis de beber, por isso, são recomendados para o uso diário.

Os países produtores mais famosos são o Chile e a Argentina, estas bebidas, no entanto, são rigorosamente avaliadas, para que os vinhos também sejam categorizados como reserva e gran reserva, assim, os preços tornam-se mais acessíveis.

As principais características deste vinho são: vinho jovem, simplório, de sabor frutado, leve e fácil de beber. Comumente, o vinho reservado é aquele vinho que costuma agradar até os paladares mais exigentes, é um vinho de exportação em massa, por isso, podemos encontrá-lo facilmente em restaurantes e adegas.

Mesmo que a sua produção seja relativamente simples, este é um vinho que também preza pela qualidade, não se esqueça que o vinho reserva e reservado possuem diferenças explícitas. 

Quais as características?

Abordaremos as principais características para que você possa detectar este vinho, mesmo que não seja um sommelier experiente. A princípio, este é um vinho de caráter jovem, ou seja, passa pelo engarrafamento logo após a sua produção, seu aroma é composto por notas de frutas frescas e vivacidade.

Os vinhos reservados chilenos são os mais premiados e famosos no mundo todo, estes vinhos são o resultado do terroir do Chile, que abrange uma influência de clima, solo e altitude, mostraremos alguns exemplos para que você saiba o que é um vinho reservado, confira:

Trapecista Reservado Chardonnay –  O que é um vinho reservado? 

Este é produzido na região do Vale Central no Chile, seu aroma é de  frutas tropicais, como banana, pêssego e pêra, devido ao caráter frutado, proporciona um paladar equilibrado.

Trapecista Reservado Cabernet Sauvignon

É um famoso vinho tinto, com aromas de frutas escuras, como cerejas, na boca, podemos sentir o tanino macio e maduro.

Trapecista Reservado Carmenère

Esta é a uva mais popular do Chile, seu aroma é de frutas vermelhas frescas, com notas de ameixas em compotas e pimentas, além disso, o tanino é macio e adocicado. Veja outras características importantes abaixo:

Quais as características- o que é um vinho reservado?
Imagem de divulgação
  • Geralmente é frutado tanto no paladar quanto no olfato;
  • Seu uso é para consumo imediato e, dessa maneira, não devemos armazená-lo a partir de 2 anos depois da data de produção do rótulo;
  • Este vinho não exige o processo de envelhecimento em barricas de carvalho ou nas garrafas;
  • O formato mais conhecido é o varietal (produzido com apenas uma uva), todavia, também encontramos versões blends (fabricadas com diversas castas).

Processo de Produção Aprimorado

Para a produção do vinho reservado, este não deve passar pelo processo de envelhecimento em barricas de carvalho, este processo apenas acontece nos vinhos mais refinados, que devem passar primeiro pela barrica de carvalho, assim é possível disponibilizar ao cliente uma experiência exclusiva.

Quando há o termo reservado, isso quer dizer que não foi aplicado nenhum método de produção específico. 

Uvas utilizadas na produção

Quando o vinho é classificado como Reservado, Seleção Especial, Reserva, isso é sinônimo de hierarquia em determinados lugares, não representa apenas indicador de qualidade ou estratégia comercial, o que também influencia no processo de seleção das uvas.

Para a produção do vinho reservado, por exemplo, são utilizadas as uvas Merlot e Cabernet, veja agora como funciona o seu processo de seleção:

– Merlot: Os vinhos desta uva costumam ser elegantes e versáteis, no Brasil, esta é também uma uva que é produzida em larga escala, os primeiros registros de cultivos ocorreram no século XVIII. No começo era utilizada para a produção de blends com outras frutas.

A popularidade e cultivo desta uva aumentou nas regiões de Bordeaux, nas sub-regiões de Médoc e do Estuário de Gironde, após o ano de 1855. O período para vinificar é entre 10 de fevereiro e 10 de março, o processo de colheita é realizado manualmente, com auxílio de canivetes e tesouras apropriadas para colheita.

– Cabernet: O tempo de colheita também é parecido com a Merlot, além da produção do vinho reservado, tanto a uva Merlot quanto a Cabernet são utilizadas para a produção de vinho tinto. 

Porque vinho reservado é especial?

Após saber o que é um vinho reservado, entendemos porque seu consumo é tão extenso em todo o mundo, afinal, este vinho também tem aromas e uma estrutura atraente mesmo que seja utilizado para consumo imediato, pois é um vinho jovem.

Por que vinho reservado é especial? - o que é um vinho reservado
Imagem de divulgação

Estas nomenclaturas facilitam a escolha para o consumidor, além disso, também ajuda a economizar dinheiro, pois o cliente tem a possibilidade de escolher a melhor classificação para o seu evento, o custo/benefício para o consumidor é um dos fatores que chamam a atenção para o vinho reservado.

Somente no Brasil, conseguimos encontrar vinhos chilenos legítimos a um custo bem acessível em lojas especializadas, por outro lado, é importante não se esquecer que este é um vinho de consumo rápido. 

Sugestões de Harmonização –  O que é um vinho reservado?

De maneira geral, o vinho Merlot combina muito bem com carnes magras, sejam elas brancas ou vermelhas, mais especificamente para os reservados, podemos escolher a seguinte combinação:

  • Carnes;
  • Massas;
  • Queijos;
  • Lombos suínos;
  • Legumes grelhados.

Sempre que for escolher um vinho, é de suma importância fazer uma análise do perfil da festa, para verificar quais são os pratos que serão servidos, o estilo dos convidados etc. Assim, você não comete erros no momento da harmonização.  

Conclusão

Portanto, após aprender mais sobre o que é um vinho reservado, esta é uma categoria distintiva que demonstra o compromisso do produtor com a manutenção da qualidade. Este vinho de uso cotidiano, também segue um processo de seleção rigoroso, que começa com a escolha metódica das uvas, dessa forma, os vinhos podem disponibilizar momentos inesquecíveis. 

O vinho reservado é também sinônimo de reputação de prestígio, pode tornar ricos os momentos da nossa vida, este vinho é um dos preferidos dos apreciadores e conhecedores. Quando decidimos degustar vinhos reservados, podemos conhecer uma jornada de sabores complexos e nuances sutis, descobrindo, dessa maneira, a arte e tradição que fazem parte da história de cada garrafa.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado