Descubra o que é Prosecco e saiba como escolher o seu para desfrutar de uma experiência requintada, única e mui buena em qualquer tipo de ocasião.
De prima, vou logo adiantando que esse vinho é um tipo de espumante – considerado um dos rótulos mais famosos do planeta.
E essa popularidade se dá, porque a origem do Prosecco é muito antiga, sendo que existem documentos datados do século XVIII e XIX (mas há controvérsias sobre sua real data de “nascimento”).
No entanto, sabe-se que a primeira pessoa a produzir um espumante Prosecco para comercializar foi o enólogo Antonio Carpenè, fundador da casa Carpenè-Malvolti e da Scuola di Viticultura, bem como da Enologia de Conegliano.
Tu também vai querer saber dessa: “Qual o Melhor Espumante Nacional?”
O que é Prosecco?
Entonces, em linhas gerais o Prosecco é um trago que nasceu lá no nordeste da Itália. A princípio, ele só era fabricado com a variação da uva Glera. E por isso, todo vinho que fosse fabricado a partir da Glera, recebia esse nome.
Acontece que, com o passar dos anos a história começou a mudar. E o termo “Prosecco” ficou, excepcionalmente, reservado aos vinhos fabricados na região italiana produtora do vinho. Atualmente, as regiões são Veneto e Friuli.
Portanto, agora é proibido usar esse nome para espumantes produzidos em outras regiões do planeta. Curioso né, tchê?!
Mas, no Brasil tu encontra diversos espumantes nacionais usando o nome de “Prosecco” em sua divulgação. O que não quer dizer que seja de fato, o vinho “original” da Itália.
Bagual, cá entre nós: o Prosecco legítimo é cremosíssimo, aromático e mui fresco, ok?
Tipos de Prosecco
Bah, más agora vamos conhecer os principais tipos de espumantes que levam esse nome.
Em primeiro lugar, tu precisas saber que os espumantes variam de acordo com seu grau de açúcar. Nesse sentido, são divididos em 3 categorias:
- Brut – A categoria Brut é a mais conhecida, pois apresenta aromas típicos de frutas cítricas. Além disso, conta com notas de vegetais e um toque especial de pão. Seu grau de açúcar pode variar de 0 a 12 g/l.
- Extra Dry – Aqui temos a versão clássica dos espumantes Prosecco. Ele conta com notas de frutas adocicadas, como as maçãs e peras. Além disso, apresenta toques de frutas cítricas. Seu açúcar varia entre 12 e 17 g/l.
Dry – Por fim, temos do o tipo “Dry” que não é muito comum. Mas, ele contém notas florais e de frutas doces. Sendo que, seu grau de açúcar fica entre 17 e 32 g/l.
Como escolher o seu Prosecco?
Entonces, agora tu podes estar pensando: “Mas bah, como escolher um bom Prosecco?”
Novamente, não há regras. Entretanto, para os sommeliers, um bom Prosecco é aquele que veio direto da Itália. E como recomendação vou deixar aqui o “Maschio dei Cavalieri Prosecco Treviso Extra Dry DOC” que custa por volta de 120 pila.
Aí, caso tu queiras provar um espumante chique feito o Prosecco, recomendo os fabricados aqui na Serra Gaúcha, que são mui buenos e famosos pelas bandas de cá. Tu podes escolher entre:
- Brut Nature
- Brut
- Demi-Sec
- Doce
Dicas de Harmonização com MalbecGramado
Por fim, quero te dar uma dica de harmonização com Prosecco.
O que combina com esse espumante é:
- Cordeiro;
- Pernil;
- Bacalhau;
- Salada verde;
- Lentilhas;
- Sobremesas de frutas vermelhas;
- Queijo fresco;
- Lombo.
Mas bah, quanta dica incrível, hein?
Agora para retribuir minha gentileza, que tal se cadastrar aqui no blog para receber mais novidades diretamente em sua caixa de mensagem?
Te espero por lá!
Um forte abraço!
Deixe a sua opinião