Histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos

Histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos

Apresentaremos agora, as histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos, muitos rótulos possuem histórias impressionantes. Não devemos escolher um produto apenas pela embalagem, temos que conferir sua história, características e benefícios que ele pode proporcionar. Assim, antes de escolher um produto, é importante pesquisar sobre ele.

É bom lembrar que, os vinhos são produzidos por diversas vinícolas, além disso, todas elas podem proporcionar histórias, experiências e momentos exclusivos com a família.

Histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos que valem a pena conhecer!

Existem vinhos que são tão raros que se tornaram verdadeiros tesouros enológicos, abaixo, abordaremos sobre algumas histórias que impressionam o mundo todo.

1.° Château d’Yquem

Este é um célebre vinho de sobremesa, o Château d’Yquem é um vinho do século XVIII, pertence à região de Bordeaux, na França, esta região é famosa pela produção de Sauternes, um vinho doce e complexo. A sua longevidade ocorre devido às características: “clima favorável, solo rico e uvas nobres”, por exemplo, Sémillon e a Sauvignon Blanc.

A doçura equilibrada, acidez vibrante acontece por causa da colheita meticulosa das uvas, todavia, estas são atingidas por uma podridão nobre que também conhecemos como botrytis cinerea. Este vinho pode proporcionar experiência sensorial, além disso, possui séculos de tradição. Veja agora, quais são as principais características que este vinho possui: 

  • COMPOSIÇÃO UVA: 80% Sémillon e 20% Sauvignon Blanc;
  • GRADUAÇÃO ALCÓOLICA: 14,0%;
  • AMADURECIMENTO: Fermentação e estágio durante 30 meses em barricas novas de carvalho;
  • SABOR: Doce e encorpado. 

2.° Romanée-Conti

Pertence à região da Borgonha, na França, no entanto, este é um dos vinhos mais icônicos e prestigiados, é fabricado na comuna de Vosne-Romanée, sua história atravessa séculos, a uva utilizada na fabricação é a Pinot Noir, por sua vez, possui uma minúscula vinha, somente 1,8 hectare.

O vinho de intensidade é a combinação de: terroir único, cuidados meticulosos na vinificação e a seleção rigorosa das uvas, este vinho também apresenta complexidade e elegância ímpares, suas garrafas são consideradas obras-primas enológicas.

3.° A criação do champagne  – histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos

O champagne foi criado em 1661, por um monge Don Perignon, na região francesa de Champagne, então um buraco foi feito debaixo do monastério, com este buraco, havia o interesse de salvar diferentes tipos de vinho, o método champenoise surgiu devido a um defeito no vinho. 

A contribuição do monge para transformar o vinho em champagne, é um verdadeiro marco histórico da enologia.

4.° As rosas em vinhedos 

No ano de 1475, o Rei da Espanha, Fernando V de Castela, determinou a pedido de sua esposa, Rainha Isabel I, que fosse plantado rosas ao redor das videiras. Por outro lado, esta foi uma ação de prevenção e não de decoração, já que as videiras são sensíveis a um fungo causador da doença conhecida como “oídio”.

Este fungo também consegue atacar as flores mais delicadas, por exemplo, as rosas. Os sintomas mais comuns são as manchas nas folhas, podem aparecer primeiro nas rosas e em seguida, atingem as videiras, as flores possuem função preventiva, pois com elas é possível detectar a doença de maneira mais eficiente. 

5.° Catena Zapata – histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos

Este foi um rótulo desenvolvido por Nicola Catena, no ano de 1902, esta é uma vinícola localizada em Mendoza na Argentina, esta é uma das melhores histórias curiosas por trás de rótulos famosos de vinhos, o italiano, Nicola Catena quando chegou na Argentina, começou a plantação dos primeiros vinhedos.

Anos mais tarde, o filho mais velho Domingo Vicente, entretanto, ficou encarregado de transformar a vinícola em uma das maiores produtoras de Mendoza, Domingo após se casar com Angélica Zapata, criou a vinícola Catena Zapata.

Histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos

Seu filho Nicolás Catena depois de estudar na Califórnia, retornou para a Argentina e começou a produzir vinhos estilo bordalês, as técnicas de vinificação europeias foram introduzidas na Argentina, o Malbec foi então introduzido, juntamente com o cultivo de videiras em altas altitudes.

6.° Pêra Manca

Este é um rótulo extremamente antigo, existe desde o período da Idade Média, no ano 1365, Nossa Senhora apareceu a um pastor nos arredores de Évora em Portugal, os frades do convento, começaram a produzir o Pêra Manca, traduzindo para o português, quer dizer “pedra manca” ou “pedra oscilante”.

Trata-se do terreno onde os vinhedos foram plantados e cultivados, é um barranco com pedras soltas, este vinho acompanhava os navegantes portugueses, durante o período do descobrimento. O vinho chegou ao Brasil, graças ao Pedro Álvares Cabral, atualmente, este vinho pertence à Fundação Eugénio de Almeida.

As uvas são rigorosamente selecionadas, estas são provenientes das vinhas com mais de 25 anos. 

7.° Judas – histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos

Se refere à uma produção limitada desenvolvida pela Família Sottano, esta é também outras histórias curiosas por trás de rótulos famosos de vinhos, este, porém, é uma produção de consumo próprio e exclusivo. Dessa forma, um membro da família decidiu compartilhar o rótulo com amigos, graças ao seu sabor, este vinho foi considerado excepcional.

Este mesmo membro, resolveu vender algumas garrafas escondido de sua família, depois de algum tempo, a cidade inteira já falava a respeito deste vinho, devido a “traição” familiar, o vinho recebeu o nome de Judas e após o ocorrido, sua produção aumentou significativamente, permanecendo assim, até hoje.

8.° Casillero del Diablo

Este vinho pertence à vinícola Concha y Toro, no Chile, começou a ser produzida no ano de 1883, é um vinho com alta qualidade, por isso, era armazenado em uma adega pessoal, o vinho tem este nome porque foi espalhado um boato na época que o guardião da adega era o próprio Diabo, quando visitamos a adega, podemos ver uma imagem do mesmo no local.

Histórias curiosas de rótulos famosos de vinhos

9.° VIK

Esta é a vinícola mais jovem desta lista, surgiu no ano de 2004, através do empresário norueguês Alexandre Vik, atualmente, é a vinícola mais luxuosa de todo o Chile.  Alexandre escolheu um local juntamente com enólogos, climatologistas e geólogos.

O ambiente escolhido é extremamente perfeito graças às características como: clima, solo e território, por isso, este rótulo encontra-se na lista das histórias curiosas por trás de rótulos famosos de vinhos. 

Conclusão

Portanto, concluímos que o universo do vinho está repleto de histórias curiosas por trás de rótulos famosos de vinhos. É possível explorar diversos fatos sobre os rótulos famosos, em cada garrafa percebemos a essência do vinho, além disso há outras características a serem observadas, por exemplo, tradições, paixões e inovações.  

Quando estudamos sobre os vinhedos e adegas, podemos conhecer histórias de vinho envelhecido, que apresentam complexidade e profundidade, com o passar dos anos. 

Um Abraço do seu Amigo Malbec Gramado!!!