Antes de tudo, para saber como melhorar a qualidade do vinho, devemos aprender ainda sobre o processo do cultivo até a vinificação. Além das condições climáticas que são determinantes para a qualidade do vinho, é importante ter atenção com todas as etapas do processo de produção.
Em seguida, não deixe de acompanhar os principais aspectos que afetam a qualidade do vinho.
Quais os principais fundamentos da qualidade?
Para que o vinho seja considerado de qualidade, há alguns fatores envolvidos, nesse sentido, incluímos o processo de vinificação e o armazenamento. Outras práticas também podem ser adotadas nas etapas de produção, com isso é possível melhorar a qualidade dos vinhos consideravelmente.
Abaixo, exibimos os principais aspectos que podem influenciar a qualidade do vinho. Estas informações são importantes, pois facilitam o trabalho dos produtores e enófilos.
Seleção das uvas
A variação da uva é necessária, já que pode definir o perfil aromático e gustativo do vinho. Afinal, não devemos nos esquecer que cada uva tem as suas características, o sabor também pode oscilar conforme o terroir.
Cultivo sustentável
Atualmente, muito se fala a respeito das práticas agrícolas sustentáveis. Os exemplos mais conhecidos são os biodinâmicos e os orgânicos, estas técnicas garantem saúde à videira.
Colheita no momento adequado – Como melhorar a qualidade do vinho?
É importante respeitar o momento apropriado para a maturação, este procedimento mantém a concentração de açúcar em equilíbrio. Além disso, também há o equilíbrio de ácidos e compostos aromáticos.
Processo de vinificação
A etapa de vinificação é uma das mais importantes, pois é responsável por transformar o mosto em vinho. Todas as etapas, como a fermentação e o envelhecimento são responsáveis pelo resultado.
Envelhecimento
O processo de envelhecimento nas barricas de carvalho é o mais conhecido, principalmente, entre os produtores e enólogos. As barricas de carvalho, no entanto, garantem a complexidade e a nuance ao vinho.
Como melhorar a qualidade do vinho? 5 principais técnicas!
Algumas técnicas ajudam a compreender como melhorar a qualidade do vinho, por isso, separamos algumas delas abaixo.
1.° Clones e mutação
Determinadas espécies podem sofrer indução de mutação genética, este é um procedimento utilizado quando há a intenção de obter uvas com características desejáveis. Dessa forma, estas uvas estão mais resistentes a doenças, também pode apresentar mais concentração de compostos aromáticos.
2.° Controle de temperatura
Devemos ter cuidado com a temperatura de fermentação, por sua vez, pode influenciar na expressão dos aromas e na formação dos compostos. Somente com o controle correto de temperatura, podemos obter vinhos equilibrados e complexos.
3.° Micro Oxigenação – Como melhorar a qualidade do vinho?
Trata-se de uma técnica para adicionar oxigênio no processo de fermentação e envelhecimento, assim, os taninos são mais suaves e sentimos aromas mais complexos.
4.° Clarificação e Filtração
Estas são técnicas úteis, através delas podemos remover as partículas em suspensão. Esta é uma etapa que pode manter o vinho límpido e brilhante, por outro lado, temos que tomar cuidado com o excesso da filtração, para não remover os componentes necessários do vinho.
5.° Estágio em botelas
Alguns vinhos podem passar pelo estágio em garrafas, assim, ele mantém uma evolução constante para garantir um potencial máximo.
Por que a degustação é necessária?
Sobretudo, apenas com uma perfeita degustação, temos condições de analisar a qualidade do vinho. Do mesmo modo, com a degustação, verificamos quais são os pontos fortes e fracos. Para que a degustação seja bem-sucedida, devemos considerar os fatores abaixo.
– Aparência: Cor, limpidez e viscosidade.
– Aroma: Intensidade, complexidade e aromas primários, secundários e terciários.
– Sabor: Doçura, acidez, taninos, álcool e sabor residual.
Como preservar a qualidade do vinho? Como melhorar a qualidade do vinho?
Para conservar as características originais do vinho, devemos ter atenção a alguns detalhes, por exemplo:
Armazenamento
De antemão, é necessário armazenar o vinho em local sempre fresco, escuro e que possua umidade constante. Outro ponto que precisamos considerar é com relação à posição da garrafa, contudo, o vinho tinto deve ser armazenado deitado. Os vinhos brancos, por sua vez, são armazenados em pé.
Serviço – Como melhorar a qualidade do vinho?
Em todas as circunstâncias, precisamos conferir a temperatura de serviço. Afinal, sabemos que é através da temperatura de serviço que realçamos as características de cada vinho.
Taça
Apenas com uma taça apropriada, podemos apreciar adequadamente um bom vinho. É importante ficar atento, pois para cada tipo de vinho encontramos uma taça específica. Com a taça, é possível liberar os aromas e manter a concentração dos sabores.
Como escolher o vinho ideal? Como melhorar a qualidade do vinho?
Além de memorizar as dicas sobre como melhorar a qualidade do vinho, também temos que ficar atentos com outros detalhes, por exemplo, teor de açúcar, sabor, intensidade, graduação alcoólica, tempo de guarda. Para a escolha do vinho correto, precisamos detectar qual será o tipo do evento.
Se você pretende oferecer um almoço a céu aberto, então é conveniente servir madeira, rosés frisantes e espumantes. Nestes locais, também é indicado disponibilizar vinhos na lata, pouch ou garrafas com tampa de rosca.
Para eventos à noite, como jantares, devemos oferecer uma carta mais completa de vinhos. Nesse sentido, devemos começar com opções mais leves para acompanhar os aperitivos. Lembre-se, devemos harmonizar o vinho adequadamente, independentemente do estilo do evento.
Assim, devemos escolher vinhos para a entrada, o prato principal e para finalizar, existem vinhos que combinam com as sobremesas.
Tipos de vinhos mais comuns
Primeiramente, para ajudar na organização do seu evento, após aprender sobre como melhorar a qualidade do vinho, também mostraremos um pouco sobre os tipos de vinhos. Pois, entender as características também ajuda a melhorar a sua qualidade.
1.° Vinhos tintos tranquilos
Comumente, são produzidos com uvas tintas, como é o caso das uvas malbec e merlot. As características podem variar segundo o clima, terroir e o método de vinificação, estes vinhos costumam ser mais intensos.
2.° Vinhos brancos – Como melhorar a qualidade do vinho?
Geralmente, sua acidez é presente, com isso, a salivação pode aumentar, são vinhos aromáticos, por isso, possuem perfil frutado e floral.
3.° Vinhos espumantes
Este vinho contém presença do perlage, são as famosas borbulhas que são formadas no momento em que a garrafa é aberta. No entanto, esta é uma bebida que costuma ter as características: curingas, leves e super refrescantes, com acidez marcada.
4.° Vinhos rosés – Como melhorar a qualidade do vinho?
Pertencem à categoria de vinhos leves e fáceis de beber, assim, podem ser uma boa opção para os iniciantes, também possuem perfil aromático e frutado.
Conclusão
Portanto, agora que você aprendeu sobre como melhorar a qualidade do vinho, sempre que for adquirir um rótulo, não deixe de conferir os vinhos que são D.O.C. (Denominação de Origem Controlada). Em determinados países, como Portugal, os vinhos verdes passam pela avaliação da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Enfim, conferir a informação dos rótulos e suas premiações também são fundamentais para garantir qualidade e manutenção das características dos vinhos.
Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!
Deixe a sua opinião