Como deixar o vinho descansar? Dicas para melhorar o sabor!

Como deixar o vinho descansar? Dicas para melhorar o sabor!

De antemão, se você é amante de vinhos, mostraremos aqui, algumas dicas para deixar o vinho descansar. Afinal, sabemos que para degustar o vinho adequadamente, devemos considerar alguns fatores, por exemplo, devemos analisar as taças e ter cuidado com a temperatura, este procedimento pode trazer muitos benefícios para o processo de degustação. 

Este processo ajuda a entender em profundidade a técnica de degustação, também podemos sentir em detalhes o sabor desta maravilhosa bebida. 

Por que deixar o vinho descansar?

O termo deixar descansar é útil pois permite que o vinho mantenha contato com o ar em um determinado período, o contato com o oxigênio proporciona várias reações químicas. Estas reações, por sua vez, podem provocar alterações nas características aromáticas e gustativas. É importante lembrar que, o tempo de descanso pode mudar conforme o tipo de vinho. 

Veja agora, alguns motivos pelo qual devemos deixar o vinho descansar por algum tempo.

– Facilita a liberação de aromas: Quando o vinho está em contato com o ar, então é liberado os aromas complexos e sutis. Assim, podemos sentir o aroma se expressar na taça. 

– Agiliza o amadurecimento: Se o vinho é muito jovem, o contato com o ar pode acelerar a etapa de amadurecimento. Com isso, os taninos tornam-se suaves, deixando o vinho redondo e agradável no paladar. 

– Proporciona equilíbrio nos sabores: Através do descanso, os vinhos podem se equilibrar, dessa forma, conseguimos uma experiência degustativa harmoniosa. 

O tempo ideal para cada tipo de vinho

Embora não haja uma regra extremamente rigorosa, existem algumas diretrizes que os sommeliers costumam cumprir para proteger o aroma e sabor dos vinhos, veja estas regras a seguir:

– Vinhos tintos jovens: Para este vinho é estipulado um período de descanso de 30 minutos a uma hora no máximo. Contudo, este é um procedimento necessário para suavizar os taninos

– Vinhos tintos envelhecidos: Se um vinho tem mais de 5 anos, é indicado aguardar entre uma a duas horas para abrir a garrafa com segurança. 

– Vinhos brancos e rosés: Geralmente, estes vinhos não necessitam de decantação. Por outro lado, se houver aromas de redução, deixe descansando na taça para ajudar a eliminar. 

– Vinhos doces: Comumente, devemos deixar os vinhos doces descansando por um longo período, pode ser de um dia para o outro, este procedimento é muito popular em vinhos do Porto. 

Como escolher o local perfeito para o descanso do vinho?

Antes de mais nada, é fundamental armazenar o vinho em um ambiente que seja escuro. A escolha do local perfeito, entretanto, envolve a análise de alguns fatores, esta escolha é necessária para manter as propriedades da bebida. O vinho não pode ser colocado em locais que haja iluminação artificial e natural, com umidade e constantes mudanças de temperatura. 

Para armazenar os vinhos de forma avulsa, é possível escolher os seguintes locais abaixo:

  • frigobares;
  • geladeiras;
  • despensas;
  • armários da cozinha.

Também é importante aprender sobre os tipos de adegas e suas tecnologias, afinal cada uma cumpre um determinado objetivo. Abaixo, apresentaremos alguns modelos bem conhecidos. 

– Adega passiva: Antes de tudo, este é um dos modelos mais conhecidos, é ideal para quem necessita armazenar um grande volume de rótulos. Este é um modelo que pode ser colocado abaixo do solo, para a instalação, um cômodo deve ser adaptado. 

–  Adega termoelétrica e com compressor: São modelos que possuem sistemas de vedação, seu tamanho é parecido com um frigobar. A principal diferença entre estas adegas, está no modo como estabilizam a temperatura interna. 

Para escolher a adega ideal devemos considerar alguns fatores, por exemplo, sistema de refrigeração, garantia, temperatura, iluminação, trava de segurança. 

Temperatura e umidade: fatores essenciais no descanso

A conservação do vinho depende da temperatura e da umidade, o vinho é extremamente delicado, por isso, qualquer alteração mínima da temperatura pode prejudicar a sua qualidade. Quando há eficiência com relação ao cuidado e conservação, então, a evolução do vinho será satisfatória.

 Como deixar o vinho descansar? Dicas para melhorar o sabor!

Um acessório importante para quem pretende armazenar vinho em casa, é o termômetro, existem vários modelos que podemos encontrar a preços acessíveis. Por padrão, devemos manter a temperatura do vinho entre 10 e os 15 °C. 

É necessário garantir que a variação térmica da garrafa seja mínima, se o vinho é armazenado de forma irregular, ele pode desenvolver fungos com facilidade. Nesse sentido, a umidade deve oscilar em torno de 50% e 80%. Se esta porcentagem não for respeitada, o vinho pode envelhecer ou evaporar. 

Para que a adega possa manter o funcionamento correto, devemos deixar a umidade na quantidade ideal. 

Dicas práticas para deixar o vinho descansar corretamente

Se você não sabe como deixar o vinho descansar sem afetar a sua qualidade, entretanto, não deixe de verificar as dicas abaixo:

1.° Observe a posição da garrafa 

Sobretudo, para os vinhos envelhecidos, as garrafas devem ser colocadas em pé, o rótulo precisa estar voltado para cima, faça este procedimento 24 horas antes de servir. Contudo, para os vinhos mais jovens, a posição horizontal é a mais recomendada. Algumas horas antes de servir, devemos colocar em pé. 

2.° Temperatura 

O ambiente precisa ter uma temperatura que seja constante e amena, aproximadamente entre 12°C e 18°C. Porém, não se esqueça de evitar grandes oscilações de temperatura. 

3.° Iluminação 

É necessário evitar que haja a incidência de luz solar e artificial, pois a luz pode acelerar o processo de oxidação. 

4.° Decantação 

Este processo apenas é indicado para os vinhos envelhecidos ou com sedimentos, assim, o vinho deve ser despejado devagar em um decanter, tenha cuidado para não agitar a garrafa. 

Como saber quando o vinho está pronto para ser servido?

Na própria garrafa, encontramos informações sobre o momento apropriado para o consumo. Do mesmo modo, devemos procurar pelas seguintes informações: “jovem”, “para beber agora” ou “para guardar”. Se o vinho está adequado para o consumo, é de suma importância verificar seu aroma e sabor, estes devem ser equilibrados. 

 Como deixar o vinho descansar? Dicas para melhorar o sabor!

Existem determinados fatores que influenciam diretamente o tempo de guarda, estes fatores são: variações da uva, região, processo de vinificação e armazenamento. 

Erros comuns ao deixar o vinho descansar e como evitá-los

Alguns erros podem estragar a qualidade do vinho, afetando o sabor negativamente, o tempo excessivo é um destes erros. Afinal, pode perder os aromas e sabores frutados. Existem ainda, vinhos que são inadequados e por isso, não podem ser decantados. 

Se o vinho está armazenado na temperatura incorreta, a velocidade da oxidação também é afetada. Dessa maneira, devemos ter cuidado com ambiente muito quente e muito frio. 

Conclusão

Portanto, agora que ensinamos como deixar o vinho descansar, siga o que diz o rótulo para que o vinho mantenha a sua qualidade por mais tempo. Contudo, na hora de escolher uma adega para a sua casa, escolha um local que seja indicado para esta finalidade, fuja de lugares com janelas, úmidos e com a presença de raios ultravioleta.

Por fim, se necessitar de ajuda com acessórios e a forma de instalação correta de uma adega, é necessário buscar ajuda de um profissional especializado. 

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!