Afinal, vinho é bebida alcoólica? Mostraremos aqui, quais são as relações entre vinho e álcool. O vinho é uma bebida antiga na humanidade, podemos encontrá-lo em diversas comemorações. Abaixo, desvendaremos este mito, pois ainda gera muitas discussões sobre este tema. Também temos que mencionar que, esta é uma bebida que traz benefícios e riscos.
Os cardiologistas indicam que, para evitar infartos, devemos consumir cerca de uma taça de vinho tinto de 125 ml por dia, no almoço ou jantar. De acordo com a Secretaria de Saúde do Alagoas, quando consumido na medida adequada, o vinho pode prevenir doenças cardiovasculares.
Como é formado o álcool? Processo de vinificação!
Para responder se o vinho é bebida alcoólica, primeiramente, devemos aprender sobre a etapa de vinificação. Tudo começa com a fermentação das uvas, esta, por sua vez, contém grande quantidade de açúcar natural. No decorrer da fermentação, com o auxílio das leveduras, os açúcares são transformados em álcool etílico e gás carbônico.
Assim, o teor alcoólico característico é provocado justamente por conta do processo bioquímico. Não devemos esquecer que, este processo pode sofrer variação conforme o tipo de uva, clima e as técnicas de vinificação.
Vinho é bebida alcoólica? Qual a relação entre vinho e álcool?
De antemão, devemos esclarecer que, este é um fato científico que não podemos contestar. Por outro lado, a quantidade de álcool muda de um vinho para o outro. Podemos perceber as sensações gustativas e olfativas do vinho graças ao álcool que está presente nesta bebida, dessa forma, também sentimos a complexidade de sabor que o vinho possui.
Benefícios do vinho para a saúde
O vinho é bebida alcoólica, por outro lado, quando consumido corretamente pode trazer sim, benefícios para o nosso organismo. Abaixo, mostraremos alguns destes benefícios:
1.° Diminui a pressão arterial
O vinho possui uma ação vasodilatadora, que pode ajudar a reduzir a pressão, no entanto, enfatizamos a importância de tomar cuidado para não ultrapassar a dosagem apropriada.
2.° Queda do volume de colesterol ruim (LDL) – Vinho é bebida alcoólica?
Os antioxidantes que estão presentes no vinho, podem barrar a ação nociva dos compostos da carne. Afinal, estes compostos podem se acumular na corrente sanguínea atrapalhando a passagem do sangue.
3.° Redução do risco de desenvolver tromboses e derrames
A ação antioxidante e anti-inflamatória, ajuda a impedir a oxidação das células de gordura. Além disso, a substância resveratrol impede a formação de doenças como: câncer, infarto, derrame e diabetes.
Mitos e verdades a respeito do vinho – Vinho é bebida alcoólica?
O vinho é bebida alcoólica? Este é um dos mitos por trás do vinho, ao longo do tempo, esta é uma bebida que tem gerado controvérsias. Determinadas afirmações estão sendo infundadas pela ciência, veja abaixo quais são elas.
– O vinho realmente faz bem à nossa saúde? É sempre bom destacar que, o consumo do vinho deve ser moderado, o vinho pode ajudar pessoas com problemas cardiovasculares. Entretanto, o excesso de vinho causa problemas de fígado. Também devemos ter cuidado com a pressão arterial, pessoas com histórico de desenvolvimento de câncer na família devem evitar o consumo de vinho.
– É verdade que o álcool evapora no cozimento? Uma parte do álcool pode sim evaporar, contudo, uma outra parte ainda permanece na comida.
– O vinho tinto é mais saudável que o vinho branco? Realmente trata-se de um mito, os dois vinhos podem proporcionar benefícios para a nossa saúde. Do contrário, para não cometer erros na harmonização, é necessário estudar as características do vinho e respeitar as preferências dos convidados do evento.
Excesso de álcool faz mal?
Antes de tudo, qualquer bebida alcoólica, se for consumida em excesso, pode trazer danos para o nosso organismo, afetando a saúde física e psicológica. Assim, o álcool pode provocar os seguintes problemas: dependência do álcool, doenças hepáticas e os acidentes de trânsito.
De acordo com o hospital Dona Helena, o álcool pode causar mais de 20 lesões e doenças. Nesse sentido, as mais comuns são:
- Distúrbios mentais e comportamentais;
- Doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, determinados tipos de câncer e doenças cardiovasculares;
- Também causa lesões resultantes de violência e a própria relação entre acidentes de trânsito e o álcool.
Por ser uma substância psicoativa, o álcool pode sim causar dependência. Estas substâncias, por sua vez, podem deixar as funções do organismo debilitadas. O álcool também pode apresentar sintomas e sinais, abaixo, exibimos alguns deles:
- desidratação;
- perda da função cognitiva;
- perda da função motora;
- diminuição da capacidade de concentração;
- perda da atenção e dos reflexos responsivos.
No geral, o excesso de álcool pode provocar danos ao fígado, pode elevar a pressão arterial, provoca ainda, problemas gastrointestinais.
Com o objetivo de evitar acidentes, é recomendado não dirigir qualquer tipo de veículo automotor.
O que diz a Federação Mundial do Coração?
Sobretudo, em um comunicado a associação declarou que o álcool não faz bem ao coração. Veja agora, alguns motivos descobertos para desconsiderar estas pesquisas:
- Não há um estudo clínico randomizado e controlado, que comprove os benefícios do álcool;
- Estes estudos, entretanto, costumam analisar pessoas com idade avançada e caucasianos;
- Determinados estudos, que revelaram resultados positivos eram financiados por empresas, fabricantes de bebidas alcoólicas;
- Os fatores de risco, como o cigarro, também estão associados ao álcool.
Bebida alcoólica e câncer
Está comprovado que o álcool é sim uma substância cancerígena, conforme afirma a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, além disso, há outros indícios para a formação do câncer, por exemplo, amianto, radiação e tabaco. Veja o que diz a OMS sobre o consumo do álcool:
“Etanol (álcool) causa câncer por meio de mecanismos biológicos conforme o composto se quebra no corpo, o que significa que qualquer bebida que contenha álcool, seja qual for o preço ou a qualidade, representa um risco para o desenvolvimento do câncer”.
Conclusão
Portanto, de fato o vinho é bebida alcoólica, por isso, sempre enfatizamos a importância de controlar a dosagem do vinho, para a sua segurança, toda vez que ingerir bebida alcoólica não utilize veículos automotores. Assim, para os adultos saudáveis, a taça não deve ultrapassar os 150mL por dia.
Em conclusão, os vinhos das uvas Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, são as opções mais indicadas para consumo diário, também facilitam a harmonização nas refeições.
Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!
Deixe a sua opinião