Uva Zinfandel: saiba tudo sobre a joia da Califórnia

Uva Zinfandel: saiba tudo sobre a joia da Califórnia
Imagem de divulgação - Vinícola da Califórnia

Antecipadamente, a Uva Zinfandel é uma variedade de uva vermelha que é de exclusividade da Califórnia, seu ponto principal de apoio pertence à área mais produtiva do país, conhecida como BC, o South Okanagan. Esta variedade começou a ganhar notoriedade em 1850, no evento da Corrida do Ouro da Califórnia. 

Após esta década, houve a produção de grandes safras, em 1880 esta uva já era considerada uma das mais plantadas no estado. Por sua vez, o plantio também ocorreu nas regiões de Salem, Massachusetts e Long Island, Nova York. Para saber mais sobre esta uva, acompanhe o guia abaixo.  

Origem e História da Uva Zinfandel

De antemão, mesmo que ainda pareça um mistério, há indícios de que esta uva seja originária da variação Crljenak Kaštelanski, em que o cultivo ocorre na Croácia desde o século XV. No entanto, durante o século XVIII, esta uva passou a ser cultivada na região de Apúlia, trata-se da região vinícola localizada no calcanhar da bota da Itália.

Tudo indica que também existe uma relação com Plavic Mali da Croácia, porém, foi na Califórnia que o sucesso desta uva se consolidou um século depois. O auge de sua fama ocorreu no mundo após 1970, graças ao enólogo conhecido como Bob Trinchero.

Este famoso enólogo pertencia a Sutter Home, ele tentou produzir uma Zinfandel de tamanho maior, esta era mais consistente e com sabor encorpado. Para não desperdiçar nenhum detalhe, o enólogo produziu ainda, um vinho branco seco com o suco claro da uva.

Contudo, esta é uma uva muito popular nas regiões de Sonoma e Napa. Nesta região, há uma produção de 11% dos vinhedos, também encontramos uma produção em menor escala nos países: Austrália, México e África do Sul. 

Características da Uva Zinfandel

Antes de tudo, esta é uma uva que pode apresentar cachos grandes e apertados. No entanto, também possui as características: bagos pequenos, de casca fina e coloração bastante escura, quase preta. Mesmo com uma variedade robusta, esta é uma uva que amadurece cedo, porém de modo desigual.

Em seguida, esta é uma uva que pode se desenvolver melhor em ambientes quentes. Na região de Napa Valley, na Califórnia, percebemos um extenso cultivo desta uva. Na etapa de fermentação, ocorre a transformação do álcool, assim, encontramos graduações alcoólicas extremamente altas, em torno de 15%.

Geralmente, a sua coloração pode ser rubi intenso, bordas violáceas e reflexos violeta. Além disso, seus taninos são firmes com acidez equilibrada. No sabor, notamos a presença das notas de morango, no processo de amadurecimento, sentimos a nota de cereja e amora. 

Todavia, os demais aromas que podemos sentir são: pimenta do reino, alcaçuz, cacau e cardamomo.

Regiões de Produção da uva Zinfandel

Com uma variação enorme de terroirs, a Califórnia é o destaque para a produção da uva Zinfandel. Também não podemos deixar de mencionar o solo e clima, através destes obtemos vinhos com perfis distintos para degustação. Abaixo, apresentaremos algumas das regiões que produzem esta uva com maestria.

1.° Napa Valley 

Primeiramente, esta é uma região com reconhecimento mundial devido à sua alta qualidade. A produção de Zinfandels são excepcionais, as vinhas velhas e os solos férteis proporcionam complexidade e profundidade para os vinhos desta região.

2.° Sonoma County

Possui uma abordagem artesanal e diversificada, aqui encontramos diversos estilos da uva Zinfandel. Além disso, temos a possibilidade de conhecer os tradicionais encorpados e ainda, as versões mais leves e frutadas. Nas sub-regiões Alexander Valley e Dry Creek Valley, também encontramos uma produção de muita qualidade. 

3.° Paso Robles – Uva Zinfandel!

É uma região que fica na costa central da Califórnia, para esta região, esta uva pode ter as características de aromas intensos de frutas negras e especiarias. Afinal, o clima quente e solo rico em minerais favorece o amadurecimento e a complexidade destas uvas.

4.° Lodi

Trata-se de uma das regiões mais antigas da Califórnia, graças ao calor, é uma região que produz vinhos frutados. As vinhas velhas que são plantadas no solo aluvial apresentam aromas intensos de frutas vermelhas com notas florais. 

5.° Oregon 

Seu clima é bem mais fresco do que o da Califórnia, nestes vinhos, percebemos a presença de aromas de frutas vermelhas frescas. Nas regiões de Willamette Valley e Rogue Valley, a produção da uva Zinfandel é elegante e refinada.

Processo de Vinificação da uva Zinfandel

Antes de verificar como funciona a produção da uva Zinfandel, é importante saber que, esta é uma uva que tem uma maturação irregular, sua casca é fina e suculenta, há uma versatilidade com relação aos tipos de vinhos, assim, temos desde rosés até brancos.

Veja agora, quais são as suas principais etapas para garantir a fabricação de vinhos de qualidade.

1.° Colheita 

A colheita é um momento fundamental para manter a qualidade do vinho durante todo o processo de fabricação, por conta da maturação irregular, é importante fazer a colheita em várias etapas. 

2.° Desengace e esmagamento

Nesta etapa, deve acontecer a separação do bago e do cacho, dessa forma, a liberação do mosto também acontece.

3.° Maceração – Uva Zinfandel!

Neste momento, o mosto mantém contato com as sementes e a pele, através desta etapa, são extraídos a cor, os taninos e os aromas, a duração da maceração pode variar de acordo com o estilo do vinho. 

4.° Fermentação 

Nesta etapa, observamos a transformação dos açúcares do mosto em álcool e gás carbônico, caso esteja em temperaturas mais altas, a uva Zinfandel pode fermentar. 

5.° Fermentação maloláctica

Este processo é um dos mais importantes na fabricação, pois mantém a acidez mais suave, neste momento também sentimos as notas amanteigadas ao vinho.

6.° Estágio em barricas 

As uvas Zinfandel também fazem estágio em barricas de carvalho, o tempo e o tipo de madeira afetam o perfil aromático dos vinhos. 

7.° Envelhecimento e engarrafamento

Quando é finalizado o estágio em barricas, o envelhecimento deve ser feito em tanques de aço inox ou vidro antes de concluir a etapa de engarrafamento.

Estilos de Vinhos Zinfandel

Comumente, conforme a região onde foi produzido, os vinhos da uva Zinfandel podem ser:

Imagem de divulgação

– Tinto encorpado: Estes vinhos, por sua vez, podem ter as características de intensidade, com notas de frutas vermelhas maduras, especiarias, com toque defumado.

– Rosé: São reconhecidos por serem leves e refrescantes, além disso, contém aromas de frutas vermelhas e um toque floral.

– Branco: Os vinhos brancos da uva Zinfandel são produzidos com uvas tintas, por isso, seus aromas são frutados proporcionando um paladar adocicado.

Harmonização de Vinhos Zinfandel

Para harmonizar adequadamente, é necessário entender que temos o Zinfandel tinto e branco, veja como harmonizar cada tipo de vinho.

Zinfandel tinto

Por causa do sabor intenso de frutas vermelhas maduras, este vinho pode combinar com carnes vermelhas, por exemplo, T-bone steak, filet mignon, cordeiro e carnes de caça. Contudo, esta é uma combinação perfeita com pizza, massas, queijos e cozinha mediterrânea. 

Zinfandel branco

Graças às notas de pêssego, melão e flores brancas, podemos combiná-lo com frutos do mar, saladas e aves. 

Como Escolher e Servir um Zinfandel

Para proporcionar uma experiência gastronômica única, devemos considerar o tipo de prato que será servido para não errar na escolha do vinho, também tenha cuidado na hora de abrir a garrafa e conservar o vinho na temperatura adequada. Aprenda também, a escolher cada taça conforme o tipo e estilo do vinho.

Para a uva Zinfandel, o correto é servir em uma temperatura que oscila entre 15ºC e 18ºC.

Curiosidades e Fatos Interessantes – Uva Zinfandel!

No mundo todo, é comemorado o famoso Zinfandel Day, toda terceira quarta-feira do mês de novembro. Este dia foi criado com o objetivo de favorecer o consumo desta uva em outras partes do mundo, neste dia, os consumidores podem aprender um pouco sobre os vinhos, incluindo degustações e continuam aprendendo também sobre os produtores.

Uva Zinfandel: saiba tudo sobre a joia da Califórnia
Imagem de divulgação – Vinícola da Califórnia

Lei seca 

O período desta lei foi entre 1920 e 1933, durante esta fase, a uva Zinfandel praticamente desapareceu, afinal, os vinhedos estavam em completo descaso. Por outro lado, após o término desta lei, a uva voltou a ser conhecida, tornando-se popular nos anos 70. 

O Futuro da Uva Zinfandel na Califórnia

Mesmo com muitos desafios a serem enfrentados, esta é uma uva que possui um futuro promissor, os enólogos estão pesquisando sobre novas abordagens para a sua produção. As principais tendências de produção devem ser:

  • A elaboração de Zinfandel rosé;
  • Zinfandel espumante;
  • Com baixa produção alcoólica;
  • Versão orgânica e biodinâmica;
  • Terroirs específicos.

A Zinfandel ainda consegue atrair muitos enólogos e sommeliers, pois é uma uva versátil, possui uma história e gastronomia fascinantes.

Conclusão

Portanto, a uva Zinfandel é realmente encantadora. O método de produção, o clima e terroir, nos proporcionam os melhores vinhos do mundo, com aromas e sabores exclusivos. Esta é uma opção perfeita para quem gosta dos vinhos tintos intensos e complexos, antes de harmonizar, pesquise sobre os pratos que serão servidos. 

Enfim, lembre-se que todo vinho tem suas características e temperaturas de serviço que devem ser respeitadas. 

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado!