Dica de Mestre: qual espumante usar no Aperol?

Dica de Mestre: qual espumante usar no Aperol?
Imagem de divulgação

Antes de tudo, se você deseja saber qual espumante usar no aperol, então aqui é o guia ideal. É importante saber que um bom Aperol Spritz tem o potencial de transformar qualquer ocasião, no entanto, é necessário aprender a escolher o espumante ideal. Quando aprendemos a combinar adequadamente os ingredientes, este é o caminho para o sucesso. 

Abaixo, mostraremos quais as melhores opções de espumante para criar um momento especial.

Qual espumante usar no Aperol? Qual a origem desta bebida?

Acima de tudo, esta é uma bebida italiana, que surgiu em 1919. Foi lançado pelos irmãos Luigi e Silvio Barbieri, na cidade de Pádua. Atualmente, este aperitivo é comercializado através do grupo Campari. Geralmente, na sua composição, encontramos: laranja-azeda, genciana, ruibarbo e quinquina. 

Em seguida, a sua coloração é laranja vibrante, com 11% de teor alcoólico. A receita original que preparamos, apenas surgiu nos anos 50, esta receita combina uma parte de água com gás e duas partes de Aperol, também colocamos 3 partes de Prosecco, para decorar utilize as rodelas de laranja. 

Qual a importância do espumante no Aperol Spritz? 

Primeiramente, o espumante é o elemento que proporciona o equilíbrio de sabores para esta mistura. Por sua vez, é dever do espumante proporcionar a acidez e a complexidade para a doçura do Aperol. Através das bolhas finas e da textura cremosa, podemos obter uma sensação refrescante e elegante para este coquetel.

Entretanto, os diferentes tipos de espumantes disponíveis atualmente, garantem perfis de sabores variados. Dessa forma, o Aperol Spritz pode ser personalizado conforme o perfil do consumidor. 

Quais são as características de um espumante perfeito?

De antemão, escolher um espumante ideal para esta mistura, não é uma tarefa fácil. Afinal, devemos observar alguns fatores que podem facilitar o processo de escolha. Abaixo, exibimos alguns destes fatores para que você possa pesquisar:

Dica de Mestre: qual espumante usar no Aperol?
Imagem de divulgação

– Acidez: Um espumante, para ser considerado perfeito, deve apresentar uma boa acidez, para cortar a doçura do Aperol, isso traz o equilíbrio necessário. 

– Frutado: Notas frutadas, como maçã verde, pêra e cítricos, estas notas proporcionam sabor ao Aperol. 

– Levemente Adocicado: Através de um pequeno toque de doçura, é possível tornar suave a amargura do Aperol. Dessa forma, temos uma bebida extremamente agradável.

– Bolhas Finas e Persistentes: Graças às bolhas finas e persistentes, podemos sentir a sensação cremosa e elegante.

Qual espumante usar no aperol? 5 Melhores tipos de espumante 

Existem muitos espumantes para utilizar para a elaboração do Aperol, confira quais são as opções que podemos encontrar nas lojas especializadas:

– Prosecco: Contudo, esta é a opção mais popular no mundo todo. Sua acidez vibrante, notas frutadas e bolhas delicadas são indicadas para complementar o Aperol. 

– Crémant: Antes de tudo, estes são espumantes franceses que são fabricados fora da região de Champagne, além de possuir vários estilos, esta bebida também tem ótimo custo/benefício. 

– Cava: Esta bebida espanhola, é conhecida por sua complexidade e estrutura, experimente acrescentar uma dimensão extra ao Aperol Spritz.

– Espumante Brasileiro: Nos espumantes brasileiros, também temos qualidade e diversidade, nas lojas especializadas, acessamos ótimas opções. 

Dicas para escolher o espumante ideal 

Algumas observações devem ser consideradas, antes de adquirir um espumante, veja quais fatores devemos verificar:

– Teste várias opções: No mundo dos vinhos, temos poder de escolha, principalmente com relação aos espumantes. 

– Pergunte ao Sommelier: Este é o melhor profissional que pode ajudar a escolher o melhor espumante, antes de tudo, é importante considerar o tipo de Aperol Spritz, respeite também as preferências dos clientes e convidados do seu evento.

– Sempre verifique os rótulos: No rótulo, podemos observar informações sobre variedade de uva, método de produção e perfil de sabor.

Harmonização com Aperol 

Após saber qual espumante usar no Aperol, conseguimos escolher um espumante para harmonizar. Esta é uma bebida perfeita que pode combinar com petiscos leves, por exemplo, queijos brancos, presuntos e frutas. É necessário ter cuidado com a harmonização, já que esta pode ajudar a realçar o sabor do drink.

Dica de Mestre: qual espumante usar no Aperol?
Imagem de divulgação

No entanto, este procedimento é primordial, para garantir uma experiência gastronômica ideal para sua festa ou evento. Também é possível harmonizar com frutos do mar, frango, tartares e saladas. Por outro lado, esta é uma bebida versátil que pode combinar com pratos doces, como sorvetes, pudins e caldas. 

Como preparar?

A princípio, mostraremos algumas sugestões de receitas com o Aperol que podem ser servidas em qualquer tipo de evento. Confira agora, algumas dessas receitas. 

1.° Aperol Spritz

Este é um clássico mundial, que é oferecido nos principais restaurantes no mundo todo. Veja como é o preparo:

– Ingredientes: 100mL de Aperol; 150mL de espumante Prosecco; 50mL de soda ou água com gás; Gelo a gosto; Uma fatia de laranja.

– Preparo: Em uma taça do estilo Bordeaux, devemos colocar os ingredientes. Por fim, para a decoração podemos incluir uma fatia de laranja. 

2.° Aperol on The Rocks – qual espumante usar no aperol?

Para o preparo desta receita, acompanhe o passo a passo:

– Ingredientes: 100mL de Aperol; Gelo a gosto; Uma fatia de laranja.

– Como preparar? Este aperitivo deve ser servido em um copo baixo, parecido com o copo para whisky. Não esqueça de acrescentar gelo, por último decore com fatia de laranja. 

3.° Citrus Martini

Veja agora, uma outra opção um pouco mais elaborada com o Aperol, siga o passo a passo abaixo:

– Ingredientes: 1 shot e meio de vodka; 1 shot de suco de limão siciliano; 1 shot de aperol; 1 colher de sopa de açúcar; gelo a gosto.

– Preparo: Com a ajuda de uma coqueteleira, bata muito bem os ingredientes. Com o auxílio de um coador, devemos servir a bebida em uma taça gelada de Martini. 

Dicas de melhores espumantes Prosecco

Esta é uma bebida originária da região vitivinícola de Vêneto, no nordeste da Itália. Cujo método de fabricação utilizado é o Charmat, conforme a D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), aproximadamente 85% do espumante deve conter a uva Glera.  

 No mundo todo, principalmente no Brasil e na Itália, os melhores Prosecco pertencem ao estilo Brut. Sendo que, a melhor versão é o extrasseco, que possui as características de notas de maçãs, peras e frutas cítricas, com açúcar entre 12 e 17 g/l.  

Conclusão 

Portanto, quando aprendemos sobre qual espumante usar no Aperol, percebemos que esta é uma das bebidas clássicas e versáteis. Através do Aperol, preparamos diversos estilos de coquetéis que podem ser disponibilizados em vários estilos de festas e eventos.

Por fim, para que o espumante mantenha as suas características, procure conservá-lo na temperatura entre 6°C a 8° C.

Um abraço do seu amigo Malbec Gramado