Os diferentes estilos de vinho do Porto e como apreciá-los?

estilo de vinho do porto

Quando nos referimos aos estilos de vinho do porto, estamos falando do vinho produzido na região “Demarcada do Douro”. Sabemos que esse tipo de vinho é um dos mais valorizados e mais licorosos do mundo, pelo fato de ser mais doce mas mantendo alto teor alcoólico.

Ao escolher um bom vinho do porto percebemos uma diversidade de rótulos, tempo de maturação das uvas e de fermentação.

Considerando essa diversidade, cada garrafa pode apresentar peculiaridades nas cores, na intensidade de aromas e no sabor.

Em relação à coloração, por exemplo, vários tipos de vinhos do Porto podem apresentar variedade de tonalidade com variações do tinto para o alourado-claro, com tonalidades mais pálidas como branco-dourado e branco-palha, nesse ponto encontramos o vinho Porto Branco.

Em nível de doçura, é um tipo de vinho mais adocicado, mas que mantém o paladar meio seco e até mesmo extrasseco.

É um tipo de vinho que pode ser servido na mesa em muitas situações, principalmente para acompanhar carnes e assados em geral.

Estilos de vinho do porto

Estamos falando de um vinho muito diferente dos demais pela forma que é produzido e pelo tipo de sabor. Costuma ser considerado um vinho diferente dos outros vinhos tradicionais.

Trata-se de um tipo de vinho mais forte que apresenta maior teor alcoólico entre 19% e 22%, lembrando que os vinhos comuns apresentam taxa de 14% em média.

O seu teor alcoólico mais elevado se deve ao fato do processo da fermentação desse vinho ser interrompido para adição de aguardente vínica, gerando a característica mais doce em comparação com os outros vinhos.

Esse processo de fermentação com adição de aguardente também justifica o porquê deste vinho ser mais doce.

A seguir apresentamos os principais estilos de vinhos mais conhecidos no mercado global.

Estilo vinho Ruby – estilos de vinho do Porto

O estilo Ruby de vinho tinto é referente a vinhos tintos com a coloração mais intensa e aromas frutados como característica do vigor de vinhos mais jovens.

No mercado de vinhos, encontramos o Porto Ruby Reserva que oferece vinho mais encorpado e que chama a atenção pela tonalidade vermelha próxima do rubi.

Ainda podemos contar com o Porto Late Bottled Vintage, ou “LBV”, referente à garrafa de um ano em específico e conhecido pela qualidade e pelo processo de engarrafamento depois de seu envelhecimento a cada quatro a seis anos.

O porto Vintage é produzido com uvas de um único ano e engarrafado de dois a três anos depois da vindima.

Dentre os estilos de vinho do porto, ainda podemos citar no grupo “Ruby” o Porto (Vintage) Single Quinta Vintage, também muito apreciado mundialmente.

Estilo Tawny

Nesse estilo estamos lidando com vinhos feitos a partir de diferentes safras e que podem apresentar cores como tinto-alourado, alourado ou alourado-claro e tendo como característica o sabor de frutas secas e aromas que remetem a de frutos secos e madeira.

estilo de vinho do porto

Dentre as principais características identificadas por tempo de envelhecimento no vinho tinto amadeirado, podemos citar o Porto Tawny Reserva que costuma apresenta sabor mais leve e elegantes; o Porto Tawny 10 anos que conserva a característica de um bom vinho com 10 anos de idade; e o Porto Tawny 20 anos, considerado como uma grande preciosidade.

No mercado ainda encontramos uma série de Porto Tawny de 30 anos, 40 anos e superior em datação mantendo a maturação a partir da uva inicial. Além do Porto Colheita fabricado a partir de uma única colheita.

Porto branco

Quando estudamos os estilos de Vinho do Porto, não podemos pensar somente no vinho tinto, pois ele apresenta-se em diversos estilos.

O Porto Branco pode ser encontrado com diferentes períodos de envelhecimento e graus de doçura em seu sabor.

Porto Rosé

O estilo rosé abrange vinhos que podem ser consumidos com alto nível aroma com notas de cereja, morango e framboesa.

Vinho para pequenas doses

Além de ser bem servido na mesa, o vinho do porto também é muito indicado para pequenas doses. Geralmente, ele é um vinho mais adocicado e forte, para não ficar enjoativo, é indicado beber o vinho do Porto em pequenas doses ou doses medidas.

Dessa forma, o Vinho do Porto não é indicado para beber uma garrafa inteira de uma vez só.

No país de origem, os portugueses costumam servir em pequenos cálices ou em copinhos menores para cada dose.

Os visitantes da cidade do Porto, em Portugal, recebem a dica de visitar uma cave de vinho do Porto que permitirá ao visitante conhecer mais sobre a produção e os estilos de cada tipo de vinho da região.

Origem tradicional

Quando estudamos e citamos os principais estilos de Vinho do Porto, percebemos sua forte origem em Portugal.

Mesmo existindo similares, o Vinho do Porto verdadeiro é aquele que possui origem, ou seja, que é produzido na Região Demarcada do Douro, situado no Norte de Portugal.

Mesmo em Portugal, há outros produtores que produzem esse tipo de vinho em outras regiões, mas esses produtores não podem utilizar o termo “Vinho do Porto” por não estarem situados na região de origem verdadeira.

Assim como ocorre como o Champagne, cujo vinho espumante verdadeiro e original somente pode receber esse nome quando fabricado na região francesa de Champagne.

Tipos de vinho no mercado – estilos de vinho do Porto

Como verificado anteriormente, em relação aos estilos de Vinho do Porto, os três tipos mais relacionados são o Ruby, o Tawny e o Branco.

Ressaltamos que os estilos Ruby e Tawny são tintos e representam a maior parte das vendas no mercado.

Categorias especiais

Indicamos que a produção do Ruby e do Tawny dependem de uvas oriundas de diferentes safras, e são vinhos que dependem de envelhecimento de até três anos.

estilo de vinho do porto

Geralmente, os vinhos apresentam período de envelhecimento mais duradouro em comparação com a maturação da uva. Como consequência, costumam ser os estilos de vinhos mais caros fabricados na região do Porto.

O estilo Tawny envelhecido é do mesmo grupo de vinho Tawny, fabricado a partir de diferentes safras, sendo que ele permanece envelhecido nos tonéis por mais tempo, de 10 a 40 anos.

Ainda podemos citar o tipo de vinho “Reserva” que exige aplicação de uvas de melhor qualidade em seu processo de fabricação, podendo ele ser tinto ou branco.

Conclusão

Com toda a tradição e fama, os vinhos da região do Porto são uma verdadeira referência de bom gosto, paladar refinado e sofisticação que você só encontra em algumas partes do mundo. Conhecer os estilos de Vinho do Porto é mergulhar na riqueza de sabores e fazer parte da história de uma tradição tão rica que é a região das principais vinícolas de Portugal.

Ao visitar a região, não deixe de conferir a grande variedade de rótulos e estilos provenientes da cidade do Porto. Além de um passeio pela história, você apreciará os melhores vinhos do mundo. Gostou? Nos vemos na próxima!

Um Forte Abraço do Seu Amigo Malbec Gramado!!!